Disconnected, nova revista de Heavy Metal

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Fonte: Disconnected
Enviar correções  |  Ver Acessos

(Press-release)

Duas décadas separam a época em que o heavy metal ainda engatinhava no Brasil do momento que hoje vive no país. Modas foram embora com a mesma velocidade com que chegaram, bandas venderam milhões de discos da noite para o dia e depois desapareceram e estilos musicais duraram apenas um verão. Por outro lado, o rock pesado cresceu e se fortaleceu nos últimos 20 anos, atingindo um estágio somente permitido por causa da fidelidade dos fãs, talento dos músicos (muitos deles entre os melhores do mundo) e o profissionalismo e seriedade de quem trabalha para engrandecer o cenário. Ou seja, tudo é movido por uma eterna paixão pelo heavy metal.

A revista DISCONNECTED tem muito a ver com tudo isso. Seu embrião está diretamente ligado a um site site feito com dedicação e prazer por uma equipe com o objetivo de oferecer ao público um trabalho de qualidade, incluindo resenhas de CDs, DVDs, shows, discografias comentadas e as notícias mais importantes do dia-a-dia. E além da preocupação com a qualidade, um diferencial a ser destacado: tudo feito não apenas por quem conhece e respira o estilo, mas também por profissionais da área de jornalismo que aproximavam o site de uma verdadeira revista on-line.

Em um ano houve o reconhecimento do trabalho sem a necessidade de investimento em propaganda, com destaque no caderno "Informática & Etc", do jornal O Globo, e a citação em vários outros sites especializados, incluindo uma parceria com o Whiplash!. O mais antigo e completo portal de rock na Internet brasileira tem em seus arquivos material feito com exclusividade pela equipe DISCONNECTED. A resposta a tudo isso é a média de 40 mil acessos mensais, gerando aproximadamente 650 mil pageviews/mês.

Com esses dados em mãos, o próximo passo acompanhou o sinal dos tempos. As mudanças ocorridas nas duas últimas décadas deixaram no Rio de Janeiro a lacuna anteriormente preenchida pela extinta revista "Metal", publicação de rock pesado pioneira no Brasil. Diante da fidelidade do público e do profissionalismo das gravadoras que batalham incansavelmente pelo heavy metal no Brasil - e isso significa também o apoio às bandas nacionais - nasceu a revista DISCONNECTED.

Estratégia de lançamento do número zero

Além do trabalho feito por fãs e por profissionais da imprensa escrita do Rio de Janeiro, há um planejamento ambicioso que inclui a estratégia de entrada no segmento de mercado das revistas de rock e metal em dois eventos principais: a distribuição da sua edição número zero e um show de lançamento da edição número 1, antes mesmo da chegada desta última às bancas.

Para isso, foi firmada uma parceria com os promotores do show do Nightwish no Rio de Janeiro, a ser realizado no Canecão no dia 30 de novembro, para que distribuamos gratuitamente a nossa primeira revista aos 2.800 fãs que lotarão a casa. Será uma edição de colecionador, com 20 páginas coloridas que são uma síntese do que será a revista final; um trabalho que certamente agradará a todos pela maneira esmerada e caprichada com que foi feita.

Em uma amostra do talento e potencial, a equipe DISCONNECTED se superou e conseguiu finalizar e imprimir o número zero com uma antecedência de mais de dois meses e, principalmente, com recursos próprios. Um trabalho que visou ao primeiro contato com gravadoras, lojistas e outros possíveis anunciantes. E a busca pela publicidade que se faz necessária para o sucesso de uma revista continua, pois estamos mostrando ao mercado que viemos para ficar e crescer.

O show de lançamento da primeira edição

Os primeiros contatos com lojas e gravadoras em recente viagem a São Paulo já com o número zero em mãos, renderam bons frutos, promessas de apoio e a certeza de que conseguiremos os anunciantes localizados no coração do heavy metal nacional - lojas e gravadoras especializadas em rock pesado. Paralelamente, estamos trabalhando no fechamento do número 1 para que tudo se torne uma realidade.

O trabalho no Rio de Janeiro também já começou, com lojas especializadas em heavy metal e instrumentos musicais num primeiro momento. O próximo e fundamental passo chega às grandes gravadoras, nas quais apostamos com a certeza de encontrar apoio a uma revista que terá em suas páginas o rock pesado feito no Brasil e no mundo e, principalmente, com a proposta inédita de apostar no rock pesado feito na Cidade Maravilhosa.

Assim, já está fechado o segundo objetivo inicial da revista DISCONNECTED: o show de lançamento do número 1. No dia 9 de janeiro, as bandas HeavenFalls, Lost Forever e Allegro subirão ao palco do Garden Hall, excelente casa de espetáculos na Barra da Tijuca, para apresentações especiais. Três bandas cariocas entre as melhores do Brasil já são parte de um evento que ficará marcado na memória não apenas dos 1.200 fãs que são esperados para assistir aos shows, mas também de anunciantes, gravadoras e colegas da imprensa.

Divulgação do show de lançamento

O planejamento de marketing conta primeiramente com a distribuição de panfletos convocando o público carioca à apresentação do Nightwish - que será um sucesso absoluto - e conseqüentemente ao show de lançamento da DISCONNECTED número 1. Os flyers estarão presentes nos locais da cena carioca, como shows, lojas e bares especializados. Além disso, serão confeccionados cartazes internos e externos e a realizados contatos com rádios locais.

Contaremos ainda com a mídia digital: a força do nosso site; o trabalho para inserções de chamadas nos principais sites de heavy metal do Brasil; promoção do próprio Garden Hall, via sua homepage e mailing list; e as páginas na Internet das lojas especializadas do Rio de Janeiro. Estas também farão, a partir de 1º de dezembro, a venda antecipada dos ingressos, que serão um item de colecionador em virtude da arte especial que será realizada especialmente para eles. Além disso, o fã que no dia do show participar de uma promoção irá levar para casa um exemplar do número 1 da DISCONNECTED, antes de a revista chegar às bancas.

Distribuição, assinaturas e o novo site

A distribuição será inicialmente feita para as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo, atingindo num segundo momento as demais maiores capitais brasileiras e cidades do interior. A revista com 56 páginas coloridas será lançada com uma tiragem mensal prevista de 5.000 exemplares, chegando às bancas na segunda quinzena de janeiro com o preço sugerido de R$ 5. Os exemplares serão distribuídos nas duas cidades de acordo com o estudo mercadológico da distribuidora que está sendo contratada.

O processo de assinatura será feito diretamente pela editora e contatos já estão sendo feitos para concretizar a venda direta ao leitor. A Internet será a ferramenta utilizada, uma vez que o site está sendo reformulado para se adequar à proposta de uma revista. Os exemplares para assinantes, assim como os excessos necessários para o trabalho de marketing da editora, não estão incluídos na tiragem destinada às bancas de jornal.

O futuro ao nosso alcance

A tiragem da DISCONNECTED será aumentada em virtude da vendagem nas bancas e do número de assinantes e anunciantes, que somados fazem parte da fórmula do sucesso que esperamos e temos certeza de que iremos alcançar. O número de páginas acompanhará este crescimento. Nossa meta é ter uma revista mensal com 84 páginas e tiragem de 10.000 exemplares com distribuição em todo o Brasil até o fim de 2005.

Estes são nossos sonhos, estas são nossas propostas. Queremos dar ao fã de heavy metal e do rock em geral a opção de ter uma revista com um ótimo acabamento e feita carinho e cuidado por profissionais reconhecidos e competentes. Estes são os primeiros passos para fazer com que a DISCONNECTED construa uma história e ande lado a lado com todos aqueles que acreditam e lutam pelo heavy metal. Como diz nosso slogan, "Made of Metal"!

Equipe DISCONNECTED.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Todas as matérias da seção Notícias

Queen: Perguntas e respostas e curiosidades diversasQueen
Perguntas e respostas e curiosidades diversas

Milhões: Os eventos com maior público da história da músicaMilhões
Os eventos com maior público da história da música


adClio336|adClio336