Mutantes: Mojo destaca experimentalismo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Fonte: Terra Música
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 11/02/05. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

O grupo Os Mutantes teve seu primeiro álbum, Os Mutantes, de 1968, incluído em uma lista dos 50 discos mais experimentais de todos os tempos, feita na edição deste mês da conceituada revista musical britânica Mojo.

62 acessosVitrola Verde: 2ª parte da entrevista com Rolando Castello Junior5000 acessosMusos do Heavy Metal: Agora é a vez das garotas!

Os Mutantes obtiveram a 12ª posição na lista dos "50 Most Out There Albums of All Time" (algo como os 50 Discos Mais Experimentais de Todos os Tempos), ficando à frente de nomes como Beatles, Pink Floyd, Ennio Morricone e Frank Zappa.

De acordo com o autor da resenha, Will Hodgkinson, os Mutantes eram "adolescentes brasileiros do LSD que descontruíram Beatles para reconstruí-los novamente, de forma errada".

O primeiro colocado na lista da Mojo foi o álbum Trout Mask Replica, de Captain Beefheart e The Magic Band. O disco de 1969 produzido por Frank Zappa promove uma desconstrução do blues com toques psicodélicos.

De acordo com a resenha, Os Mutantes foram influenciados pela experimentação dos Beatles, "mas como viviam em um país onde pedais (de efeitos sonoros) não existiam, os irmãos Baptista de São Paulo tiveram de criar os seus próprios".

Segundo o texto, o grupo foi capaz de transformar "seus sons ultra-esquisitos" em músicas que parecem saídas de desenho animado, com mensagens de louvor a Gengis Khan e à insurreição revolucionária", referências às canções Ave Gengis Khan e Senhor F.

De acordo com a revista, alguns anos após a gravação "eles se separaram e enlouqueceram", acrescentando que o disco representa o melhor momento do grupo.

Outra lista

A faixa A Minha Menina, que consta do primeiro disco da banda, também integra outra lista feita na mesma edição da revista britânica: a das dez melhores canções do mês, segundo a escolha dos críticos da publicação.

De acordo com a Mojo, a "salsa-rock" dos Mutantes "foi capaz de elevar o espírito" e representou "um ponto alto de um janeiro sombrio marcado pela volta ao trabalho. Que banda!".

O disco Os Mutantes traz algumas das mais célebres faixas do trio de Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias. Entre as canções do álbum estão faixas como Panis et Circensis, Bat Macumba, Baby e Le Premier Bonheur du Jour.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

62 acessosVitrola Verde: 2ª parte da entrevista com Rolando Castello Junior0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Mutantes"

Os 11 mais (ou menos)Os 11 mais (ou menos)
O Suprassumo do Superestimado

Copa do MundoCopa do Mundo
Mojo elege as 15 canções mais incríveis do Brasil

IntrigasIntrigas
Bandas em família que terminaram mal

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Mutantes"

Musos do Rock e Heavy MetalMusos do Rock e Heavy Metal
Agora é a vez das garotas!

Nicko McBrainNicko McBrain
Pedal duplo é pra caras como Aquiles Priester

Ratos de PorãoRatos de Porão
João Gordo crente? Vai tomar no cu quem tá acreditando!

5000 acessosGhost: De quais bandas brasileiras eles gostam?5000 acessosMetal Brasileiro: 10 bandas recomendáveis fora o Sepultura5000 acessosJim Morrison: ele está vivo e criando cavalos nos EUA?4899 acessosTony Iommi sobre Lemmy: "Sua lenda nunca morrerá"5000 acessosIron Maiden: as mais raras e curiosas músicas - parte 15000 acessosJared Leto: a reação ao se ver no papel do Coringa

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online