Slash, tecnicamente, faz só um tipo de coisa na guitarra, diz Kiko Loureiro ao explicar postura
Por Bruce William
Postado em 20 de agosto de 2024
Durante participação no Podcast Raul Ferreira Netto Sem Limites, Kiko Loureiro falou sobre as lesões que ele sofreu ao longo dos anos por treinar intensamente na guitarra. "Tive tendinite, epicondilite, sim, isso é comum", e em seguida conta mais alguns detalhes: "Aconteceu quando eu era moleque. Comecei a ter uma dor aqui [apontando para o punho], eu treinava, ficava tocando o dia inteiro, não fazia esporte nem nada. Aí eu comecei a ter tendinite no pulso. A acupuntura me ajudou bastante na época, e aí eu aprendi a identificar qual era a dor, até então achava que tinha batido o braço, mas aí eu percebi que era tendinite e comecei a me cuidar mais. Se eu sentia alguma coisa parecida com aquela dor eu já parava, aquecia melhor, alongava, porque você vai ficar lá horas tocando e o LER, o movimento repetitivo que é o problema, não é uma tendinite de impacto, mas é mais de movimento repetitivo ou de postura mesmo".
Kiko Loureiro - Mais Novidades
Neste ponto Kiko comenta que se você coloca a guitarra mais baixa, você começa a curvar o corpo e mexer muito com as mãos, mostrando no vídeo o movimento, e diz que quem digita também pode passar pelo mesmo problema, sofrer a mesma inflamação, dizendo em seguida que ele então começou a fazer mais academia para fortalecer os tendões e prestou mais atenção à forma de regular a guitarra, passando também a deixar a guitarra um pouco mais alta para ter uma postura melhor.
"Você vê os caras de violão clássico, por exemplo, os caras não sentam de qualquer jeito, tipo o Slash com a guitarra lá embaixo. Isso é horrível pra postura! Porque ele, tecnicamente, ele faz só um tipo de coisa na guitarra. Então ele consegue fazer daquele jeito. Mas se ele quiser ter uma amplitude maior no movimento, não dá."
Kiko então emenda: "Tanto que ele tem que fazer uma poses... você que está achando que o cara faz pose de Rockstar porque ele é Rockstar, ele está fazendo pose porque ele precisa fazer aquela pose pra conseguir executar. Então quando o cara põe a guitarra aqui na perna [mostra a guitarra imaginária em pé e se contorce para fazer o movimento de tocar] é porque ele está conseguindo executar alguma coisa que ele abre a mão, porque se ele abaixar, ele não vai conseguir".
Este trecho da fala de Kiko pode ser visto por volta de uma hora e 50 minutos no vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps