Slash, tecnicamente, faz só um tipo de coisa na guitarra, diz Kiko Loureiro ao explicar postura
Por Bruce William
Postado em 20 de agosto de 2024
Durante participação no Podcast Raul Ferreira Netto Sem Limites, Kiko Loureiro falou sobre as lesões que ele sofreu ao longo dos anos por treinar intensamente na guitarra. "Tive tendinite, epicondilite, sim, isso é comum", e em seguida conta mais alguns detalhes: "Aconteceu quando eu era moleque. Comecei a ter uma dor aqui [apontando para o punho], eu treinava, ficava tocando o dia inteiro, não fazia esporte nem nada. Aí eu comecei a ter tendinite no pulso. A acupuntura me ajudou bastante na época, e aí eu aprendi a identificar qual era a dor, até então achava que tinha batido o braço, mas aí eu percebi que era tendinite e comecei a me cuidar mais. Se eu sentia alguma coisa parecida com aquela dor eu já parava, aquecia melhor, alongava, porque você vai ficar lá horas tocando e o LER, o movimento repetitivo que é o problema, não é uma tendinite de impacto, mas é mais de movimento repetitivo ou de postura mesmo".
Kiko Loureiro - Mais Novidades

Neste ponto Kiko comenta que se você coloca a guitarra mais baixa, você começa a curvar o corpo e mexer muito com as mãos, mostrando no vídeo o movimento, e diz que quem digita também pode passar pelo mesmo problema, sofrer a mesma inflamação, dizendo em seguida que ele então começou a fazer mais academia para fortalecer os tendões e prestou mais atenção à forma de regular a guitarra, passando também a deixar a guitarra um pouco mais alta para ter uma postura melhor.
"Você vê os caras de violão clássico, por exemplo, os caras não sentam de qualquer jeito, tipo o Slash com a guitarra lá embaixo. Isso é horrível pra postura! Porque ele, tecnicamente, ele faz só um tipo de coisa na guitarra. Então ele consegue fazer daquele jeito. Mas se ele quiser ter uma amplitude maior no movimento, não dá."
Kiko então emenda: "Tanto que ele tem que fazer uma poses... você que está achando que o cara faz pose de Rockstar porque ele é Rockstar, ele está fazendo pose porque ele precisa fazer aquela pose pra conseguir executar. Então quando o cara põe a guitarra aqui na perna [mostra a guitarra imaginária em pé e se contorce para fazer o movimento de tocar] é porque ele está conseguindo executar alguma coisa que ele abre a mão, porque se ele abaixar, ele não vai conseguir".
Este trecho da fala de Kiko pode ser visto por volta de uma hora e 50 minutos no vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
"Está gravado, só falta mixar", diz Myles Kennedy sobre o novo álbum de Slash
Guitarrista resume a era de ouro do death metal dos anos 90 em tributo relâmpago
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Geddy Lee fala em material novo do Rush; "suspeito que alguma música vai acabar saindo"
Paul Stanley e Gene Simmons serão induzidos ao Songwriters Hall of Fame
Guitarrista lembra exato momento que saúde de Cazuza começou a piorar: "Era muito calor"


Kiko Loureiro participará de show que o Angra fará no festival Porão do Rock
Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
Marty Friedman relembra show no Budokan e elogia fase recente do Megadeth
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
A sincera opinião de Kiko Loureiro sobre o popstar Bruno Mars
Dave Mustaine diz que saída de Kiko Loureiro do Megadeth foi "agridoce"


