CPM 22 e Dead Fish nunca foram punks
Fonte: AOL Música
Postado em 31 de março de 2005
Márcio Faveri, vocalista do grupo paulistano Lambrusco Kids, discute o rótulo que se tornou um barril de pólvora nos últimos anos. "Preferimos ser apenas uma banda de rock", diz.
Alguém aí sabe o que é ser punk? Calma, calma, não responda isso ainda sem pensar. Antes, lembre-se que esta palavra se tornou motivo de muita discussão entre críticos, fãs, músicos e entusiastas nos últimos anos, tornando-se algo muito maior do que meramente a descrição de um estilo musical. Virou sinônimo de rebeldia anti-capitalista e contra o "sistema", gerando uma série de outras perguntas: o Supla pode ser considerado punk? O João Gordo ainda é punk? A Avril Lavigne já foi punk um dia? E o blink-182?
"Este é um termo muito restritivo", opina o paulistano Márcio Faveri, vocalista do grupo Lambrusco Kids. Considerados pelos fãs do gênero uma das maiores revelações dos últimos anos, eles preferem pisar no freio sobre o assunto. "Não somos punks. Temos muita influência do punk rock e este é o estilo que mais gostamos de ouvir e tocar. Se for pra ter rótulo, preferimos ser rotulados como uma banda de rock apenas". Segundo ele, o mais importante é sempre conseguir passar alguma mensagem positiva nas músicas e muita energia nos shows. "Se isso é ser punk, ok então. E, pra falar a verdade não estamos muito preocupados se vamos ser barrados ou restringidos por sermos isso ou aquilo. Não dependemos de nada nem de inguém, fazemos o som que queremos fazer, tomamos as atitudes que queremos tomar e FUCK OFF!". Se isso não é ser punk, então é melhor repensar o significado da palavra.
O Lambrusco Kids surgiu em 99, quando o guitarrista Marcelo Villa resolveu convidar Márcio - na época, afastado da música e dedicado a uma carreira profissional diferente - para tocar numa banda. Embora estivesse ao lado do baterista Paulo Vinicius num grupo chamado Engradados, ele parecia não estar muito feliz com o tipo de som que andava fazendo. Márcio topou e do convite para os ensaios foi um pulo. Começaram tocando covers de bandas que gostavam: The Clash, Ramones, Cock Sparrer, Buzzcocks, Adicts, The Boys, Sham 69, Toy Dolls e todas as bandas clássicas do punk rock. Logo, o próprio batera viria se juntar a eles...e surgiria o Lambrusco Kids, batizado em homenagem a uma música dos Toy Dolls.
Logo viriam as composições próprias, todas em português. E shows, shows e mais shows - incluindo aqueles ao lado de Peter Bywaters (vocalista da lendária banda inglesa Peter & The Test Tube Babies), Chris Skepis (ex-guitarrista da lendária banda inglesa Cock Sparrer) e dos grupos GBH e Lurkers, além das gravações com Agnostic Front e UK Subs. "É realmente a concretização de um sonho gravar ao lado de lendas como essas! Isso sim pode ser considerado com uma conquista, que vale mais do que ter um videclipe passando toda hora na MTV simplesmente porque o agente ou a gravadora pagou uma grana preta pra isso", cutuca Márcio.
Por falar na MTV, era impossível deixar de perguntar: a ascensão de bandas como CPM 22 e Dead Fish, advindos do hardcore, pode ajudar a abrir espaço para o restante das bandas ainda escondidos no underground? Ou eles são considerados "traidores" do movimento? "Ninguém pode ser chamado de 'traidor de movimento' se nunca fez parte de movimento nenhum. Eles nunca foram bandas punks. As duas são bandas que fazem seu som do jeito que gostam de fazer e cresceram na cena independente fazendo isso", opina ele. "Depois, com a ascensão e com o 'sucesso', eles tiveram que se adaptar às exigências de suas gravadoras e de seus agentes comerciais. Afinal, todo mundo precisa ganhar dinheiro pra viver e não vejo problema nenhum em ganhar dinheiro fazendo rock and roll. Eu particularmente não gosto dessas bandas, mas respeito o trabalho delas".
Mas o frontman do Lambrusco Kids discorda da tão "festejada" abertura ao rock independente que a MTV teria dado com programas como o "Banda Antes". "O que existe lá é uma panelinha formada, onde as bandas que têm acesso às pessoas que trabalham lá conseguem algum espaço. Quantas bandas independentes existem neste país??? Muitas, milhares delas! E quantas conseguem um espaço na MTV??? São sempre as mesmas bandas que eles tentam enfiar guela abaixo das pessoas". Para este quarteto, ter o clipe na programação da MTV, só por merecimento. "Se não tocarem, paciência. Não vamos ser menos felizes por causa disso!".
Mesmo considerando o sonho de "viver só de música" uma utopia ("Se tivermos que mudar nosso som e nosso jeito de ser pra ganhar dinheiro, preferimos continuar nos nossos empregos", dizem ele), o Lambrusco Kids conseguiu uma conquista pra lá de louvável: dia 16 de maio, eles embarcam para a Inglaterra onde, entre outras apresentações, devem subir ao palco do Wasted Festival - considerado a maior reuniçao de bandas punk do planeta. "Somos a única banda brasileira e latino-americana na história a tocar neste festival, que existe há mais de 10 anos. Vamos ser o Brasil lá e com muito orgulho!", festeja. Pode deixar que a gente fica aqui torcendo, Márcio.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
Tarja Turunen precisou deixar a Finlândia após demissão do Nightwish
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
O disco punk clássico que Billie Joe Armstrong chamou de "um monte de merda"
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
Festival Best of Blues and Rock tem edição 2026 confirmada
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
Formação da turnê "Ozzmosis", de Ozzy Osbourne, se reúne em disco de Joe Holmes


Bandas de hard rock e metal que decepcionaram os fãs nos anos 90
O álbum de rock nacional anos 80 considerado o maior fracasso do grande produtor Liminha
Dave Mustaine: "há bandas cujo nome me ofende"
Joey Ramone: em 1989 falando de Metallica, AC/DC e Guns N' Roses
Ninguém é perfeito: os filhos "bastardos" de pais famosos
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1982


