A lenda do rock que Pete Townshend odeia: "Nos copiaram e ficaram maiores que nós"
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de julho de 2024
O velho ditado diz que gosto não se discute, mas é interessante explorar o que leva uma pessoa a odiar algo. No caso do guitarrista Pete Townshend, do The Who, ele simplesmente não curte o Led Zeppelin. Em entrevista resgatada pela Far Out, ele explica as razões.
Townshend estava conversando com um jornalista quando foi questionado sobre a mudança do som do The Who em relação ao estilo de suas primeiras gravações. Em vez de responder diretamente à pergunta, o guitarrista viu isso como a oportunidade perfeita para uma provocação ao Led Zeppelin.

"Não soa como o The Who daqueles primeiros anos de heavy metal. Nós meio que inventamos o heavy metal com (nosso primeiro álbum ao vivo) ‘Live at Leeds’ (1970). Fomos copiados por tantas bandas, principalmente pelo Led Zeppelin, você sabe, bateria pesada, baixo pesado, guitarra solo pesada," disse, mirando no icônico quarteto.
Mas na mesma entrevista, Townshend disse: "Algumas dessas bandas, como Jimi Hendrix, por exemplo, fizeram isso muito melhor do que nós. Cream, com Eric Clapton, Jack Bruce e Ginger Baker".
Townshend continuou sua análise: "Eles surgiram em ’67, no mesmo ano de Jimi Hendrix, e meio que tomaram nosso lugar de certa forma. Então, para as pessoas que querem ouvir aquele velho som de heavy metal, há muitas bandas que podem oferecer isso. Então, não é realmente o que podemos fazer hoje. Mesmo que quiséssemos, nunca foi um dos meus maiores desejos."
O guitarrista expressou sua fúria pelo fato de que Led Zeppelin e The Who são frequentemente comparados: "Não gosto de nada do que eles fizeram, odeio o fato de ser comparado a eles. Eu simplesmente nunca gostei deles. É um verdadeiro problema para mim porque, como pessoas, acho que são realmente ótimos caras. Só nunca gostei da banda. E não sei se tenho um problema ou bloqueio também, porque eles, bem, se tornaram muito maiores que o The Who em tantos aspectos, no campo escolhido, eu nunca gostei deles".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
Com ex-membros do Primal Fear e Gamma Ray, Fearless V anuncia primeiro álbum
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Os 5 melhores álbuns fora do metal de todos os tempos , segundo Kai Hansen
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
É verdade que John Paul Jones toca piano em "She's a Rainbow", dos Rolling Stones?
A música que fracassou em inglês e virou um hit nacional dos anos 1960
Dave Mustaine confessa que chorou enquanto escrevia "The Last Note"
O baterista que conseguiu a façanha de ser tratado como deus por John Bonham e Neil Peart
AC/DC tem penúltimo show da atual turnê cancelado devido ao mau tempo

O clássico do The Who que deixava Roger Daltrey puto por um motivo bem específico
A banda clássica que Pete Townshend descartou como uma "paródia do rock"
O misterioso nome que aparece nos créditos de "Tommy", clássico do The Who
10 rockstars que já estão na casa dos 80 anos de idade e seguem na estrada
A canção do The Who que Pete Townshend achava horrível e acabou vendendo mais de 1 milhão
A música que, para Pete Townshend, herdou o papel rebelde do rock and roll
O guitarrista que Geddy Lee considera o "músico definitivo" do rock
"The Who nunca mais foi o mesmo após Keith Moon falecer", admite Roger Daltrey
Ozzy diz que metal não começou com "Helter Skelter", dos Beatles, e cita responsáveis


