A lenda do rock que Pete Townshend odeia: "Nos copiaram e ficaram maiores que nós"
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de julho de 2024
O velho ditado diz que gosto não se discute, mas é interessante explorar o que leva uma pessoa a odiar algo. No caso do guitarrista Pete Townshend, do The Who, ele simplesmente não curte o Led Zeppelin. Em entrevista resgatada pela Far Out, ele explica as razões.
Townshend estava conversando com um jornalista quando foi questionado sobre a mudança do som do The Who em relação ao estilo de suas primeiras gravações. Em vez de responder diretamente à pergunta, o guitarrista viu isso como a oportunidade perfeita para uma provocação ao Led Zeppelin.

"Não soa como o The Who daqueles primeiros anos de heavy metal. Nós meio que inventamos o heavy metal com (nosso primeiro álbum ao vivo) ‘Live at Leeds’ (1970). Fomos copiados por tantas bandas, principalmente pelo Led Zeppelin, você sabe, bateria pesada, baixo pesado, guitarra solo pesada," disse, mirando no icônico quarteto.
Mas na mesma entrevista, Townshend disse: "Algumas dessas bandas, como Jimi Hendrix, por exemplo, fizeram isso muito melhor do que nós. Cream, com Eric Clapton, Jack Bruce e Ginger Baker".
Townshend continuou sua análise: "Eles surgiram em ’67, no mesmo ano de Jimi Hendrix, e meio que tomaram nosso lugar de certa forma. Então, para as pessoas que querem ouvir aquele velho som de heavy metal, há muitas bandas que podem oferecer isso. Então, não é realmente o que podemos fazer hoje. Mesmo que quiséssemos, nunca foi um dos meus maiores desejos."
O guitarrista expressou sua fúria pelo fato de que Led Zeppelin e The Who são frequentemente comparados: "Não gosto de nada do que eles fizeram, odeio o fato de ser comparado a eles. Eu simplesmente nunca gostei deles. É um verdadeiro problema para mim porque, como pessoas, acho que são realmente ótimos caras. Só nunca gostei da banda. E não sei se tenho um problema ou bloqueio também, porque eles, bem, se tornaram muito maiores que o The Who em tantos aspectos, no campo escolhido, eu nunca gostei deles".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Ouça música que Keith Richards gravou para trilha de "Grand Theft Auto VI"
Regis Tadeu explica por que show final do Sepultura foi para um lugar menor
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
Disco novo do Anthrax tem música que mistura Slayer e Metallica da era "Load"
O grande problema do show de Roger Waters, segundo Ed Motta
A mensagem escondida na intro de "Hell Awaits", clássico do Slayer
A canção e álbum dos Beatles que eram os favoritos de Kurt Cobain
Como a opinião de James Hetfield sobre Lars Ulrich mudou ao longo dos anos
Regis Tadeu finalmente explica detalhe do Iron Maiden que fãs discutem há 20 anos
Falling in Reverse lança "Joseph", com Corey Taylor (Slipknot) e Serj Tankian (SOAD)

A banda clássica que Pete Townshend respeitava, mas dizia nunca ter gostado
A música que, para Pete Townshend, herdou o papel rebelde do rock and roll
O guitarrista que Geddy Lee considera o "músico definitivo" do rock
"The Who nunca mais foi o mesmo após Keith Moon falecer", admite Roger Daltrey
A importância do The Who na formação musical de Tom G. Warrior, ícone do metal extremo
O maior sobrevivente do rock, segundo Eddie Vedder do Pearl Jam
O lendário guitarrista que o fenomenal Ritchie Blackmore considera superestimado
Drogas e Álcool: protagonistas nos piores shows de grandes astros


