A lenda do rock que Pete Townshend odeia: "Nos copiaram e ficaram maiores que nós"
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de julho de 2024
O velho ditado diz que gosto não se discute, mas é interessante explorar o que leva uma pessoa a odiar algo. No caso do guitarrista Pete Townshend, do The Who, ele simplesmente não curte o Led Zeppelin. Em entrevista resgatada pela Far Out, ele explica as razões.
Townshend estava conversando com um jornalista quando foi questionado sobre a mudança do som do The Who em relação ao estilo de suas primeiras gravações. Em vez de responder diretamente à pergunta, o guitarrista viu isso como a oportunidade perfeita para uma provocação ao Led Zeppelin.

"Não soa como o The Who daqueles primeiros anos de heavy metal. Nós meio que inventamos o heavy metal com (nosso primeiro álbum ao vivo) ‘Live at Leeds’ (1970). Fomos copiados por tantas bandas, principalmente pelo Led Zeppelin, você sabe, bateria pesada, baixo pesado, guitarra solo pesada," disse, mirando no icônico quarteto.
Mas na mesma entrevista, Townshend disse: "Algumas dessas bandas, como Jimi Hendrix, por exemplo, fizeram isso muito melhor do que nós. Cream, com Eric Clapton, Jack Bruce e Ginger Baker".
Townshend continuou sua análise: "Eles surgiram em ’67, no mesmo ano de Jimi Hendrix, e meio que tomaram nosso lugar de certa forma. Então, para as pessoas que querem ouvir aquele velho som de heavy metal, há muitas bandas que podem oferecer isso. Então, não é realmente o que podemos fazer hoje. Mesmo que quiséssemos, nunca foi um dos meus maiores desejos."
O guitarrista expressou sua fúria pelo fato de que Led Zeppelin e The Who são frequentemente comparados: "Não gosto de nada do que eles fizeram, odeio o fato de ser comparado a eles. Eu simplesmente nunca gostei deles. É um verdadeiro problema para mim porque, como pessoas, acho que são realmente ótimos caras. Só nunca gostei da banda. E não sei se tenho um problema ou bloqueio também, porque eles, bem, se tornaram muito maiores que o The Who em tantos aspectos, no campo escolhido, eu nunca gostei deles".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
5 coisas que todo fã do Iron Maiden precisa ficar explicando toda hora
Floor Jansen salvou a carreira do Nightwish, segundo Tuomas Holopainen
O disco que David Gilmour afirma servir como introdução ao Pink Floyd
O álbum do Megadeth que Dave Mustaine considera um desastre
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
Beatles marca grande anúncio para amanhã com contagem regressiva e mensagem misteriosa
A banda que o Metallica praticamente destruiu em uma turnê pelos EUA
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
Ouça Serj Tankian (System of a Down) cantando "I'm Afraid of Americans", de David Bowie
Canal gringo esmiúça "Carolina IV" do Angra: "Tem todos os instrumentos aqui!"
Cocô no moshpit gera crise de vômito coletivo durante show na Nova Zelândia
O álbum do Angra inspirado na maior fake news de todos os tempos



O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
O álbum dos anos 60 que Neil Peart disse reunir tudo o que amava na música
A música de 1966 que fez Pete Townshend elevar o padrão do rock no The Who
O baterista que para Roger Waters só seria igualado por Keith Moon
O integrante mais importante do Led Zeppelin, segundo Pete Townshend
A banda clássica que Pete Townshend criticou por fazer sempre o mesmo álbum
A música do The Who que Keith Moon não conseguiu tocar
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"


