CBGB pode fechar por atraso no aluguel
Fonte: UOL Música
Postado em 09 de março de 2005
NOVA YORK (Reuters) - O lendário clube de rock nova-iorquino CBGB, que ajudou a lançar artistas como Blondie e Ramones, corre o risco de ser fechado se não resolver uma disputa sobre o aluguel com a proprietária do prédio, uma organização beneficente para sem-tetos.
O dono do clube, Hilly Kristal, disse que a disputa data de 2001, quando a proprietária entregou ao CBGB uma conta de US$ 300 mil em aluguéis devidos.
A maior parte dessa dívida já foi saldada, mas no início deste ano o clube recebeu outra conta de US$ 76 mil, que ainda não pagou. O contrato de leasing do imóvel pelo clube chega ao fim em agosto, e as negociações para sua renovação estão paradas.
"O problema verdadeiro é que não me querem mais aqui", disse Kristal, ressaltando que, nos últimos anos, houve uma série de desavenças entre o clube e os proprietários do imóvel em torno de reformas e alvarás de construção.
O CBGB - sigla formada pelas iniciais de "country, bluegrass e blues", embora o clube seja mais famoso pela música punk - aluga o espaço do Comitê de Moradores do Bowery, uma organização sem fins lucrativos que mantém no andar de cima do prédio um abrigo para sem-tetos.
Segundo o site da MTV, o diretor executivo da organização, Muzzy Rosenblatt, teria dito que o CBGB não cumpriu as normas de segurança do imóvel.
O Comitê quer dobrar o aluguel do edifício, e as negociações em torno de um novo contrato estão paradas, em meio a uma disputa legal que chegará ao tribunal ainda este mês.
Hilly Kristal fundou o clube em 1973, convertendo o local, que antes era frequentado por integrantes do Hell's Angels, em uma das mais famosas casas de música ao vivo de Nova York. Ele disse que vai lutar contra o fechamento do clube, que considera uma instituição nova-iorquina.
"Criamos algo importante aqui. Este lugar é uma espécie de símbolo da ajuda a músicos jovens e artistas novos", disse ele, lembrando as primeiras apresentações no clube de grupos como o Pearl Jam.
"Acho que fazemos algo de bom para muitas pessoas. Talvez não seja tão louvável quanto ajudar os sem-tetos, mas tem seus benefícios", disse Kristal.
Não foi possível contatar Rosenblatt para ouvir seus comentários sobre a disputa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps