Pequena cidade canadense sediará concerto do Live 8
Fonte: UOL Música
Postado em 30 de junho de 2005
Por Cameron French
BARRIE, Ontario (Reuters) - Park Place, em Barrie, Ontario, não é um nome tão conhecido quanto o Circus Maximus de Roma, o Palácio de Versalhes, o Hyde Park ou o Portão de Brandenburgo, em Berlim.
Situada a 100 quilômetros de Toronto, Barrie costuma ser vista apenas como uma cidade qualquer, situada ao lado da rodovia que sai de Toronto para o norte, a meio caminho dos pitorescos chalés da região de Muskoka.
Mas os 120 mil moradores da cidade estão sendo alvo de atenção inabitual nos últimos dias, já que a cidade vai sediar o concerto Live 8 canadense. A maioria fica feliz com a oportunidade de roubar o centro das atenções de Toronto, a maior cidade do Canadá.
Muitos se surpreenderam quando Michael Cohl, promotor do concerto e empresário dos Rolling Stones, anunciou que Barrie iria abrigar o show programado para 2 de julho, um dos vários organizados pelo roqueiro irlandês Bob Geldof para conscientizar o mundo da miséria africana, antes da cúpula do G8, formado pelos países mais ricos do mundo.
Os organizadores admitiram que Barrie não tinha sido sua primeira escolha. A cidade rendeu manchetes internacionais pela última vez graças a uma operação policial de erradicação de uma plantação de maconha que destruiu mais de 30 mil pés da planta.
Cohl disse a jornalistas que a primeira opção era o Parliament Hill, em Ottawa, mas que seria difícil organizar o concerto lá, um dia após as comemorações do Dia do Canadá, que costuma atrair dezenas de milhares de pessoas ao local.
Toronto também foi considerada, especialmente após o bem-sucedido concerto em prol do combate à Sars (Síndrome Respiratória Aguda Severa), realizado em 2003.
Mas limitações de tempo e orçamento acabaram levando os organizadores a optar por Barrie.
OPERAÇÃO CONTRA A MACONHA
Barrie chegou às manchetes em janeiro de 2004, quando a polícia destruiu "a maior operação de cultivo de maconha" da história canadense. A plantação foi encontrada no local de uma antiga cervejaria Molson, situada, ironicamente, ao lado de onde terá acontecerá o Live 8, Park Place.
O lugar é servido pela rodovia 400, percorrida nos fins de semana pelos moradores de Toronto a caminho de seus chalés à beira-lago em Muskoka.
O espaço comporta 35 mil espectadores, número muito menor do que os outros locais potenciais.
A expectativa é de que o concerto aconteça das 11 horas às 20 horas (horário local), no dia 2 de julho, com artistas sobretudo canadenses, como Barenaked Ladies, Bruce Cockburn, The Tragically Hip e Gordon Lightfoot, além do rock dos grupos Motley Crue e Deep Purple.
Os promotores do evento anunciaram na terça-feira que o concerto será encerrado por Neil Young.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
Loudwire: melhores músicas Grunge compostas por 5 bandas de Hair Metal
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
O guitarrista que Eddie Van Halen disse ser "melhor no que faço do que eu"
O dia que Andre Matos criticou a voz da cantora Marisa Monte
Max Cavalera e o conselho dado por Ozzy Osbourne: "ambos nos sentimos traídos"
O músico que Neil Young disse ter mudado a história; "ele jogou um coquetel molotov no rock"
O vocalista que quase entrou no Crosby, Stills & Nash no lugar de Neil Young
Flea explica seu fascínio pela carreira de Neil Young: "Nunca é falso; sempre é verdadeiro"



