Pequena cidade canadense sediará concerto do Live 8
Fonte: UOL Música
Postado em 30 de junho de 2005
Por Cameron French
BARRIE, Ontario (Reuters) - Park Place, em Barrie, Ontario, não é um nome tão conhecido quanto o Circus Maximus de Roma, o Palácio de Versalhes, o Hyde Park ou o Portão de Brandenburgo, em Berlim.
Situada a 100 quilômetros de Toronto, Barrie costuma ser vista apenas como uma cidade qualquer, situada ao lado da rodovia que sai de Toronto para o norte, a meio caminho dos pitorescos chalés da região de Muskoka.
Mas os 120 mil moradores da cidade estão sendo alvo de atenção inabitual nos últimos dias, já que a cidade vai sediar o concerto Live 8 canadense. A maioria fica feliz com a oportunidade de roubar o centro das atenções de Toronto, a maior cidade do Canadá.
Muitos se surpreenderam quando Michael Cohl, promotor do concerto e empresário dos Rolling Stones, anunciou que Barrie iria abrigar o show programado para 2 de julho, um dos vários organizados pelo roqueiro irlandês Bob Geldof para conscientizar o mundo da miséria africana, antes da cúpula do G8, formado pelos países mais ricos do mundo.
Os organizadores admitiram que Barrie não tinha sido sua primeira escolha. A cidade rendeu manchetes internacionais pela última vez graças a uma operação policial de erradicação de uma plantação de maconha que destruiu mais de 30 mil pés da planta.
Cohl disse a jornalistas que a primeira opção era o Parliament Hill, em Ottawa, mas que seria difícil organizar o concerto lá, um dia após as comemorações do Dia do Canadá, que costuma atrair dezenas de milhares de pessoas ao local.
Toronto também foi considerada, especialmente após o bem-sucedido concerto em prol do combate à Sars (Síndrome Respiratória Aguda Severa), realizado em 2003.
Mas limitações de tempo e orçamento acabaram levando os organizadores a optar por Barrie.
OPERAÇÃO CONTRA A MACONHA
Barrie chegou às manchetes em janeiro de 2004, quando a polícia destruiu "a maior operação de cultivo de maconha" da história canadense. A plantação foi encontrada no local de uma antiga cervejaria Molson, situada, ironicamente, ao lado de onde terá acontecerá o Live 8, Park Place.
O lugar é servido pela rodovia 400, percorrida nos fins de semana pelos moradores de Toronto a caminho de seus chalés à beira-lago em Muskoka.
O espaço comporta 35 mil espectadores, número muito menor do que os outros locais potenciais.
A expectativa é de que o concerto aconteça das 11 horas às 20 horas (horário local), no dia 2 de julho, com artistas sobretudo canadenses, como Barenaked Ladies, Bruce Cockburn, The Tragically Hip e Gordon Lightfoot, além do rock dos grupos Motley Crue e Deep Purple.
Os promotores do evento anunciaram na terça-feira que o concerto será encerrado por Neil Young.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps