Paul McCartney prega amor em álbum erudito

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Mauro Ferreira, Fonte: Terra Música
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 16/10/06. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Paul McCartney poderia muito bem encarnar o eterno roqueiro - credenciado pela sua histórica biografia na cena pop mundial - mas, vez por outra, expõe erudição musical, vaidoso de seu conhecimento dos caminhos harmônicos e melódicos.

362 acessosPaul McCartney: tocando Beatles com Bruce Springsteen por duas vezes5000 acessosKiss - Perguntas e Respostas

Ecce Cor Meum é mais um álbum de McCartney na música clássica, segmento em que despontou em 1991 com The Liverpool Oratorio e que desenvolveu em esporádicos discos anteriores como Working Classical (1999). A diferença é que, em Ecce Cor Meum, o compositor arrisca abordagem mais acessível de seu trabalho erudito.

Contemple meu coração é a tradução em português da expressão em latim que batiza o CD, gestado há oito anos. De fato, McCartney transita emotivo por seara amorosa neste oratório formado por quatro movimentos para coro e orquestra.

No meio deles, um belo interlúdio - Lament, solado pelo oboé de David Theodore e composto pelo artista em tributo à memória de sua falecida mulher, Linda McCartney - corrobora a filosofia sentimental do álbum.

Além do título, o latim é usado somente em pequenos trechos das letras, escritas em inglês. São quase discursos em que o ex-Beatle prega paz e amor. Mas a peça sinfônica é exemplarmente orquestrada e cantada por corais ingleses e pelo soprano Kate Royal, do elenco da EMI. Ecce Cor Meum não é álbum indicado para roqueiros ortodoxos, embora tenha valor por reafirmar a versatilidade de sir Paul McCartney como compositor.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Lars Ulrich no U2Lars Ulrich no U2
Ele perdeu para Paul McCartney a chance de tocar bateria

362 acessosPaul McCartney: tocando Beatles com Bruce Springsteen por duas vezes2276 acessosE se for verdade?: Famosos que morreram e foram substituídos1418 acessosShows: em vídeo, Top 11 Músicas Viscerais de Encerramento0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

QualidadeQualidade
Governo britânico recomenda Led Zeppelin e Beatles

MestresMestres
Os dez maiores guitarristas canhotos do Rock

20162016
O ano das mortes de impacto no rock/metal

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"0 acessosTodas as matérias sobre "Paul McCartney"

KissKiss
Perguntas, respostas e curiosidades diversas

MetallicaMetallica
Ulrich comenta os motivos da saída de Jason Newsted

RammsteinRammstein
"Se alguém rir das gordinhas, eu quebro a cara dele!"

5000 acessosBlack Sabbath: "Iron Man" em inusitado baixo artesanal5000 acessosE-Farsas: Papa Francisco era fã do Black Sabbath?5000 acessosAs histórias por trás de 11 capas clássicas5000 acessosFuturologia: como estariam Cobain, Hendrix, Joplin e Morrisson?1087 acessosAC/DC: tubarões australianos gostam da banda?5000 acessosGuitarras: os 9 instrumentos mais ridículos do rock

Sobre Mauro Ferreira

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online