Paul McCartney prega amor em álbum erudito

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Mauro Ferreira, Fonte: Terra Música
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 16/10/06. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Paul McCartney poderia muito bem encarnar o eterno roqueiro - credenciado pela sua histórica biografia na cena pop mundial - mas, vez por outra, expõe erudição musical, vaidoso de seu conhecimento dos caminhos harmônicos e melódicos.

799 acessosFoo Fighters: como foi gravar com Paul McCartney no último disco?5000 acessosBandas extremas: 10 álbuns que causaram surpresa

Ecce Cor Meum é mais um álbum de McCartney na música clássica, segmento em que despontou em 1991 com The Liverpool Oratorio e que desenvolveu em esporádicos discos anteriores como Working Classical (1999). A diferença é que, em Ecce Cor Meum, o compositor arrisca abordagem mais acessível de seu trabalho erudito.

Contemple meu coração é a tradução em português da expressão em latim que batiza o CD, gestado há oito anos. De fato, McCartney transita emotivo por seara amorosa neste oratório formado por quatro movimentos para coro e orquestra.

No meio deles, um belo interlúdio - Lament, solado pelo oboé de David Theodore e composto pelo artista em tributo à memória de sua falecida mulher, Linda McCartney - corrobora a filosofia sentimental do álbum.

Além do título, o latim é usado somente em pequenos trechos das letras, escritas em inglês. São quase discursos em que o ex-Beatle prega paz e amor. Mas a peça sinfônica é exemplarmente orquestrada e cantada por corais ingleses e pelo soprano Kate Royal, do elenco da EMI. Ecce Cor Meum não é álbum indicado para roqueiros ortodoxos, embora tenha valor por reafirmar a versatilidade de sir Paul McCartney como compositor.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

George HarrisonGeorge Harrison
Ronnie Von cometeu gafe e deixou de gravar com ele

799 acessosFoo Fighters: como foi gravar com Paul McCartney no último disco?247 acessosBeatles: singles natalinos serão relançados em dezembro869 acessosPipocando Música: 8 teorias de artistas que foram trocados968 acessosPaul McCartney: a máquina do tempo e as canções que não voltam mais0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

Paul McCartneyPaul McCartney
Os Rolling Stones copiaram os Beatles?

BeatlesBeatles
Tocando "Stairway To Heaven" no YouTube?

Paul McCartneyPaul McCartney
O dia em que ele deu um soco na cara de Eddie Vedder

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"0 acessosTodas as matérias sobre "Paul McCartney"


Bandas extremasBandas extremas
10 álbuns que causaram surpresa

Sem imaginação?Sem imaginação?
Os nomes de bandas mais estúpidos da história

HalloweenHalloween
Dez clássicos do Heavy Metal para curtir a data

5000 acessosSlash: explicando como foi seu primeiro contato com Justin Bieber5000 acessosMetallica: banda pensou em demitir Lars Ulrich?5000 acessosTime Magazine: os 100 maiores álbuns de todos os tempos5000 acessosKurt Cobain: Frances revela o que o faria chorar se ele estivesse vivo5000 acessosExodus: "Não existe Big Four; é o Metallica e mais três"5000 acessosNirvana: 20 coisas que você não sabia sobre "Nevermind"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Sobre Mauro Ferreira

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online