Paul McCartney prega amor em álbum erudito

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Mauro Ferreira, Fonte: Terra Música
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 16/10/06. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Paul McCartney poderia muito bem encarnar o eterno roqueiro - credenciado pela sua histórica biografia na cena pop mundial - mas, vez por outra, expõe erudição musical, vaidoso de seu conhecimento dos caminhos harmônicos e melódicos.

5000 acessosPaul McCartney: datas e locais de shows do ex-Beatle no Brasil5000 acessosSlash: tendo aulas de guitarra... com seu vocalista Myles Kennedy

Ecce Cor Meum é mais um álbum de McCartney na música clássica, segmento em que despontou em 1991 com The Liverpool Oratorio e que desenvolveu em esporádicos discos anteriores como Working Classical (1999). A diferença é que, em Ecce Cor Meum, o compositor arrisca abordagem mais acessível de seu trabalho erudito.

Contemple meu coração é a tradução em português da expressão em latim que batiza o CD, gestado há oito anos. De fato, McCartney transita emotivo por seara amorosa neste oratório formado por quatro movimentos para coro e orquestra.

No meio deles, um belo interlúdio - Lament, solado pelo oboé de David Theodore e composto pelo artista em tributo à memória de sua falecida mulher, Linda McCartney - corrobora a filosofia sentimental do álbum.

Além do título, o latim é usado somente em pequenos trechos das letras, escritas em inglês. São quase discursos em que o ex-Beatle prega paz e amor. Mas a peça sinfônica é exemplarmente orquestrada e cantada por corais ingleses e pelo soprano Kate Royal, do elenco da EMI. Ecce Cor Meum não é álbum indicado para roqueiros ortodoxos, embora tenha valor por reafirmar a versatilidade de sir Paul McCartney como compositor.

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Paul McCartneyPaul McCartney
Datas e locais de shows do ex-Beatle no Brasil

1823 acessosPaul McCartney: "Sgt. Peppers foi um risco e sabíamos disso."645 acessosBeatles: Sgt. Peppers vai ganhar versão mega especial de 50 anos2134 acessosRingo Starr: quem é maior, Beatles ou Justin Bieber?3648 acessosBeatles: documentário será lançado no cinema em Maio1100 acessosThe Beatles: tracklist detalhado da nova edição do "Sgt. Peppers"0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

MotörheadMotörhead
"Os Beatles mudaram o jeito de se ver as coisas!"

Paul McCartneyPaul McCartney
Ex-Beatle defende a cantora Miley Cyrus

Sgt. PeppersSgt. Peppers
Quem são as pessoas e quais os objetos da capa?

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"0 acessosTodas as matérias sobre "Paul McCartney"

SlashSlash
Ele teve aulas de guitarra com Myles Kennedy

Mike TerranaMike Terrana
"Malmsteen foi uma das piores pessoas que conheci!"

Lady GagaLady Gaga
Acredite se quiser, fã de Black Sabbath e Iron Maiden!

5000 acessosBlack Sabbath: Rob Halford conta como foi substituir Ozzy5000 acessosGaleria - Musas do Rock N' Roll e Heavy Metal5000 acessosOs Headbangers não praticantes5000 acessosDave Mustaine: ele peitou Phil Anselmo pra proteger Nick Menza5000 acessosGuns N' Roses: as dez piores músicas da banda5000 acessosTarja Turunen: Nightwish é uma banda de metal, eu faço rock

Sobre Mauro Ferreira

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online