Top Link: "Saxon faltou com respeito ao Brasil"
Por Thiago Sarkis
Postado em 11 de outubro de 2006
O cancelamento do show do Saxon no Live 'N' Louder Rock Fest 2006 gerou polêmica e revolta entre os fãs. A banda ainda não fez um pronunciamento oficial explicando sua ausência na América Latina, onde tinha datas agendadas para México e Argentina, além do Brasil. No entando, o promotor do festival, Paulo Baron, da Top Link, aceitou responder a algumas perguntas e esclarecer os fatos. O Whiplash! deixa aqui espaço aberto para que o Saxon, seja através de seus integrantes ou empresários, também se manifeste.
Whiplash! - O que ocorreu para o cancelamento do show do Saxon, e o que você poderia dizer às pessoas que estavam ansiosas para ver a banda?
Paulo Baron: Na verdade até o momento ninguém sabe como uma banda como o Saxon desaparece e não vem para uma turnê estando com suas passagens em mãos e seu cachê pago. A produção toda viu os rumores no site americano Blabbermouth, mas naquele momento a banda estava supostamente indo para o aeroporto para embarcar para o México. Tudo passou a ser realidade quando no sábado eles não chegaram no aeroporto, sendo que todas as outras bandas já estavam lá. Já fiz mais de 20 shows do Saxon em minha carreira e tenho até agradecimento da banda em alguns álbuns deles. Por isso que essa atitude é mais incompreensível ainda. As datas estão no site da banda (ou estavam até ontem) e uma banda só coloca as datas quando está com o cachê pago. Ninguém sabe o que acontece porque eles (a banda) e o manager não respondem os e-mails e telefonemas e nem tiveram a decência de enviar um comunicado oficial. Além disso, praticamente toda a produção do merchandising já estava pronta e muito desse material foi perdido por causa da ausência da banda.
É inacreditável e só tenho a lamentar que os fãs mais uma vez sejam os prejudicados por artistas que agem dessa maneira. A produção do festival fez de tudo que se possa imaginar para ter o Saxon pelo menos em São Paulo, mas eles não respeitaram o Brasil, o festival e principalmente os fãs brasileiros. Sem esquecer que México e Argentina também foram muitos prejudicados.
Vale ressaltar que os fãs mexicanos e argentinos, sabendo da dificuldade que é fazer um festival como esse, e que a produção não teve nada de culpa com o cancelamento do Saxon, todos eles têm apoiado em massa e, por isso, foram devolvidos apenas 6 ingressos no México. Na Argentina a Doro (velha amiga de Biff Byford e surpresa com essa atitude do Saxon) se ofereceu para substituir os ingleses por lá. Dessa maneira essa grande vocalista está já voando para Buenos Aires.
Whiplash! - Sempre que uma banda é cancelada o público entende que o problema é do promotor, de falta de organização, etc. Como você vê isso e o que diria neste caso?
Paulo Baron: Existem muitos promotores picaretas e que realmente estragam todo um mercado de trabalho, mas a Top Link sempre se compromete em trazer as bandas mais confiáveis e sempre em ter uma produção no melhor nível possível. Todas as nossas bandas tocam em casas ótimas e ficam hospedadas em hotéis de nível. A Top Link vem fazendo shows no Brasil há anos e nunca tivemos problemas. A Top Link investe muito dinheiro para fazer um evento como o Live 'N' Louder e não brincaríamos em cancelar banda em cima da hora. Muitos fãs se sentem revoltados e querem culpar o promotor. Entendo a revolta quando percebem que sua banda preferida não está cumprindo um contrato, mas mal sabem eles tudo o que acontece por trás de um evento deste porte e o quanto a produção do festival trabalha pesado para que uma das tantas atrações não faça isso. Infelizmente não respeitam ainda o Brasil. Vide o caso do Metallica que desprezou os brasileiros e na seqüência estava tocando no Japão.
Whiplash! - No seu ponto de vista, quais as parcelas de culpa da produção e da banda nesse caso?
Paulo Baron: Toda a culpa da banda... 100% de culpa. Não embarcaram porque não quiseram. Abaixo segue a lista de passagens deles. Reserva totalmente confirmadas:
1.1SPRINGER/LARS.MR
2.1MULLER/MATHIAS.MR
3.1GLOCKLER/NIGEL.MR
4.1QUINN/PAUL.ANTHONY.MR
5.1BYFORD/PETER.MR
6.1SCARRATT/DOUGLAS.MR
7.1DIETMAR/STEFAN.MR
8.1JENSEN/THOMAS.MR
9.1CARTER/TIMOTHY.MR
10.1MEINERT/SASCHA.MR
1*MX3498 05OCT TH FRAMEX 1410 1855
2 MX 20 05OCT TH MEXMTY 2045 2205
3 MX 90 07OCT SA MTYMEX 0840 1005
4 MX1691 09OCT MO MEXEZE 2115 0825
5 LH 503 13OCT FR EZEGRU 1450 1715
6*MX1015 15OCT SU GRUMEX 2200 0540
7*MX3499 16OCT MO MEXFRA 2050 1435
Whiplash! - O Live 'N' Louder chegou e trouxe bastante expectativa aos fãs de Heavy Metal no Brasil, pois há muito tempo não tínhamos um evento tão grande neste estilo. A que ponto esse tipo de acontecimento desanima os produtores? Você pensa em desistir, e não prosseguir com festival?
Paulo Baron: Não, jamais! Temos que lutar com todas as forças, fãs e promotores para manter um festival no Brasil. A situação econômica do país, como sempre, não é das melhores, e infelizmente a situação financeira dos fãs não é boa para comprar seu ingresso. Muita gente reclama do preço, mas queria saber em qual lugar do mundo, trazendo várias bandas internacionais que cruzam o mundo, você tem um ingresso de meia entrada a 60,00 reais, uma média de 26 dólares? Só aqui em São Paulo isso acontece.
Whiplash! - Agradecemos os esclarecimentos Paulo. Alguma mensagem final?
Paulo Baron: Espero que todos entendam que a Top Link está fazendo o melhor possível e que todos compareçam em massa neste sábado para prestigiar mais uma edição do Live 'N' Louder e mostrar para o mundo que podemos fazer festival aqui também com a melhor qualidade como vemos na Europa. Existem pessoas vindo de muitos países como Peru, Paraguai, Argentina, Chile, Equador, e Espanha. Vamos prestigiar as bandas que estão vindo e que respeitam nossa cena de verdade e nos divertir muito!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
O disco que John Lennon dizia que Beatles jamais faria: "Eu odiaria um álbum assim"
Geezer Butler e Tony Iommi homenageiam Ozzy Osbourne, que faria 77 anos nesta quarta-feira
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O álbum do Megadeth que fez "zigue" e o mundo fez "zague", segundo David Ellefson
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"
A escolha dos Beatles que surpreendeu Andreas Kisser: "Tinham motivos, mas acho brutal"
A história por trás da tosse que abre um dos maiores clássicos do heavy metal
James Hetfield conta como o Metallica enganava os fãs no início da carreira


A música que ficou guardada por uma década e acabou virando um grande clássico de Steve Vai
O clássico do metal oitentista inspirado em Toto, desastre do Titanic e Monsters of Rock
Biff Byford, vocalista do Saxon, completa ciclo de quimioterapia
5 discos lançados em 1981 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Como uma camiseta do Saxon ajudou a mudar para sempre a trajetória do Metallica



