Dylan quer impedir filme sobre atriz de Warhol
Fonte: UOL Música
Postado em 15 de dezembro de 2006
Bob Dylan pediu aos seus advogados para impedir o lançamento de um filme sobre uma das atrizes de Andy Warhol que, na sua opinião, o difama.
O filme "Factory Girl" conta a história trágica de Edie Sedgwick, uma das modelos preferidas de Warhol. Nos anos 60, Sedwick estrelou alguns dos filmes do artista norte-americano, como "Kitchen" e "Beauty nº2". Depois de um breve momento de fama, a atriz se viciou em heroína e morreu em 1971 de overdose.
Factory era o nome do estúdio permanente em Nova York onde Andy Warhol produzia suas obras, entre elas pinturas e curta-metragens.
No filme, com Sienna Miller no papel principal, é dado um amplo destaque à história de amor entre Bob Dylan e a moça que, segundo o roteiro, é deixada pelo cantor e mergulha em uma profunda depressão.
No filme o personagem de Dylan é chamado pelo nome de Danny Quinn, mas qualquer um que o assista não tem dúvidas sobre a identidade do cínico amante da modelo. O cantor sempre negou qualquer envolvimento amoroso com a atriz, entretanto, acredita-se que algumas de suas músicas dos anos 60, como "Just Like a Woman", sejam inspiradas em Sedgwick.
Os advogados de Dylan pediram que o filme não seja exibido por ser "difamatório". "Factory Girl" deveria sair nas telas norte-americanas em 27 de dezembro deste ano.
Mais de 30 anos após sua morte, Edie Sedgwick segue como influência para diferentes gerações de artistas pop, especialmente músicos. A banda The Cult gravou no disco "Sonic Temple", de 1989, a faixa "Edie (Ciao Baby)", sobre a atriz, e o novo grupo inglês The Long Blondes cita o nome de Sedgwick em uma de suas canções, "Lust in The Movies".
(Com informações da agência Ansa)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps