Morre Bill Sabo, baterista original do Shok Paris
Por Leticia Regina da Rocha
Fonte: Blabbermouth
Postado em 21 de março de 2007
O baterista original do SHOK PARIS, Bill Sabo, sofreu uma parada cardíaca e faleceu no dia 16 de março. Sabo tinha 46 anos e deixou a esposa Erica (39) e os filhos Drew (19) e Cameron (7). Será feita uma homenagem póstuma no sábado dia 31 de março na Igreja Metodista em Cleveland, Ohio (Rua Pearl Road, 4200 – 216 661 5642) às 14:00 hrs.
Sabo, junto com o guitarrista e primo Eric Marderwald, o guitarrista Ken Erb e o baixista Kel Berkshire, formaram o SHOK PARIS – banda que se tornaria mais tarde uma das mais populares na cena metal de Cleveland nos anos 80. Ele também foi o responsável pelo nome do grupo, e descreveu o som na época como sendo "uma interessante mistura forte, uma energia do rock pesado com a graça de Paris, França".
Sabo tocou na primeira gravação da SHOK PARIS, "Go Down Fighting", faixa que saiu na coletânea de 1983 "Cleveland Metal". A canção automaticamente se tornou um sucesso regional, colocando a SHOK PARIS na linha de frente da cena metal da região. Da noite para o dia a banda se tornou uma celebridade, após ter tocado apenas um punhado de vezes. Sabo também tocou no primeiro disco, "Go For The Throat", lançado em 1984 pela Auburn Records, participando da composição de todas as músicas. Ele deixou o grupo antes de gravar o álbum seguinte com a Auburn, "Steel And Starlight", para seguir outros interesses musicais.
O SHOK PARIS mais tarde assinou com a gravadora I.R.S./MCA, e gravou outro disco ("Concrete Killers"), saindo em turnê com bandas como SAVATAGE e LIZZY BORDEN, até que em 1989 encerrou atividades. Em 2004 o grupo se reuniu para tocar no festival Bang Your head, na Alemanha e no show de aniversário de 20 anos da Auburn Records em Cleveland.
"No início era Bill quem unia a banda", diz o ex-SHOK PARIS, atual AFTERSHOK, vocalista Vic Hix. "Ele foi um dos melhores bateristas com quem já trabalhei e era um bom compositor. Eu sinto sua falta. Nossos pensamentos estão agora com sua família."
O guitarrista Michael Klein (atual Breaker), comentou: "Eric, Bill, mais alguns amigos e eu começamos no porão da casa dos pais de Eric, no segundo grau ainda. Ainda tenho fitas com incontáveis versões de 'Starbreaker' do Judas Priest... material muito engraçado. Após alguns anos usando o nome Quasimodo, várias festas, e incontáveis litros de cerveja e gargalhadas, aconteceu de cada um seguir seu caminho - o meu foi a Breaker, e Eric e Bill foi a Shok Paris. Sempre que penso nos primeiros passos, Bill me vem à mente. Descanse em paz meu amigo, minha vida é mais rica por ter te conhecido".
"Estamos profundamente consternados por esse evento trágico", diz o presidente da Auburn, Bill Peters. "Sabo era um membro muito respeitado da comunidade Metal de Cleveland, e foi um prazer imenso trabalhar com ele no Shok Paris. Ele fará falta".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps