Dave Lombardo: "eu não pratico em casa"
Por César Enéas Guerreiro
Fonte: Blabbermouth
Postado em 13 de abril de 2007
A Rhythm, que se intitula "a revista de bateria mais vendida do Reino Unido", entrevistou recentemente o baterista do SLAYER, Dave Lombardo. Alguns trechos desse papo:
Sobre treinar o pedal direito do bumbo em seu chimbal: "O IRON MAIDEN foi o primeiro a fazer isso na música ‘Ghenghis Khan’, onde o chimbal faz o que o bumbo duplo estaria fazendo e havia notas fantasma na caixa para compensar a falta do bumbo. Levei pouco tempo desde a época que usava o chimbal até conseguir o meu segundo bumbo. Tenho que dar crédito ao MOTÖRHEAD pela música 'Overkill'. Quando eu a ouvi pela primeira vez, fiquei fascinado. Embora seja lenta pelos padrões atuais, eu achei que era muito legal".
Sobre ser uma "lenda da bateria": "Eu não penso muito sobre ser uma lenda da bateria. Eu não sei o que dizer. O que rolar rolou e eu sou assim mesmo ".
"Vou ter que participar de um workshop na Finlândia, mas fico pensando ‘o que vou fazer?’ Pra ser honesto, eu não gosto desses workshops. Como eu nunca tive aulas de bateria, eu não sei ficar sentado ensinando técnicas para as pessoas. Eu não gosto de escrever porque assim o que se consegue é só um pedaço de papel com um monte de notas e não dá pra tocar seguindo um papel digitado. Você acaba tocando como se estivesse digitando".
Sobre a falta de uma rotina de aquecimento: "Realmente, eu fico exausto no palco mas, depois que eu supero essa dificuldade, eu fico bem. Eu já venho aquecido desde o show anterior, então não preciso exagerar. Isso surpreende as pessoas. Eu não pratico em casa, fico só ouvindo música. Quando toco, eu deixo a música fluir. A energia que você vê no palco tem aumentado desde que tocamos nos festivais de Reading e Leeds [Inglaterra], no ano passado. Quando você está há tanto tempo neste negócio, ele acaba se tornando uma coisa muito natural, é o seu trabalho, você simplesmente faz".
Dicas para iniciantes: "Toque aquilo que você consegue tocar corretamente. Se você começa com AC/DC, toca um disco inteiro e se sente como se tivesse malhado, então você está indo bem".
"Depois de um tempo, comece a tocar coisas mais complicadas e tente alguma coisa do JUDAS PRIEST antigo e talvez um pouco de bumbo duplo. Se você estiver indo bem assim, passe para o próximo disco. Isso funcionou pra mim".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O clássico do Anthrax que influenciou "Schizophrenia", do Sepultura
A música do Metallica que faz um estádio de futebol americano tremer
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Os três guitarristas que Eddie Van Halen acusou de serem imitadores dele
Guns e Sabbath: semelhança entre "Zero the Hero" e "Paradise City"
O estilo musical que George Israel não curte: "Sem conexão com o Rio de Janeiro"


O disco do Slayer que deixou Andreas Kisser impressionado
A diferença entre "Divine Intervention" e "Diabolus in Musica", segundo Jeff Hanneman
Jeff Hanneman achava que "Diabolus in Musica" lembrava os primeiros discos do Slayer
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Bandas de heavy metal da nova geração não empolgam Kerry King
Kerry King revela qual é sua música favorita do Mastodon
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
A curiosa história por trás de uma das frases mais ofensivas da carreira do Slayer
Lista: 50 discos de rock e metal sem uma única música fraca
Thrash metal: cinco discos essenciais para quem quer descobrir o estilo



