Tony Iommi: "a era Dio sempre foi respeitada"
Por Marco Néo
Fonte: Blabbermouth
Postado em 10 de maio de 2007
D.X. Ferris, do Cleveland Scene, recentemente entrevistou Tony Iommi, guitarrista do HEAVEN AND HELL. Seguem algumas partes do bate-papo:
Scene: Qual você acha que é o ponto forte da "era Dio" (no BLACK SABBATH)?
Iommi: "As músicas são realmente fortes. Elas permanecem firmes, e eu acho que são músicas clássicas".
Scene: Os álbums com o Dio eram mais pesados e mais rápidos. Na época, vocês estavam tentando competir com bandas como o MAIDEN e o PRIEST, cuja popularidade estava crescendo?
Iommi: "Com o Ronnie nós pudemos escrever músicas mais aceleradas. Elas eram mais agitadas e bastante excitantes. O Ronnie cria esse clima. Com o Ozzy, nós até fizemos algumas músicas mais 'uptempo', mas a maioria era de sons mais lentos. Certamente nos nossos shows atuais com o Dio nós podemos colocar mais músicas rápidas no setlist - enquanto que com o Ozzy a música mais rápida que tocamos é 'Paranoid'. A troca de formação nos deu um novo ânimo. É como qualquer outra coisa: você pode seguir continuamente. E nos velhos tempos, tivemos os primeiros três ou quatro álbuns que foram muito bem, e daí a coisa começa a degringolar. Não se esqueça de que éramos jovens, usávamos muita droga e tudo o mais. Isso acabou afetando nossa música, o astral, nosso humor e a banda".
Black Sabbath - Mais Novidades
Scene: A banda deu uma maneirada após a chegada do Dio?
Iommi: "Não. Mas, na época, nos possibilitou dar uma 'limpada' um pouco depois. Mas não importa se você está usando ou não. Você tem que criar algo com a banda. E na época, no fim com o Ozzy, nós meio que tínhamos queimado todos os cartuchos".
Scene: Você considera o BLACK SABBATH uma banda de Metal?
Iommi: "Hoje em dia eu não me importo como as pessoas querem classificar a banda. Olhando para os anos 70, eu nos classifiquei como Heavy Rock, mas a banda acabou entrando nesse rótulo de Metal, então é o que a banda é, sabe?"
Scene: O SABBATH teve alguns vocalistas. Após o Ozzy e o Dio, quem seria o número 3?
Iommi: "Odeio olhar por essa perspectiva, mas Glenn Hughes é um grande vocalista. Eu fiz alguns projetos com ele, é um tremendo cantor".
Scene: Você tem planos para o futuro com o HEAVEN AND HELL?
Iommi: Nós dissemos que faríamos shows neste ano e colocaríamos um limite de tempo em vez de continuar indefinidamente. Tenho certeza de que com o passar do tempo nós vamos pensar nisso".
Scene: Vocês começaram um álbum novo com o Ozzy, que nunca foi lançado. Vocês têm planos de terminar esse trabalho?
Iommi: "Tenho certeza de que sim, só não sei quando. Da última vez, nós escrevemos tantas músicas e as coisas acabaram definhando. Acabamos por sair em turnê, o Ozzy começou com o 'The Osbournes' e o negócio murchou, pra ser bem honesto".
Scene: Você acha que não é dada a devida importância à era com o Dio?
Iommi: "Eu acho que houve bastante respeito. Os álbuns venderam bem quando foram lançados e, considerando os shows atualmente, tem sido fantástico. É refrescante, é grande. Nos últimos anos nós temos tocado os sets com o Ozzy, o que também é ótimo, mas é sempre bom dar uma mudada".
Leia a entrevista completa - em inglês - neste link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990
Filhos imploraram para que Dee Snider não fizesse mais shows com o Twisted Sister
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
Gary Holt "cobra" do Metallica "cheque gordo" por sua participação em letra de mega clássico
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
O estilo de filme que Frejat se recusa a assistir: "Nem me põe pra ver, não gosto"
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
As dez maiores bandas de metal do Brasil, de acordo com a Metal Hammer
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
A melhor música de "No Prayer for the Dying", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Andi Deris entende ser o momento certo para o Helloween lançar um novo "Keepers"
A reação de Lemmy Kilmister quando gravadora sugeriu que Motörhead gravasse um rap
A brutal diferença de tocar com Paul Stanley, Pink e Christina Aguilera, segundo brasileiro
O arrependimento que David Bowie carregava em relação a Elvis Presley
Gavin diz que Paulo Ricardo descobriu sua saída do RPM e entrada nos Titãs pela TV


Seria do Black Sabbath a música "tapa-buraco" mais bem sucedida da história?
Cillian Murphy explica a relação entre Ozzy Osbourne e Tommy Shelby, da série Peaky Blinders
Wanessa Camargo prefere Black Sabbath com Dio, mas Zezé Di Camargo prefere com o Ozzy
As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
"Heaven and Hell parece mais Rainbow que Sabbath", diz Regis Tadeu - e todos discordam
O estranho cover do Black Sabbath que Ozzy disse ser "a coisa mais assustadora" que ouviu
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
O pior músico do Black Sabbath de todos os tempos, segundo o próprio Ozzy Osbourne
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
Em entrevista de 1984, Tony Iommi contou o que ele curtia (e não curtia) ouvir
O riff de guitarra que Tony Iommi considera o maior de todos os tempos - alguém discorda?



