O riff de guitarra que Tony Iommi considera o maior de todos os tempos - alguém discorda?
Por Bruce William
Postado em 23 de maio de 2025
Tony Iommi já foi chamado de muita coisa: gênio do riff, pai do heavy metal, mestre do timbre sombrio. Mas acima de qualquer rótulo, é um músico que sabe ouvir. Ao longo da carreira, mostrou respeito pelos colegas, mesmo sendo ele próprio uma das figuras mais influentes do rock. Suas opiniões, quando surgem, costumam ser ponderadas — e sempre merecem atenção.
Em 2019, durante entrevista à revista Metal Hammer, Iommi foi perguntado sobre qual seria, na visão dele, o maior riff de guitarra de todos os tempos. A resposta veio sem rodeios: "'Smoke on the Water', do Deep Purple." Ele ainda citou Jimmy Page e alguns riffs do Led Zeppelin, mas deixou claro que a escolha principal era o clássico gravado por Ritchie Blackmore em 1972.
Black Sabbath - Mais Novidades

"Há muitos riffs incríveis por aí, antigos e atuais. Mas você tem que citar 'Smoke on the Water' do Deep Purple", disse. A fala é direta, mas traz um reconhecimento importante: não se trata do riff mais técnico ou elaborado, e sim daquele que representa o poder do rock em sua forma mais imediata e acessível.
Lançada no álbum "Machine Head", a música se tornou um marco tanto para o público quanto para os guitarristas. O riff, construído com apenas algumas notas, virou porta de entrada para milhares de iniciantes que pegam a guitarra pela primeira vez. Poucos riffs têm esse alcance imediato, e Iommi reconhece o valor disso, deixando claro que é um grande fã de seus contemporâneos, tendo citado para a Classic Rock um álbum e outra canção da banda como estando entre seus preferidos.
"Eu sempre gostei do Deep Purple, e meu álbum favorito deles é 'In Rock', revela o guitarrista. "Tem uma clássica atrás da outra. Eles sempre criavam riffs incríveis, e 'Speed King' é difícil de superar. É uma música ótima e energética que mostra cada membro da banda fazendo o que faziam de melhor. [Os vocais de] Ian Gillan e os teclados de Jon Lord... Eles eram músicos excepcionais".
Jimmy Page também foi lembrado por ele como autor de grandes criações, mas é difícil competir com a universalidade que o Purple conseguiu com "Smoke". O próprio Iommi tem riffs que fazem parte do alicerce do gênero como "Iron Man" ou "Paranoid", mas aqui ele optou por destacar algo que vai além da autoria individual: o impacto coletivo.
É essa visão ampla que diferencia os grandes músicos dos ídolos circunstanciais. Iommi entende que rock não é só sobre técnica ou velocidade, mas sobre aquilo que gruda na memória e inspira o próximo a tocar. Nesse sentido, o riff de Blackmore é quase um hino informal da guitarra elétrica. Então, ao escolher "Smoke on the Water" como o maior riff, Tony Iommi não apenas reverencia um clássico, mas também reforça que simplicidade, quando bem aplicada, pode ser mais poderosa do que qualquer virtuosismo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
A banda com três cantores que representa o futuro do metal, segundo Ricardo Confessori
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Tem alguma música do Guns N' Roses que é a mais difícil de tocar? Duff McKagan responde
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
"Não consigo te acompanhar": Geddy Lee exalta Anika Nilles em ensaio do Rush
A canção do AC/DC que veio de Bon, foi gravada por Brian e ainda arrepia Angus
Regis Tadeu "revela a verdade" que se esconde por trás do Angine de Poitrine
5 músicas do Dream Theater que merecem sua atenção
Dave Mustaine afirma que o Megadeth retornará ao Brasil
Rolling Stones parece ter divulgado capa e título do novo álbum
5 bandas de heavy metal que estão na ativa e lançaram mais de 10 discos de estúdio
Como Jimi Hendrix dividiu o Black Sabbath; uma parte amava, outra odiava
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
Faixa de novo EP do Sepultura remete à música do Black Sabbath cantada por Ian Gillan
Glenn Hughes teria recusado gravar "Seventh Star" se soubesse ser um disco do Black Sabbath
Membros do Black Sabbath recuperam direitos sobre demos do Earth
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
As duas músicas do Black Sabbath que quase foram arruinadas por títulos ruins
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
Os melhores discos de 20 grandes bandas de Heavy Metal


