Apocalypse: tecladista recebeu Prêmio Açorianos de Música
Por Eliton Tomasi
Fonte: Som do Darma
Postado em 09 de maio de 2009
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O compositor, tecladista, professor e pesquisador Eloy Fritsch recebeu no último dia 28 de abril o "Prêmio Açorianos de Música - Menção Honrosa", pela sua contribuição ao cenário musical gaúcho. A entrega do "Troféu Açorianos" foi realizada no Teatro São Pedro em Porto Alegre. A cerimônia foi televisionada pela TV-COM da RBS, retransmissora gaúcha da Rede Globo.
A casa estava lotada para acompanhar a maior premiação de música do Estado do Rio Grande do Sul. Fritsch foi o primeiro homenageado da noite.
A produção do evento fez um documentário sobre a carreira do músico com cenas dos shows do APOCALYPSE extraídos dos DVDs Live in Rio e The Bridge Of Light.
O tecladista falou emocionado ao grande público presente agradecendo aos que o apoiaram em sua trajetória musical.
Eloy F. Fritsch iniciou sua carreira musical em 1983 quando criou, com seus amigos de escola, o grupo de rock progressivo APOCALYPSE, o mais representativo do gênero no sul do Brasil. Ao utilizar diversos sintetizadores e teclados eletrônicos, o músico começou a se destacar através de sua atuação nos palcos e gravações. Em 1993, o APOCALYPSE assinou contrato com a gravadora MUSEA da França para lançamento de três CDs na Europa, divulgando a música feita no Rio Grande do Sul para o mundo todo. Em 25 anos de carreira, o APOCALYPSE já lançou 10 álbuns e dois DVDs.
Eloy Fritsch foi escolhido por quatro vezes como o melhor tecladista de rock progressivo do Brasil, em eleição realizada pelo site Rock Progressivo Brasil (RPB) (www.rockprogressivo.com.br). Em 1991, Fritsch recebeu o prêmio de melhor instrumentista no FestPop e em 1999 foi escolhido o melhor tecladista do festival ProgDay na Carolina do Norte, quando o APOCALYPSE gravou seu álbum duplo ao vivo nos Estados Unidos.
Fritsch também já foi matéria nas revistas "Keyboard" (EUA), "21st Century Music" (Itália), "E-dition" (Holanda) e nas brasileiras "Teclado & Áudio", "Música & Tecnologia"e "Cover Teclado".
Paralelamente ao APOCALYPSE, Eloy Fritsch também desenvolve uma vitoriosa carreira solo voltada para a composição em estúdio com sintetizadores e teclados eletrônicos. O músico já lançou oito álbuns instrumentais e suas composições foram selecionadas para várias coletâneas lançadas em diferentes países: Le Melleur du Progressif Instrumental (França), Margen (Espanha), Mellotron (Argentina), E-dition (Holanda), Planeta Nova Era (Brasil) e Brasil Instrumental 2006 (Brasil). O tecladista foi consultor da Roland do Brasil e atualmente é endorser dos teclados Tokai e dos sintetizadores Labolida.
Após doutorado, Eloy Fritsch assumiu como professor do Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, criando o Centro de Música Eletrônica do Instituto de Artes - um conjunto de três estúdios de música eletroacústica destinados às atividades de composição por computador. Fritsch foi professor da nova geração de músicos eletrônicos gaúchos e de tantos outros compositores que realizam música eletroacústica. Introduziu a linguagem Max/MSP e diversas técnicas de composição por computador no Rio Grande do Sul. Em 2008 lançou o DVD "Música Computacional e Eletrônica" e o livro "Música Eletrônica – Uma Introdução Ilustrada" pela Editora da UFRGS.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
O principal problema do novo documentário dos Raimundos, segundo Digão
Mortiis cita o Sarcófago entre as poucas referências do black metal no início dos anos 90
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
O megastar maior que o Pink Floyd cujo show David Gilmour achou apenas "mediano"
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
Quanto do Angra pertence a Felipe Andreoli, Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Vivian Campbell relembra teste para entrar na banda de Dio; "Eles estavam chapados"
O álbum do Pink Floyd que fez Kate Bush pensar em desistir de escrever músicas
Skid Row anuncia versão remasterizada de coletânea, que será lançada em novembro
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
King Diamond relança "Halloween" para o Halloween
Regis Tadeu cita bandas que não curvaram ao mercado e ganharam dinheiro mesmo assim
A música que Eddie Van Halen achava "impossível" de tocar; "Juro que tentei muito"
A música envolvente do Ghost inspirada em serial killer enigmático que nunca foi capturado

Lemmy: "Radiohead e Coldplay são bandas sub-emo"
Quanto vale o Metallica? Quanto cada um deles tem de dinheiro?
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Marty Friedman: "Prefiro mastigar vidro que ouvir Jimi Hendrix"
Duff McKagan: "Justin Bieber é um roqueiro de verdade!"
Planno D: 10 coisas que irritam metaleiros (vídeo)



