Michael Schenker: trajetória do guitarrista no Mofodeu
Por Vitor Bemvindo
Fonte: Mofodeu
Postado em 31 de julho de 2009
Alguns artistas ficam estigmatizados mais por suas personalidades do que pelo seu talento. É o caso do talentosíssimo MICHAEL SCHENKER que, por conta de sua forte personalidade e problemas com o álcool, acaba por não ter seu dom reconhecido como merecia.
Schenker sempre foi precoce, ingressando na banda do seu irmão mais velho, Rudolf Schenker, aos 16 anos e gravando o primeiro disco com os SCORPIONS um ano mais tarde. Sua habilidade como guitarrista solo logo seria reconhecida e, durante a turnê da banda alemã pela Inglaterra acabaria sendo convidado para substituir, provisoriamente, o guitarrista Bernie Marsden (que ficaria mais conhecido por sua passagem no WHITESNAKE) na banda de hard rock britânico UFO.
Michael Schenker - Mais Novidades
O desempenho do menino-prodígio foi tão elogiado que ele acabou sendo efetivado na banda. Com Phill Mogg, vocalista do UFO, Schenker faria uma parceria que geraria alguns clássicos da banda como "Doctor Doctor". O interessante é que nos primeiros dias no UFO, Schenker não falava uma só palavra em inglês, mas mesmo assim, participou de 80% da composição do terceiro álbum da banda, "Phenomenon", de 1974.
Entre 1974 e 1978, o UFO lançou cinco ótimos disco de estúdio com a participação ativa de Michael Schenker. A personalidade explosiva do alemão, no entanto, fez com que sua relação com a banda se desgastasse e, em 1979, durante o processo de mixagem do disco "Strangers in the Night" (tido por muitos como um dos melhores álbuns ao vivo da história), Schenker deixou a banda.
Com isso, ele voltaria para a sua banda-mãe, os Scorpions, que estava em processo de composição do seu sexto álbum de estúdio. Schenker chegaria a tempo de gravar somente três faixas para o disco ("Lovedrive", "Another Piece of Meat" e "Coast to Coast"). Durante a turnê de "Lovedrive", Schenker apresentaria diversos problemas com o álcool, sendo demitido meses mais tarde.
Assim, ele foi obrigado a fundar sua própria banda, no início dos anos 80, o Michael Schenker Group (MSG). Com ela, o guitarrista lançaria um sem-número de discos, com a participação de diversos músicos conhecidos como, por exemplo, Don Airey (RAINBOW e DEEP PURPLE) e Graham Bonnet (RAINBOW e ALCATRAZZ).
Ainda nos anos 80, o guitarrista alemão receberia convites para ingressar no AEROSMITH e na banda de OZZY OSBOURNE, mas os convites não passaram de algumas audições em estúdios. Nos anos 90, ele foi cotado para substituir Ritchie Blackmore no DEEP PURPLE, mas Ian Gillan e companhia acabaram escolhendo Steve Morse.
Nos anos 90, Schenker voltou a integrar o UFO, reeditando a parceria com Phil Mogg em outros dois discos de estúdio, que foram muito elogiados. Os desentendimentos com Mogg continuaram e ele chegou a deixar a banda e voltar no ano 2000, saindo de novo pouco tempo depois.
Em 2006, ele se reuniu com seus companheiros de Scorpions para alguns shows comemorativos, mas a parceria não rendeu maiores frutos.
Atualmente ele está na ativa com o seu MSG, que esteve recentemente em São Paulo. Para celebrar a vinda dessa lenda do rock ao Brasil, o MOFODEU fez um programa inteiramente dedicado à trajetória do guitarrista. Nele, tocamos alguns clássicos da sua carreira e alguns petardos esquecidos.
Está imperdível! Para ouvir, basta acessar o site:
http://www.mofodeu.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, morre aos 47 anos
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
O ícone do thrash metal que era idolatrado na Bay Area e tinha um lobo de estimação
A melhor e a pior música de cada disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
O gênero musical que Phil Collins nunca suportou ouvir, segundo o próprio
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
"Tool virou música de velho", admite vocalista Maynard James Keenan
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância


Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
Os 6 melhores vocalistas de metal farofa que a Loudwire considera injustamente subestimados


