Andreas Kisser: Air guitar, loucura imaginária ou arte real?
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo Música
Postado em 24 de julho de 2009
Andreas Kisser, guitarrista do SEPULTURA, escreveu em sua coluna no Yahoo! a respeito da prática de air guitar. Confira abaixo um trecho do artigo.
"Atire a primeira palheta quem nunca dedilhou um solo apoteótico ou "tocou" um riff arrebatador em uma guitarra invisível, sentindo-se por alguns instantes o próprio Jimmi Hendrix, Angus Young, Yngwie Malmsteen ou tantos outros virtuoses do instrumento de verdade.
Fingir tocar uma guitarra é um hábito provavelmente tão antigo quanto o próprio rock and roll. Guitarristas e não guitarristas de todo o mundo viajam em suas performances, turbinados normalmente pela energia que vem das músicas e pela reverência a suas bandas e ídolos favoritos, enquanto observadores desavisados manifestam as mais diversas reações, geralmente espanto, incredulidade e risos, muitos risos.
Andreas Kisser - Mais Novidades
O air guitar é classe A. Talvez um dos temperos mais loucos originados do rock. Sua prática torna possível a qualquer pessoa experimentar a sensação de ser uma estrela do rock sem necessariamente ser uma. Não seria exagero afirmar que o air guitar ajuda a democratizar a música ao permitir que seus praticantes sintam-se como seus ídolos, independente da idade, sexo, profissão, preferências ou habilidades musicais. Acrescente profissionalismo a esses elementos, com palco, luzes, público, regras bem definidas e....pronto, temos um evento divertidíssimo, agitado e organizado: puro rock!
É o que acontece anualmente em mais de 20 países, quando air-virtuoses degladiam-se em campeonatos nacionais tentando faturar o grande prêmio: uma viagem à Finlândia para representar seu país no Campeonato Mundial de Air Guitar! À primeira vista pode parecer coisa de doido, mas enganam-se os que pensam desta forma.
Há alguns anos eu e o Roger (Ultraje a Rigor) fomos convidados a assistir uma amostra de air guitar no SESC, em São Paulo. Experiência foi muito divertida. A pessoa tem que ter muita coragem e desprendimento para fazer isto. Foi extremamente engraçado, nós rolamos de rir! Apareceu de tudo por lá, gente de terno tocando AC/DC, mulheres no death metal e até grupos com guitarra, baixo e bateria.
A matéria completa pode ser conferida aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
King Diamond anuncia saída do guitarrista Andy La Rocque
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
Bruce Dickinson se junta a Billie Joe Armstrong para cantar "All the Young Dudes"
O verso de "Metamorfose Ambulante" que guarda o maior segredo de Raul Seixas
Sem prévio aviso, Avenged Sevenfold disponibiliza novo EP "Statica"
Gus G. é anunciado como guitarrista do King Diamond
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
A bebedeira que virou um dos maiores clássicos do Deep Purple
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
O apoio de Ozzy Osbourne à comunidade LGBTQ+ em 1989
Bon Jovi encerra show antes da hora devido a problema de saúde de Jon
Com Strokes e Gorillaz, Primavera Sound Brasil divulga programação por dia e venda de ingressos
Andreas Kisser explica motivo pelo qual capas do Metallica ficaram "horríveis"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Chris Cornell: relatório policial descreve últimas horas e morte

A música do Anthrax que Andreas Kisser considera "quase prog"
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
Greyson Nekrutman motivou Andreas Kisser a compor novas músicas para o Sepultura
Andreas Kisser não compreende a maneira como Eloy Casagrande deixou o Sepultura
Eminence lança "Silent March" com participação de Andreas Kisser
A música do Slayer que "embaralhou" a cabeça de Andreas Kisser, do Sepultura



