Andreas Kisser: Air guitar, loucura imaginária ou arte real?
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo Música
Postado em 24 de julho de 2009
Andreas Kisser, guitarrista do SEPULTURA, escreveu em sua coluna no Yahoo! a respeito da prática de air guitar. Confira abaixo um trecho do artigo.
"Atire a primeira palheta quem nunca dedilhou um solo apoteótico ou "tocou" um riff arrebatador em uma guitarra invisível, sentindo-se por alguns instantes o próprio Jimmi Hendrix, Angus Young, Yngwie Malmsteen ou tantos outros virtuoses do instrumento de verdade.
Fingir tocar uma guitarra é um hábito provavelmente tão antigo quanto o próprio rock and roll. Guitarristas e não guitarristas de todo o mundo viajam em suas performances, turbinados normalmente pela energia que vem das músicas e pela reverência a suas bandas e ídolos favoritos, enquanto observadores desavisados manifestam as mais diversas reações, geralmente espanto, incredulidade e risos, muitos risos.
Andreas Kisser - Mais Novidades
O air guitar é classe A. Talvez um dos temperos mais loucos originados do rock. Sua prática torna possível a qualquer pessoa experimentar a sensação de ser uma estrela do rock sem necessariamente ser uma. Não seria exagero afirmar que o air guitar ajuda a democratizar a música ao permitir que seus praticantes sintam-se como seus ídolos, independente da idade, sexo, profissão, preferências ou habilidades musicais. Acrescente profissionalismo a esses elementos, com palco, luzes, público, regras bem definidas e....pronto, temos um evento divertidíssimo, agitado e organizado: puro rock!
É o que acontece anualmente em mais de 20 países, quando air-virtuoses degladiam-se em campeonatos nacionais tentando faturar o grande prêmio: uma viagem à Finlândia para representar seu país no Campeonato Mundial de Air Guitar! À primeira vista pode parecer coisa de doido, mas enganam-se os que pensam desta forma.
Há alguns anos eu e o Roger (Ultraje a Rigor) fomos convidados a assistir uma amostra de air guitar no SESC, em São Paulo. Experiência foi muito divertida. A pessoa tem que ter muita coragem e desprendimento para fazer isto. Foi extremamente engraçado, nós rolamos de rir! Apareceu de tudo por lá, gente de terno tocando AC/DC, mulheres no death metal e até grupos com guitarra, baixo e bateria.
A matéria completa pode ser conferida aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
O disco injustiçado dos anos 90 do Iron Maiden, de acordo com Regis Tadeu
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Os álbuns do Iron Maiden que colocam Bruce Dickinson e Steve Harris em lados opostos
A melhor banda brasileira de prog metal segundo o Loudwire
150 clássicos do heavy metal que foram lançados há mais de 40 anos
A banda que James Hetfield odeia e Robert Trujillo ama: "É por isso que eu os odiava"
Guns N' Roses vai gravar novas músicas em 2027, garante Slash
A banda que Freddie Mercury e Dave Grohl colocam acima de todas e Axl Rose discorda
Slash e banda moraram juntos para escrever músicas do novo álbum
Iron Maiden e Judas Priest estavam acertando turnê juntos para 2026, segundo Ian Hill
Agora é oficial: Dream Theater começa a trabalhar no próximo álbum
O dia em que Steve Harris virou checador de fatos do baterista do Nightwish
Randy Blythe, vocalista do Lamb of God, não se considera um músico muito bom
Black Sabbath posta foto de membros da banda com Linda Blair, protagonista de "O Exorcista"
Cinco inesperados músicos famosos que odiavam o saudoso John Lennon
Guns N' Roses: a trágica história do baixista fundador


O que significa a famigerada expressão "viúva dos Cavalera"?
O músico dos EUA que chorou antes do show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
As músicas do Sepultura que Andreas Kisser não sabia que sumiram do streaming
A homenagem britânica que só Andreas Kisser e Ivan Lins têm entre os brasileiros
A influência de Andre Matos em Andreas Kisser, segundo o próprio



