Kid Vinil: "o lado mais independente do Rock"
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo Música
Postado em 25 de setembro de 2009
O músico, radialista e ex-VJ KID VINIL, escreveu em sua coluna no Yahoo! a respeito do lado independente do rock: "Já que estamos no mês da Independência, aproveito para falar um pouco sobre o lado mais independente do rock. Aliás, essa história começa bem longe, lá pelos meados da década de 1950, na explosão do rock and roll, com gravadoras como Chess Records, Imperial, Sun Records (que revelou Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Carl Perkins) e a famosa Motown Records, responsável por Stevie Wonder, Marvin Gaye e o Jackson Five de Michael Jackson.
A história da maioria dos ícones da música pop começa em gravadoras independentes e, a partir de meados da década de 1960, as bandas começam a criar seus próprios selos. Foi o que aconteceu com os Beatles em 1968, quando fundaram a Apple Records e passaram a gravar nesse selo, distribuído pela EMI Records. Até meados da década de 1970, a Apple Records contratou uma série de artistas, dentre eles James Taylor, Ravi Shankar e a banda Badfinger. Até hoje é um dos selos mais lucrativos da história da música pop, muito graças ao catálogo dos Beatles, pois nenhum de seus contratados foi campeão de vendas.
Seguindo o exemplo dos Beatles, em 1970 veio a Rolling Stones Records, que usava o famoso logo da língua, também símbolo da banda. Nesse caso, a gravadora dos Stones nunca se preocupou em revelar novos artistas, apenas em lançar os discos do grupo, a partir do álbum "Sticky Fingers", de 1971.
Leia a matéria na íntegra neste link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps