Preços: quanto custa para contratar a sua banda favorita
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Priceonomics
Postado em 22 de maio de 2014
Você já se perguntou quanto custa para contratar a sua banda favorita?
Graças à Degy Entertainment, uma agência do booking, podemos dar-lhe uma idéia: uma fonte anônima repassou uma lista das taxas sugeridas pelos agentes dos artistas por show. A lista, como qualquer outra, não é perfeita. É apenas demonstrativa, uma vez que cada show envolve uma negociação diferente. De qualquer forma, é uma lista curiosa.
O ARCADE FIRE, um dos headliners do Lollapalooza deste ano podem ser contratados por 150 mil dólares. Outros queridinhos do rock alternativo, QUEENS OF STONE AGE e ARCTIC MONKEYS, podem ser contratados por menos de 100k. O cachê dos KINGS OF LEON e o novo hype da mídia MUMFORD & SONS podem passar dos 500 mil. Falando de headliners, BON JOVI e BRUCE SPRINGSTEEN, dois dos maiores nomes do Rock In Rio no ano passado, porém, não carimbam os passaportes por um número com menos de dígitos. O AVENGED SEVENFOLD, que coleciona fãs e haters na mesma proporção e tocou no mesmo festival pode sair por 10% deste montante.
Há muitas injustiças. Enquanto David Guetta pode ganhar até 250 mil obamas para dar play em seu equipamento de som, o essencial BOB DYLAN, influência de influências, cobra mais ou menos o mesmo cachê. B.B. KING, a despeito de seus mais recentes shows, por tudo o que já entregou, poderia cobrar mais que seus cem mil dólares. E, o mais impressionantes, você pode convidar um dos mais expressivos guitarristas do nosso tempo, dono de um estilo único e inconfundível, TOM MORELLO (RAGE AGAINST THE MACHINE) para tocar em seu aniversário por menos de 20 mil.
E na lista dos astros que cobram até 30 mil, podemos encontrar quase todos aqueles que foram capa de revista nos anos 90 e primeiros dos anos 2000.
Na lista, como se pode notar, não há bandas de metal. Por outro lado, há até atrações que não tem nada a ver com música, como é o caso da dupla Myth Busters (de um programa de televisão).
Encontrar pelo menos dez nomes que você conhece entre os artistas que cobram até dez mil fica como desafio. O já citado guitarrista do RATM, agora em turnê com SPRINGSTEEN, não vale.
Comente: Qual você contrataria?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
Se Dave Murray sente tanta saudade da família, não seria lógico deixar o Iron Maiden?
A lenda da banda que foi batizada por suas músicas durarem menos do que 1 minuto
O personagem invisível do Angra que merece mais destaque, segundo Rafael Bittencourt
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
Angra foi "várias vezes" atrás de Andre Matos, revela Felipe Andreoli
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Twisted Sister confirma que fará shows com Sebastian Bach nos vocais
Spiderweb - supergrupo de prog com membros do Genesis, Europe e Angra lança single beneficente



Segurança de Bob Dylan revela hábitos inusitados do cantor nas madrugadas brasileiras
O músico que Bob Dylan disse tocar melhor do que qualquer outro: "Simplesmente fantástico"
Os 5 álbuns que podem fazer você crescer como ser humano, segundo Regis Tadeu
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
As 5 músicas dos Beatles que Bob Dylan cantou ao vivo
As 20 melhores músicas dos anos 2020, de acordo com o Ultimate Classic Rock
O cantor que Bob Dylan chamou de "o maior dos maiores"
Buckethead: guitarrista explica por que usa máscara e balde na cabeça
Veja curiosidades interessantes sobre o Iron Maiden


