Preços: quanto custa para contratar a sua banda favorita
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Priceonomics
Postado em 22 de maio de 2014
Você já se perguntou quanto custa para contratar a sua banda favorita?
Graças à Degy Entertainment, uma agência do booking, podemos dar-lhe uma idéia: uma fonte anônima repassou uma lista das taxas sugeridas pelos agentes dos artistas por show. A lista, como qualquer outra, não é perfeita. É apenas demonstrativa, uma vez que cada show envolve uma negociação diferente. De qualquer forma, é uma lista curiosa.
O ARCADE FIRE, um dos headliners do Lollapalooza deste ano podem ser contratados por 150 mil dólares. Outros queridinhos do rock alternativo, QUEENS OF STONE AGE e ARCTIC MONKEYS, podem ser contratados por menos de 100k. O cachê dos KINGS OF LEON e o novo hype da mídia MUMFORD & SONS podem passar dos 500 mil. Falando de headliners, BON JOVI e BRUCE SPRINGSTEEN, dois dos maiores nomes do Rock In Rio no ano passado, porém, não carimbam os passaportes por um número com menos de dígitos. O AVENGED SEVENFOLD, que coleciona fãs e haters na mesma proporção e tocou no mesmo festival pode sair por 10% deste montante.
Há muitas injustiças. Enquanto David Guetta pode ganhar até 250 mil obamas para dar play em seu equipamento de som, o essencial BOB DYLAN, influência de influências, cobra mais ou menos o mesmo cachê. B.B. KING, a despeito de seus mais recentes shows, por tudo o que já entregou, poderia cobrar mais que seus cem mil dólares. E, o mais impressionantes, você pode convidar um dos mais expressivos guitarristas do nosso tempo, dono de um estilo único e inconfundível, TOM MORELLO (RAGE AGAINST THE MACHINE) para tocar em seu aniversário por menos de 20 mil.
E na lista dos astros que cobram até 30 mil, podemos encontrar quase todos aqueles que foram capa de revista nos anos 90 e primeiros dos anos 2000.
Na lista, como se pode notar, não há bandas de metal. Por outro lado, há até atrações que não tem nada a ver com música, como é o caso da dupla Myth Busters (de um programa de televisão).
Encontrar pelo menos dez nomes que você conhece entre os artistas que cobram até dez mil fica como desafio. O já citado guitarrista do RATM, agora em turnê com SPRINGSTEEN, não vale.
Comente: Qual você contrataria?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
Edu Falaschi confirma membros do Angra e Fleshgod Apocalypse em show de São Paulo
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
Iron Maiden passou perrengue para gravar a lendária demo "The Soundhouse Tapes"
Metallica disponibiliza no seu canal do YouTube show realizado em 1988
Deep Purple lança nova música e videoclipe, "Arrogant Boy"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Do Uzbequistão aos Estados Unidos, a maior banda de metal de cada país
João Gordo anuncia rifa com disco do Iron Maiden autografado por Bruce Dickinson
Os erros e acertos do Bangers Open Air 2026, segundo canal Detector de Metal
Dave Mustaine revela suas inspirações: "As pessoas perdem a cabeça quando conto o que ouço"
Rob Dukes lembra idiotices antes da sobriedade: "um mix de David Lee Roth e Hulk Hogan"
Keith Richards descarta shows dos Rolling Stones ainda em 2026
Eddie Vedder anuncia atrações do Ohana Festival 2026
Banda iraniana foi condenada pela Lei da Sharia por tocar metal e caso chocou o mundo do rock

O desconhecido que tocou com Ringo Starr, George Harrison, Bob Dylan e Neil Young
Bob Dylan e o dueto mais sem química da história do rock: "Confuso e sem impacto"
O dueto que envolve Bob Dylan e acabou sendo lembrado como um desastre
O guitarrista que é um "gênio da matemática", segundo Bob Dylan
Silverchair: a história por trás da capa de Freak Show
Curiosidade: artistas que odeiam suas próprias músicas


