Preços: quanto custa para contratar a sua banda favorita
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Priceonomics
Postado em 22 de maio de 2014
Baterista do Exodus, Tom Hunting conta como é a vida sem estômago
Você já se perguntou quanto custa para contratar a sua banda favorita?
Graças à Degy Entertainment, uma agência do booking, podemos dar-lhe uma idéia: uma fonte anônima repassou uma lista das taxas sugeridas pelos agentes dos artistas por show. A lista, como qualquer outra, não é perfeita. É apenas demonstrativa, uma vez que cada show envolve uma negociação diferente. De qualquer forma, é uma lista curiosa.
O ARCADE FIRE, um dos headliners do Lollapalooza deste ano podem ser contratados por 150 mil dólares. Outros queridinhos do rock alternativo, QUEENS OF STONE AGE e ARCTIC MONKEYS, podem ser contratados por menos de 100k. O cachê dos KINGS OF LEON e o novo hype da mídia MUMFORD & SONS podem passar dos 500 mil. Falando de headliners, BON JOVI e BRUCE SPRINGSTEEN, dois dos maiores nomes do Rock In Rio no ano passado, porém, não carimbam os passaportes por um número com menos de dígitos. O AVENGED SEVENFOLD, que coleciona fãs e haters na mesma proporção e tocou no mesmo festival pode sair por 10% deste montante.
Há muitas injustiças. Enquanto David Guetta pode ganhar até 250 mil obamas para dar play em seu equipamento de som, o essencial BOB DYLAN, influência de influências, cobra mais ou menos o mesmo cachê. B.B. KING, a despeito de seus mais recentes shows, por tudo o que já entregou, poderia cobrar mais que seus cem mil dólares. E, o mais impressionantes, você pode convidar um dos mais expressivos guitarristas do nosso tempo, dono de um estilo único e inconfundível, TOM MORELLO (RAGE AGAINST THE MACHINE) para tocar em seu aniversário por menos de 20 mil.
E na lista dos astros que cobram até 30 mil, podemos encontrar quase todos aqueles que foram capa de revista nos anos 90 e primeiros dos anos 2000.
Na lista, como se pode notar, não há bandas de metal. Por outro lado, há até atrações que não tem nada a ver com música, como é o caso da dupla Myth Busters (de um programa de televisão).
Encontrar pelo menos dez nomes que você conhece entre os artistas que cobram até dez mil fica como desafio. O já citado guitarrista do RATM, agora em turnê com SPRINGSTEEN, não vale.
Comente: Qual você contrataria?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 bandas de metalcore se tornaram "rock de pai", segundo a Loudwire
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
Adrian Smith revela música do Iron Maiden que deve tocar no Bangers Open Air
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
O melhor solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
O músico que Edu Falaschi lamenta que não estará com Angra no Bangers: "Seria simbólico"
Phil Campbell pegou no sono antes de gravar solo de música do Motörhead
Filme com os últimos shows de John Lennon chega aos cinemas em abril
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
A inusitada ligação entre a criação do Helloween, uma barraca de frango e o Thin Lizzy
O cantor de Yngwie Malmsteen que ajudou Edu Falaschi: "Posso tentar alguns contratos?"
Baterista do Exodus, Tom Hunting conta como é a vida sem estômago
Geoff Tate revela que "Operation: Mindcrime III" sai em maio
A música gravada pelo Whitesnake que só foi tocada ao vivo por Glenn Hughes
A música do Queen que Brian May diz ter sido "a mais bonita" que Freddie Mercury escreveu

O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Segurança de Bob Dylan revela hábitos inusitados do cantor nas madrugadas brasileiras
O músico que Bob Dylan disse tocar melhor do que qualquer outro: "Simplesmente fantástico"
Os 5 álbuns que podem fazer você crescer como ser humano, segundo Regis Tadeu
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Futebol: conheça os times do coração de alguns rockstars
Led Zeppelin: A inspiração por trás do clássico "Kashmir"


