Blog Cena: os instrumentos antológicos do rock

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Gabriel Menezes, Fonte: Blog Cena
Enviar correções  |  Ver Acessos

Alguns instrumentos acabaram ganhando tanta notoriedade na história do rock quanto seus donos. São guitarras e baixos que se transformaram em ícones de bandas e do gênero em si, tornando-se o objeto de desejo de fãs no mundo todo.

O lado escuro do rock: você acredita em magia negra?Gilby Clarke: Axl me disse "aproveite seu último show"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com a banda mais famosa de todos os tempos não foi diferente, e o baixo não convencional usado por PAUL MCCARTNEY acabou se transformando em uma lenda. PAUL comprou o seu Hofner em formato de violino porque era o instrumento mais barato da loja e que, por ter um designe simétrico, não causaria tanta estranheza ao seu usado por um canhoto.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O instrumento utilizado pelo guitarrista do QUEEN, BRIAN MAY, tem uma história ainda mais simbólica do que a do baixo Hofner. A "Red Special", como MAY a batizou, foi construída por ele aos 16 anos com ajuda de seu pai. O custo da fabricação não passou do equivalente a cerca de 40 reais.

O guitarrista EDDIE VAN HALEN também ficou famoso por criar o seu próprio instrumento. No seu caso, a construção não partiu do zero como na "Red Special", mas sim a partir de diversas peças avulsas que formaram um único instrumento. Por isso mesmo ela acabou batizada como "Frankestein".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Um instrumento usado por PETER FRAMPTON também acabou se tornando um ícone da música pop. Neste caso não foi uma guitarra e nem um baixo, e sim algo nada convencional. A "Talk Box", uma espécie de pedal de efeito utilizado com a boca através de uma mangueira, é a marca registrada de um dos grandes sucessos do artista, "Show Me The Way". FRAMPTON acabou por capitalizar a fama do instrumento e atualmente vende a sua própria linha de Talk Box, que ele batizou de "Framptone".

O Blog Cena traz um texto com detalhes sobre a história destes instrumentos. Leia aqui.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Beatles"Todas as matérias sobre "Queen"Todas as matérias sobre "Van Halen"Todas as matérias sobre "Peter Frampton"


Quietos: os membros calmos de grandes bandas de rockQuietos
Os membros calmos de grandes bandas de rock

Guitarra: As 10 melhores levadas segundo a revista QGuitarra
As 10 melhores levadas segundo a revista Q


O lado escuro do rock: você acredita em magia negra?O lado escuro do rock
Você acredita em magia negra?

Gilby Clarke: Axl me disse aproveite seu último showGilby Clarke
Axl me disse "aproveite seu último show"


Sobre Gabriel Menezes

Gabriel Menezes é jornalista, natural de Volta Redonda, no Sul Fluminense. Atualmente, mora na cidade do Rio de Janeiro. Edita o Blog Cena (www.blogcena.com), onde escreve sobre rock e cultura pop. É um apaixonado por rock'n roll, em quase todas as suas vertentes. É baixista e membro da banda Dakocaga (www.myspace.com/dakocaga).

Mais informações sobre Gabriel Menezes

Mais matérias de Gabriel Menezes no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336