Blog Cena: os instrumentos antológicos do rock

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Gabriel Menezes, Fonte: Blog Cena
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 31/10/09. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Alguns instrumentos acabaram ganhando tanta notoriedade na história do rock quanto seus donos. São guitarras e baixos que se transformaram em ícones de bandas e do gênero em si, tornando-se o objeto de desejo de fãs no mundo todo.

1544 acessosSammy Hagar: "Uma reunião é meio que inevitável"!5000 acessosIron Maiden: uma releitura de "The Trooper" pelo Cine

Com a banda mais famosa de todos os tempos não foi diferente, e o baixo não convencional usado por PAUL MCCARTNEY acabou se transformando em uma lenda. PAUL comprou o seu Hofner em formato de violino porque era o instrumento mais barato da loja e que, por ter um designe simétrico, não causaria tanta estranheza ao seu usado por um canhoto.

O instrumento utilizado pelo guitarrista do QUEEN, BRIAN MAY, tem uma história ainda mais simbólica do que a do baixo Hofner. A “Red Special”, como MAY a batizou, foi construída por ele aos 16 anos com ajuda de seu pai. O custo da fabricação não passou do equivalente a cerca de 40 reais.

O guitarrista EDDIE VAN HALEN também ficou famoso por criar o seu próprio instrumento. No seu caso, a construção não partiu do zero como na “Red Special”, mas sim a partir de diversas peças avulsas que formaram um único instrumento. Por isso mesmo ela acabou batizada como “Frankestein”.

Um instrumento usado por PETER FRAMPTON também acabou se tornando um ícone da música pop. Neste caso não foi uma guitarra e nem um baixo, e sim algo nada convencional. A “Talk Box”, uma espécie de pedal de efeito utilizado com a boca através de uma mangueira, é a marca registrada de um dos grandes sucessos do artista, “Show Me The Way”. FRAMPTON acabou por capitalizar a fama do instrumento e atualmente vende a sua própria linha de Talk Box, que ele batizou de “Framptone”.

O Blog Cena traz um texto com detalhes sobre a história destes instrumentos. Leia aqui.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Sammy HagarSammy Hagar
"Uma reunião é meio que inevitável"!

2502 acessosVan Halen: Michael Anthony diz que agora é o momento da reunião757 acessosMarcos de Ros: Seria a Taylor Swift o novo Eddie Van Halen?423 acessosSeparados no nascimento: David Lee Roth e Ney Matogrosso681 acessosChikenfoot: best of mais material ao vivo363 acessosRolando Castello Junior: Patrulha do Espaço, Van Halen e Aeroblus0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Van Halen"

Cééééérebros...Cééééérebros...
E se os rockstars virassem zumbis?

Van HalenVan Halen
Eddie, relatado por Angus Young

USA TodayUSA Today
As 20 maiores de todos os tempos nos Estados Unidos

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"0 acessosTodas as matérias sobre "Queen"0 acessosTodas as matérias sobre "Van Halen"0 acessosTodas as matérias sobre "Peter Frampton"

Iron MaidenIron Maiden
Uma releitura de "The Trooper" pelo Cine

Iron MaidenIron Maiden
Conheça o West Ham, time do coração de Steve Harris

Cinco contra um?Cinco contra um?
Roqueiros comentam como a revista Playboy os marcou

5000 acessosSlash: guitarrista escolhe seus riffs favoritos5000 acessosNightwish: CDs destruídos e ingressos de shows devolvidos5000 acessosLars Ulrich: O motivo pelo qual o Big Four tocou "Am I Evil"5000 acessosDisco Novo Pra Quê?: Catálogo do Metallica explodiu em 20155000 acessosRichard Christy: "Foi difícil deixar o Iced Earth, porque eu amava a banda!"4779 acessosOzzy Osbourne: o terror dos morcegos de todo o mundo

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Gabriel Menezes

Gabriel Menezes é jornalista, natural de Volta Redonda, no Sul Fluminense. Atualmente, mora na cidade do Rio de Janeiro. Edita o Blog Cena (www.blogcena.com), onde escreve sobre rock e cultura pop. É um apaixonado por rock’n roll, em quase todas as suas vertentes. É baixista e membro da banda Dakocaga (www.myspace.com/dakocaga).

Mais informações sobre Gabriel Menezes

Mais matérias de Gabriel Menezes no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online