Veja análise dos setlists dos shows do Metallica em Porto Alegre e São Paulo
Por Eduardo dutecnic
Fonte: Minuto HM
Postado em 07 de fevereiro de 2010
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O site Minuto Heavy Metal conduziu uma cuidadosa análise dos setlists da passagem da World Magnetic Tour pelo Brasil. Confira a interessantíssima matéria abaixo.
Hoje em dia, com a internet, é muito mais fácil e, dependendo da fonte, muito mais confiável achar fotos, vídeos, áudio e setlists de cada show por aí. Mas o que vemos por aí é apenas um flood de informação, normalmente feitas por pessoas generalistas (jornalistas), que não possuem, claro, skill técnico para determinadas análises.
Bom, é exatamente nesse gap que entra o Minuto HM, com seu propósito diferente dos portais de notícias, para dar uma força… afinal, o que pretendo fazer abaixo, apesar de não ser tão difícil do ponto de vista "operacional", não se acha na rede…
Antes de mais nada, vamos colocar os 3 setlists dos shows do MetallicA no país e analisarmos:
- Setlists das noites (dãã);
- Músicas que se repetiram em 2 noites;
- Músicas que se repetiram nas 3 noites;
- Músicas que foram "exclusivas" para cada noite.
Então vamos lá:
1. Setlists das noites:
Cada noite contou com 18 músicas (sem contar o playback da abertura com a já clássica "The Ecstasy Of Gold"). No total, então, o Brasil ouviu 54 execuções de músicas dos "King Of The Road", sendo que, deste número, o total de músicas sem repetição é 31, número este que será usado na análise abaixo.
2. Músicas que se repetiram em 2 noites:
Das 31 músicas, 5 delas se repetiram em duas noites no país (sendo 16% deste total):
- For Whom The Bell Tools
- Ride The Lightning
- Fade To Black
- The Day That Never Comes
- Cyanide
Tal análise ajuda a confirmar o que chamo de "redescobrimento" da banda com o disco Ride The Lightning (além de, obviamente, a execução das músicas do mais recente trabalho, Death Magnetic).
3. Músicas que se repetiram nas 3 noites:
Esta análise mostra as músicas que a banda está usando praticamente de forma fixa desde o início da World Magnetic Tour e, basicamente, são aquelas músicas "ganha-pão", como qualquer banda faz ao-vivo, além das faixas baseadas exclusivamente no Death Magnetic.
Assim, das 31 músicas das 3 noites, 9 delas (em torno de 29%) foram executadas nos 3 shows:
- Creeping Death
- That Was Just Your Life
- The End Of The Line
- Sad But True
- One
- Master Of Puppets
- Nothing Else Matters
- Enter Sandman
- Seek And Destroy
O que se vê, então, é que a banda está usando os aclamamos 5 primeiros discos todas as noites, tocando pelo menos 1 música de cada. O Black Album se destaca com 3 músicas (Enter Sandman, Sad But True e Nothing Else Matters), como sempre desde o lançamento deste sucesso absoluto da indústria musical.
Outra coisa que pode ser vista através desta tabela é que a banda, apesar da variação dos sets, tem sim uma determinada "ordem" para executar as músicas, digamos, "fixas" do set – a inclusão de Creeping Death como fixa no set para abertura dos shows é algo que passou a ser usado pela banda na perna 2010 da turnê, visto que nos shows do ano passado, a banda estava abrindo os espetáculos com as duas primeiras músicas do Death Magnetic (dobradinha That Was Just Your Life e The End Of The Line). A dobradinha foi mantida, porém reposicionada para o meio da noite.
A exceção fica por conta da antecipação de Sad But True mais para o início da noite no terceiro e último show da banda no país, algo que rapidamente percebi durante o show e que ficou na minha cabeça para comentar por aqui.
4. Músicas que foram "exclusivas" para cada noite:
Ahhhh… a exclusividade… aqui a análise e motivo principal para o Minuto HM ter uma categoria chamada "cada show é um show", e não apenas "shows"… aqui o motivo pelo qual viajar para ver os shows, claro, sempre que possível, justifica os caros Reais investidos… com vocês, as músicas da World Magnetic Tour que foram executadas no país apenas uma vez:
Do maravilhoso quadro acima, podemos tirar diversas conclusões… basicamente então: das 31 músicas, 17 delas só foram vistas em sua totalidade por quem acompanhou os 3 shows da banda no país. O número, amigos, é expressivo, em minha opinião: 55% do total de músicas foi exclusivo (Marcus, taí, é nóis).
- The Memory Remains (com este post, esta é exatamente a ideia :-) )
- Battery
- Die, Die My Darling
- Phantom Lord
- The Four Horsemen
- Harvester Of Sorrow
- Broken, Beat & Scarred
- Blackened
- Stone Cold Crazy
- Motorbreath
- Fuel
- The Unforgiven
- Welcome Home (Sanitarium)
- My Apocalypse
- Fight Fire With Fire
- Helpless
- Hit The Lights
Como era de se esperar, as noites paulistas foram as mais, digamos, privilegiadas na questão da exclusividade – afinal e claro, foram duas noites em São Paulo. Outra coisa mais óbvia era a variação dos 3 covers, sendo que Die, Die My Darling já havia sido tocado em São Paulo em 1999 (outras músicas da banda também foram, mas… So What?). Agora, Helpless foi uma agradável surpresa e com teor ainda mais exclusivo (ainda que não tocada por inteira), visto que a banda costuma tocar mais frequentemente outras músicas nesta parte do set, como, por exemplo, Am I Evil? (Yes, I am).
Agora vamos às exclusividades brasileiras que arrasam, no bom sentido, o coração metálico… ver músicas como:
- a "sai-de-baixo" Battery
- Phantom Lord (não tenho palavras para este poderoso e inesperado som)
- a "nunca-deveria-sair-do-set" The Four Horsemen
- a contagiante Harvester Of Sorrow
- a "realizei-meu-sonho" Blackened
- Motorbreath (simplesmente "how I live my life")
- a "realizei-meu-sonho: parte 2? The Unforgiven
- a "mata-a-pau" Welcome Home (Sanitarium)
- a grande surpresa do Death Magnetic, claramente algo inesquecível e raro, a My Apocalypse (apesar de não termos visto as excelentes All Nightmare Long e The Judas Kiss em nenhuma noite em terra tupiniquins)
- a "arranca-toco" Fight Fire With Fire e, finalmente,
- a primeira das primeiras, a música 1 do disco 1, a que saiu primeiro via Metal Massacre (música 9 daquele disco de 1982, e do seu relançamento em 1984, já com o "Mettallica" devidamente corrigido), a que representa muito bem o thrash metal, Hit The Lights.
Outras duas músicas que não vem sendo executadas na turnê, do disco Reload, foram executadas: Fuel e The Memory Remains, as duas primeiras do disco, foram cantadas de forma contagiante em suas respectivas noites.
Ainda, o único disco * que a banda não usou (e nem vem usando) músicas é o Load.
* OK, do St. Anger também. Alguém quer alguma? Pois é, eu já sabia.
Galera, é bom demais ver o que o MetallicA apresentou para nós, brasileiros. Foram 3 noites mágicas e inesquecíveis que, infelizmente, deverão demorar a se repetir, se é que acontecerão (ainda mais com determinadas músicas que vimos acima).
Obrigado, MetallicA.
[ ] ‘ s,
Eduardo.
Obs.: obrigado ao Marcus Batera pela revisão final dos números.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
4 músicas de heavy metal que têm exatamente 4min44 de duração
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
A grande lição do documentário sobre Paul Di'Anno, segundo seu diretor
A música do Pink Floyd que David Gilmour adora, mas se recusa a tocar
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
A melhor banda de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
Resenha - Ten Years After - Marenna
Robb Flynn levava uma "vida louca" nos primeiros anos de carreira do Machine Head
70000 Tons of Metal anuncia primeiras atrações para viagem de 2027
Ian Anderson, do Jethro Tull, conta por que recusou convite para conhecer Elvis Presley
Rolling Stones igualam marca histórica dos Beatles com "Foreign Tongues"
"Nunca pesquisem Duality no YouTube", alerta fã de k-pop assustada com o Slipknot
Paulo Miklos compara sua saída dos Titãs com as de Arnaldo Antunes e Nando Reis
O rockstar americano que interditou andar inteiro da MTV no Brasil após feijoada

Doro Pesch já ficou apaixonada por James Hetfield, do Metallica
Metallica mudou a vida de Matt Heafy, vocalista do Trivium
Os 16 artistas que que todo mundo deveria ouvir, segundo Bob Dylan
A banda de metal que Dave Grohl defenderia até a morte
5 músicas de metal que seriam completamente diferentes sem um único detalhe
Como foi gravar músicas do Rainbow com o Dio, segundo James Hetfield do Metallica
O que as principais bandas de rock/metal faziam quando o Brasil foi penta?
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
Jason Newsted reconhece ter caído em "depressão severa" com diagnóstico de câncer
A energia masculina tóxica das turnês com o Metallica que o Linkin Park enterrou no seu passado
A banda em que Lars Ulrich se ofereceu para tocar bateria: "ele tem meu número"



