Andreas Kisser: a ligação do guitarrista com a ópera
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo!
Postado em 26 de abril de 2010
Andreas Kisser, guitarrista do SEPULTURA, escreveu em sua coluna no Yahoo! um artigo sobre ópera. Confira alguns trechos abaixo.
"O título da minha coluna nesta semana é a tradução, na minha modesta opinião, do melhor disco da história do rock: ‘A Night at the Opera’, do Queen. Mas não é por isso que usei este título e sim porque acabo de chegar de uma ópera em Praga, na República Tcheca. Essa foi a minha primeira experiência numa ópera e foi simplesmente inacreditável. Quem de vocês já teve a oportunidade de assistir a uma? Infelizmente, no Brasil é raro ver boas óperas. O país recebe alguns concertos e solistas eruditos, mas quando se fala em ópera é difícil encontrar um espetáculo.
A ópera que fui assistir em Praga é uma das maiores obras do compositor tcheco Antonin Dvorak (1841-1904). A "Rusalka" foi escrita em 1900, quando o músico já tinha vasta experiência em composição. O libretto foi escrito pelo poeta Checo Jaroslav Kvapil (1868–1950), baseado em contos de fadas e sereias. O teatro da Ópera do Estado de Praga é fantástico (veja aqui), fica ao lado do Museu Nacional, uma região bem turística da cidade.
O espetáculo é dirigido pelo diretor de cinema Zdenek Troska, o que traz muitas inovações para o palco, fazendo da ópera uma experiência ainda mais fantástica. Ele mistura cenas pré-gravadas com o cenário estático, fazendo os dançarinos e cantores saírem da tela e tomar vida no palco. O figurino é impecável, a orquestra afinadíssima e o clima te leva de volta ao passado, como se estivesse em 1901, quando foi a estreia de 'Rusalka' em Praga. A ópera é toda em tcheco, mas bem acima do palco existe uma tela que traduz as árias por meio de legendas em inglês e alemão, além do programa oficial, que faz uma sinopse da história. É importante saber o que se passa, sem saber o enredo fica difícil curtir o espetáculo, os cenários e os figurinos. Não sabia nada desta ópera, apesar de gostar do estilo – tenho alguns CDs com algumas óperas de Mozart e Wagner, além de conhecer as mais famosas como 'Aida', 'Carmem' e a brasileiríssima 'O Guarani', de Carlos Gomes. E por falar de ópera nacional, essa é a única que conheço, já que o erudito é um estilo que nunca realmente 'pegou' no nosso país. Talvez por termos começado tarde, já que a ópera foi perdendo popularidade no início do século passado".
Confira o artigo completo no link abaixo.
Andreas Kisser - Mais Novidades
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Eluveitie e Twisted Sister pediram para se apresentar no Bangers Open Air 2027
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
O álbum "esquecido" do Black Sabbath que merecia mais crédito, segundo Tony Iommi
A banda carioca de rock nacional dos anos 1980 que sofreu por não ser da Zona Sul
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
O hábito dos jogadores de futebol modernos que Andreas Kisser não acha nada legal
Dave Mustaine aponta o elemento que diferenciava o Megadeth das outras bandas de metal
Tecladista do Faith No More conta como se sentia convivendo com a cena hair metal
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Vinis, CDs, smartphones, acessórios e outros na Amazon com até 54% de desconto em ofertas selecion
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Angra faz postagem em apoio a Dee Snider, vocalista do Twisted Sister
A opinião de Jimmy Page sobre Syd Barrett, o guitarrista original do Pink Floyd
O hit de Neil Young que ele toca apenas para fazer os fãs felizes: "Eles pagam muito"
O hit dos Beatles do qual John Lennon sentia vergonha: "As letras são horríveis, sabe?"


O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
Por que Steve Vai teve dificuldade de tocar Sepultura na guitarra? Andreas Kisser responde



