Velhas Virgens: apetite de fãs banca DVD de banda indigesta
Por Press Release
Fonte: Começaki
Postado em 06 de julho de 2011
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
As Velhas Virgens pediram e os fãs abriram não as pernas, mas os bolsos, para a banda: a arrecadação de fundos para a produção do DVD de 25 anos do sexteto está superando as expectativas mais otimistas. Os veteranos roqueiros já conseguiram R$ 10 mil dos R$ 25 mil necessários para a façanha, com a colaboração de mais de 130 fãs.
Tudo isso graças à força da Internet. Usando um site de financiamento coletivo (crowdfunding), o ComeçAki, as Velhas lançaram mais uma cartada coerente com a postura de "maior banda independente do Brasil". Funciona assim: o fã se cadastra no site e pode escolher entre três faixas de contribuição: R$ 30 ou mais, R$ 50 ou mais e R$ 80 ou mais.
Cada faixa dá direito a uma recompensa, que vai desde DVD autografado pela banda, com o encarte trazendo o nome de todos que contribuíram, até um super item de colecionador: uma música especial para quem colaborou, com seu nome incluído na letra. A atração que esse prêmio "top de linha" exerce sobre os fãs se reflete na arrecadação: a maior parte das contribuições feitas pelo ComeçAki está na faixa de R$ 80 para cima.
E como tem se desenrolado essa nova odisséia da banda, desde o já histórico show no Opinião de Porto Alegre, até agora? Entre uma rodada de cerveja e outra, o guitarrista Alexandre Cavalo dá a letra.
No blog das Velhas, você contou que o show de 25 anos em Porto Alegre tinha tudo para dar errado, que rolaram vários problemas... Mas, no final das contas, as coisas se acertaram e aconteceu um evento histórico. Como tem sido o retorno dos fãs sobre o show e a expectativa em relação ao DVD?
Cavalo: Aconteceu de tudo! Desde problemas pessoais sérios com membros da equipe até um vulcão no Chile que quase impede que parte do pessoal que iria fazer as imagens chegasse a Porto Alegre.
No final deu tudo certo, Opinião lotado e uma apresentação inesquecível pra nós! Quem foi ao show disse que estava demais! Deve ter sido mesmo, porque não queriam deixar a gente sair do palco mesmo depois de quase 3 horas de show.
A banda resolveu recorrer ao financiamento coletivo para criar um novo modelo de negócio, baseado na relação direta entre artista e fã. Já podem falar um pouco sobre como tem sido essa experiência com o crowdfunding e a reação da galera a isso?
Cavalo: Como o conteúdo das nossas letras e a temática que a banda aborda não têm um apelo comercial que a sociedade acha adequado, não temos como levantar financiamentos com a ajuda de leis de incentivo fiscal ou mesmo buscar patrocínio. Essa é uma banda muito indigesta. Nós vimos que o financiamento coletivo poderia ser uma forma de realizar ótimos empreendimentos artísticos com o apoio dos fãs e dar a eles uma contrapartida interessante e única: produtos exclusivos! A galera tem respondido bem, mas ainda falta o conceito se espalhar pra quem quiser participar.
A gente percebe que o Velhas Virgens acredita no poder da Internet e na colaboração dos fãs através do recém- lançado ComeçAki, que foi o site de financiamento coletivo escolhido por vocês. Por que essa escolha?
Cavalo: Acreditamos na internet desde o século passado quando, em 1998, criamos nossa gravadora, o nosso site e a loja virtual. De lá pra cá muita coisa aconteceu e a net cresceu. Acabamos sendo escolhidos pelo ComeçAki. A gente estava procurando um parceiro pra fazer o financiamento coletivo quando eles chegaram e nos atenderam muito bem.
Muitas bandas independentes do Brasil se inspiram nas Velhas e certamente também vão considerar o financiamento coletivo para produzir CDs, clipes, DVDs... Qual a dica da banda para quem pretende entrar nessa?
Cavalo: Primeiro vá fazer shows, arrebanhe fãs, faça coisas legais pra net (desde vídeos até qualquer loucura que quiser). Quando você tiver uma quantidade legal de pessoas seguindo, fãs, etc vai ser fácil pensar em produtos pra esses fãs. Eles estão ávidos de coisas que suas bandas prediletas podem oferecer!
Se você estiver interessado(a) em colaborar e receber um recuerdo exclusivo das Velhas Virgens, a arrecadação ainda está rolando!!! Vai lá!
http://www.comecaki.com.br/projetos/view/id/11
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
Steve Harris conta o que Brian May disse sobre o show do Iron Maiden no Rock in Rio I
O projeto que é os "quatro tenores do rock", segundo Eric Martin
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
As quatro músicas do Led Zeppelin que Robert Plant escolheu para cada integrante
Rob Zombie lança clipe para "Tarantula", faixa do álbum "The Great Satan"
O padrão negativo que bandas repetem e que Steel Panther conseguiu fugir, segundo Stix
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A música dos anos sessenta em que Ozzy Osbourne ouviu o começo do metal
A falsa história de crime que tirou uma das músicas do Slipknot de circulação
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
Neil Peart sobre o baterista que ele queria ser aos 15 anos: "Elevou o patamar do rock"
A importante música da Legião Urbana com título que mexeu com os militares e rodou o mundo
Sabbath hesitou em gravar "Paranoid" devido à semelhança com música do Led Zeppelin


A banda que fazia rock nacional dos anos 80 já nos anos 70
Death Metal: as 10 melhores bandas de acordo com a AOL
Axl Rose: Um dos vocalistas com maior alcance
Rob Halford: "Ninguém escolhe ser Gay"
Stevie Ray Vaughan: o último show e o vôo para a morte
Bob Geldof diz que se arrepende de ter feito o "The Wall", do Pink Floyd



