Dio: 5ª parte de discografia comentada no Minuto HM
Por Flávio Remote e Alexandre Bside
Postado em 19 de fevereiro de 2012
ÁLBUM: MOB RULES
Dando sequência a série de homenagens ao eterno Ronnie James Dio, para as gravações do novo disco, inicialmente o grupo se reúne num estúdio para ensaiar as músicas e montar os riffs que haviam composto durante a turnê e também criar novas idéias. Antes, ainda no final da turnê de Heaven and Hell , a Warner Bros chama a banda, que estava em Londres, para criar uma música para ser parte da trilha sonora do Filme Canadense Heavy Metal (1981), um longa de animação baseado na Revista Heavy Metal. O grupo rapidamente se reúne no estúdio Startling Studios na casa de John Lennon (onde ele havia gravado Imagine), cria e grava a canção The Mob Rules. A versão da trilha sonora é diferente da versão que iria ser gravada e lançada posteriormente em Mob Rules. Como curiosidade, embora não apareça na trilha sonora, a instrumental E5150 (também parte de Mob Rules) aparece também no filme.
Apesar do grande sucesso de Heaven and Hell, havia uma expectativa de entender como o grupo se comportaria com a necessidade de criar novas canções em um tempo mais curto e atingir o nível do grande sucesso de Heaven and Hell. Dio descreve que este processo não se deu de forma tão suave ou tranquila como foi o processo de composição de Heaven and Hell e aponta esta fase como o ponto de partida de problemas de relacionamento entre seus integrantes, que novamente lidavam com excessos produzidos pelo sucesso do lançamento anterior como abuso de drogas tanto pela banda, quanto pelo produtor.
O Black Sabbath iniciaria a gravação de Mob Rules no estúdio Record Plant em Los Angeles, mantendo a produção de Martin Birch. Este seria o primeiro trabalho de estúdio do grupo com Vinnie Appice. As gravações transcorreram com relativa normalidade, a banda teve apenas problemas na escolha inicial de um estúdio que não se mostrou adequado ao que se proponha e também porque Birch teve que se ausentar, passando alguns dias no México, pois seu visto nos EUA expirou, depois retornando para completar a gravação. O grupo traz novamente Geoff Nicholls nos teclados, um quase quinto membro da banda.
Mob Rules é lançado em 04/11/1981, com os créditos das composições divididos entre Dio/Iommi/Butler e traz um tom sombrio notadamente nas músicas E5150 (EVIL se convertermos os números em algarismos romanos), The Sign Of The Southern Cross, Voodoo e Falling off the Edge of the World.
Continue a leitura deste capítulo, inclusive com curiosidades adicionais sobre o filme, a versão alternativa da faixa-título, entre muitas outras curiosidades, no Minuto HM:
http://minutohm.com/2011/11/21/discografia-homenagem-dio-parte-5/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
Kirk Hammett implorou para Jason Newsted ficar no Metallica
Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
A música do Black Sabbath que Geezer Butler aponta como precursora do doom metal
A opinião bastante negativa de Angus Young do AC/DC sobre o Led Zeppelin
"Inventaram que o RPM acabou porque eu queria cantar", diz Fernando Deluqui
Masters of Voices agita o público em Belo Horizonte
A reação de rockstars ao batismo de Aquiles Priester: "Deus continue te abençoando"
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
A reação de Rafael Bittencourt ao saber que Baden Powell recusou a Casa Branca
David Bowie receberá álbum de gravações inéditas com participação de Jimmy Page
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
A maior voz do rock de todos os tempos, segundo George Harrison dos Beatles
Forbidden anuncia seu novo álbum de estúdio, primeiro em 16 anos
O vocalista que fez teste para o AC/DC antes de Axl Rose assumir no lugar de Brian Johnson
A música que Lennon escreveu num dia e inspirou Stephen King a batizar seu livro mais famoso
Conheça os dois deuses egípcios citados pelo Iron Maiden no megahit "Powerslave"

A opinião do lendário Ronnie James Dio sobre o AC/DC
Como foi gravar músicas do Rainbow com o Dio, segundo James Hetfield do Metallica
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
5 músicas de metal que é impossível não reconhecer nos primeiros 3 segundos
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
O maior cantor de metal que Slash ouviu na vida; "incrível!"
A letra de Ronnie James Dio que Tony Iommi e Geezer Butler quase vetaram
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
O clássico do Black Sabbath que Iommi admite ter sido "um álbum confuso"
O clássico absoluto do heavy metal que quase foi para a lata do lixo por ser pop demais



