Dio: 5ª parte de discografia comentada no Minuto HM
Por Flávio Remote e Alexandre Bside
Postado em 19 de fevereiro de 2012
ÁLBUM: MOB RULES
Dando sequência a série de homenagens ao eterno Ronnie James Dio, para as gravações do novo disco, inicialmente o grupo se reúne num estúdio para ensaiar as músicas e montar os riffs que haviam composto durante a turnê e também criar novas idéias. Antes, ainda no final da turnê de Heaven and Hell , a Warner Bros chama a banda, que estava em Londres, para criar uma música para ser parte da trilha sonora do Filme Canadense Heavy Metal (1981), um longa de animação baseado na Revista Heavy Metal. O grupo rapidamente se reúne no estúdio Startling Studios na casa de John Lennon (onde ele havia gravado Imagine), cria e grava a canção The Mob Rules. A versão da trilha sonora é diferente da versão que iria ser gravada e lançada posteriormente em Mob Rules. Como curiosidade, embora não apareça na trilha sonora, a instrumental E5150 (também parte de Mob Rules) aparece também no filme.
Apesar do grande sucesso de Heaven and Hell, havia uma expectativa de entender como o grupo se comportaria com a necessidade de criar novas canções em um tempo mais curto e atingir o nível do grande sucesso de Heaven and Hell. Dio descreve que este processo não se deu de forma tão suave ou tranquila como foi o processo de composição de Heaven and Hell e aponta esta fase como o ponto de partida de problemas de relacionamento entre seus integrantes, que novamente lidavam com excessos produzidos pelo sucesso do lançamento anterior como abuso de drogas tanto pela banda, quanto pelo produtor.
O Black Sabbath iniciaria a gravação de Mob Rules no estúdio Record Plant em Los Angeles, mantendo a produção de Martin Birch. Este seria o primeiro trabalho de estúdio do grupo com Vinnie Appice. As gravações transcorreram com relativa normalidade, a banda teve apenas problemas na escolha inicial de um estúdio que não se mostrou adequado ao que se proponha e também porque Birch teve que se ausentar, passando alguns dias no México, pois seu visto nos EUA expirou, depois retornando para completar a gravação. O grupo traz novamente Geoff Nicholls nos teclados, um quase quinto membro da banda.
Mob Rules é lançado em 04/11/1981, com os créditos das composições divididos entre Dio/Iommi/Butler e traz um tom sombrio notadamente nas músicas E5150 (EVIL se convertermos os números em algarismos romanos), The Sign Of The Southern Cross, Voodoo e Falling off the Edge of the World.
Continue a leitura deste capítulo, inclusive com curiosidades adicionais sobre o filme, a versão alternativa da faixa-título, entre muitas outras curiosidades, no Minuto HM:
http://minutohm.com/2011/11/21/discografia-homenagem-dio-parte-5/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
Guitarrista do Blind Guardian comemora ao receber seu "CPF"
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Jethro Tull: porque Ian Anderson prefere John Lennon a Paul McCartney?
Richard Wright e seu álbum preferido do Pink Floyd; "Eu escuto esse álbum por prazer"
A capa do Iron Maiden com cena de casal em pose ousada que passou despercebida


A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne
O pior álbum que Dio gravou ao longo de sua carreira, segundo a Classic Rock
Quando Ozzy Osbourne tentou golpear Ronnie James Dio com um garfo
Ozzy Osbourne assistia entrevistas de Ronnie James Dio em seus últimos anos, revela Sharon
O papo reto que Ronnie James Dio mandou para Axl e o Guns N' Roses



