A curiosa resposta do Led Zeppelin após proposta para tocar no Rock in Rio
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de dezembro de 2023
Sergio Affonso foi presidente da Warner por muitos anos e hoje em dia é dono do selo Alma Viva. Em entrevista ao Corredor 5, ele contou sobre a ocasião em que tentou, num golpe de ousadia, trazer ninguém menos do que o Led Zeppelin para tocar no Rock in Rio.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Sem entrar em detalhes sobre em qual edição teria ocorrido a tentativa, mas deixando claro que foi em alguma mais recente, Affonso deu detalhes sobre sua ideia de trazer a lendária banda britânica.
Mesmo sem ter a aprovação total interna da produção do Rock in Rio, Affonso disse que propôs para o Zeppelin que um dos dias do evento seria preenchido apenas pela banda, algo que nunca aconteceu na história do festival. A resposta da banda, entretanto, foi curta e grossa.
"Numa edição recente do Rock in Rio, propus para o Rappa de fazer um show de reunião, mas não tive êxito. Outra vez, propus algo para os organizadores e eles disseram tipo: ‘Vai na frente que quero ver o que vai acontecer’. Eu falei de botar o Led Zeppelin no palco! Falaram que eu não ia conseguir, mas eu insistir, mesmo que ninguém lá dentro tenha me dado bola. Minha ideia era que seria um dia do Rock in Rio em que só teria o Led Zeppelin, mas ninguém. O cachê seria tipo US$ 5 milhões. A resposta do empresário, que não lembro o nome dele, foi assim: ‘Não’. Nem um obrigado!"
Histórias sobre Rock in Rio
O Rock in Rio 2001 destacou-se como um dos eventos musicais mais significativos da época, reunindo uma lista de bandas e artistas internacionalmente renomados em uma maratona de sete dias repleta de música e entretenimento no Rio de Janeiro.
Entre performances inesquecíveis de artistas como Guns N' Roses e Iron Maiden, também surgiram apresentações marcantes de Oasis e Sting. Contudo, o porquê de bandas consagradas do rock nacional da década de 1990 terem ficado de fora permanece um questionamento. Em um vídeo do canal "Mas Isso Na Minha Opinião", o youtuber Felipe Couto explora esse tema.
A verdade é que o Rock in Rio desejava a presença dessas bandas em seu palco, mas enfrentou uma situação desafiadora. Algumas das bandas em destaque na época decidiram boicotar o evento por conta própria. O Rappa, Cidade Negra, Raimundos, Charlie Brown Jr., Skank e Jota Quest optaram por não se apresentar no Rock in Rio 3 em 2001, alegando condições precárias e falta de estrutura adequada para suas performances.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Max Cavalera acha que escrever letras de músicas é uma tarefa entediante
Sexo ok, drogas tô fora, rock'n'roll é tudo; 5 músicos de hair metal que fogem do estereótipo
O clássico do metalcore que fez garotas começarem a ir a shows do Killswitch Engage
Box-set do Rainbow com 9 CDs será lançado em março de 2026
Jordan Rudess comenta a turnê latino-americana do Dream Theater; "Deve ser muito emocionante"
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince ouviu e gostou muito do trabalho
Robb Flynn defende o Bring me the Horizon da "polícia do metal"

Eddie Vedder aponta o guitarrista clássico que está no nível de Jimmy Page e Pete Townshend
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
A primeira banda de rock dos anos 1960 que acertou em cheio, segundo Robert Plant
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
O guitarrista que uniu David Gilmour e Jimmy Page na mesma admiração; "ficamos de queixo caído"
Black Sabbath e Led Zeppelin precisaram de apenas meia hora para compor dois clássicos do rock
A música do Led que John Paul Jones penou para tocar; "o riff mais difícil que eu escrevi
Religião: os rockstars que se converteram
Lynyrd Skynyrd: a história da espetacular "Simple Man"


