Bateristas: Os 30 melhores de todos os tempos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Jeferson Oliveira
Enviar Correções  

publicidade

Nesta lista estão os 30 melhores bateristas do mundo na opinião do autor. Toda lista é sempre polêmica. Não queremos causar impacto e/ou discussões. Apenas queremos que vocês saibam quais são os 30 melhores músicos deste instrumento fantástico. A lista do autor caracteriza na habilidade, influência, carisma e personalidade dos músicos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

30° Nick Mason (Pink Floyd) - o diamante do Rock Progressivo. Nick criou algumas das linhas mais lindas das décadas de 1970 e 1980.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

29° Chris Slade (AC/DC) -- o cara que criou a linha de "Thunderstruck" não poderia ficar de fora da lista. Chris é um músico espetacular. Fez um grande trabalho nas suas duas passagens pelo AC/DC.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

28° Roger Taylor (Queen) -- o eterno baterista da Rainha é um dos melhores bateristas ao vivo. Um herói do instrumento.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

27° Joey Kramer (Aerosmith) - Blues e Rock n' Roll com muita facilidade. Joey marca presença na lista.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

26° Charlie Benante (Anthrax) - uma das linhas de bateria mais pulsantes do planeta. Charlie é impressionante tocando -- sim, é criativo também. O que ele fez em "Among the Living" não parece ser real.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

25° Jerry Allison (Buddy Holly) - o cara que fez a batida de "Peggy Sue" merece ser lembrado para SEMPRE. No início dos anos 1960, Jerry influenciou um jovem rapaz chamado Ringo Starr -- só isso!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

24° Matt Sorum (The Cult, Guns N' Roses, Velvet Revolver) - Guns N' Roses com Matt é a maior banda de Hard-Rock do mundo. Ele faz a diferença. Incrível. Sem ele, o Guns não fica nem em 10° lugar. Quer uma provinha bem básica? Ouçam "You Could Be Mine" em volume auto -- lindíssima e poderosa linha de bateria.

23° Max Kolesne (Krisiun) - sabe um cara que sabe usar BEM o bumbo duplo? Então, esse cara chama-se Max Kolesne. Talvez o baterista mais rápido do mundo atualmente. O lendário Kolesne mistura técnica e velocidade ao mesmo tempo. Orgulho nacional.

22° Alex Van Halen (Van Halen) - o cara tem a bateria mais afinada do mundo. Alex toca com maestria. O que dizer das linhas de "Don't Tell Me (What Love Can Do)", "Panama" e "Jump"? Simplesmente genial. E mais um detalhe: ele usa o bumbo duplo MUITO bem.

21° Phil Rudd (AC/DC) - o cara toca o mais puro rock n' roll possível. As linhas de bateria do Phil é a síntese do gênero. Vou até contrariar o Lennon: se tivesse que escolher outro nome para o rock n' roll, o nome seria SIMPLICIDADE!

20° Carl Palmer (Emerson, Lake & Palmer) - o lendário Carl tinha um estilo próprio de tocar. Era sempre eleito o melhor baterista na gloriosa década de 1970. Sempre tocava rápido e com técnica.

19° Ringo Starr (Beatles) - dono de uma das melhores linhas de bateria da história. A levada do Ringo pode até ser simples, mas é CRIATIVA. Muitos irão me perguntar o que Ringo está fazendo na lista? Ora! Ouçam os álbuns "Revolver" e o "Álbum Branco."

18° Iggor Cavalera (Sepultura) - talvez o mais influente baterista da América do Sul nos últimos 28 anos. O lendário Iggor foi co-fundador e baterista da maior banda do Brasil. Criou linhas do instrumento como 'War", "Escape to the Void", "Beneath the Remains" e "Arise". E o que dizer do cara tocando ao vivo (no auge)? Um massacre total. Mistura de técnica, velocidade e paixão pelo Metal. O Mineiro é um dos maiores de todos os tempos.

17° Eric Carr (Kiss) - quando alguém diz quem é o cara que toca alto e com técnica, logo lembro do Carr. Impossível não lembrar do finado e lendário Paul Charles Caravello. Se você não entendeu o que eu quero dizer, ouça o álbum "Creatures of the Night", do Kiss, em alto volume e vai sentir o bumbo em seu tímpano.

16° Buddy Rich - sim, o Jazz tem seu momento na lista. O que dizer da habilidade de Buddy? O jeito que ele toca me impressiona. Muitos dizem que o mesmo é o melhor de todos os tempos -- não duvido.

15° Charlie Watts (The Rolling Stones) -- três adjetivos: toque peculiar. Elegância. "Get Off of My Cloud". Entendedores entenderão. Creio que, muitos irão perguntar o porquê Charlie está na frente do Buddy Rich. Amigo, ouça o álbum "Exile On Main Street" de cabo a rabo. Depois disso, vai entender tudo.

14° Ginger Baker (Cream) -- um baterista de Jazz tocando Rock. Baker ajudou a definir como tocar Heavy-Metal neste instrumento fantástico. Eu disse AJUDOU! Sabemos que ele não tocava (toca) Heavy-Metal.

13° Cozy Powell (Rainbow, Whitesnake, Black Sabbath) - se tem um baterista que não iria ficar de fora da minha lista, esse cara é o Cozy Powell.

12° Tommy Lee (Mötley Crüe) - tirem as crianças da sala! Lee é simplesmente o melhor baterista de Hard-Rock da década de 1980. Sua inovação/criação em fazer a bateria girar de cabeça para baixo e ao mesmo tempo tocar é fantástico. Lee é criativo. Suas linhas de bateria em "Too Fast for Love", "Shout at the Devil" e "Looks That Kill" serão sempre influência para quem quer tocar o instrumento.

11° Tommy Aldridge (Ozzy, Whistesnake, Thin Lizzy) - seria Tommy o rei do bumbo duplo? Bom, não sei. A verdade é que, ele é criativo, rápido e talentoso. É uma espécie de John Bonham dos anos 1980.

10° Mitch Mitchell (Jimi Hendrix Experience) - todos sabem que Hendrix tirou a sorte grande de poder ter um dos melhores bateristas do final da década de 1960. Mitch tinha estilo -- tanto visualmente como o jeito de tocar. Quem nunca se empolgou com a levada de "Foxey Lady" e "Purple Haze"?

09° Lars Ulrich (Metallica) - o cara que criou a linha de "Master of Puppets" será lembrado em todas as listas dos melhores bateristas. Sim, ao contrário de muitos, eu acho que Lars é um baterista criativo e super talentoso. Quer uma prova recente? Ouça o novo álbum do Metallica "Hardwired...to Self-Destruct".

08° Mikkey Dee (King Diamond, Motörhead, Scorpions) - como Lemmy dizia: "Mekky Dee, o melhor baterista do mundo". É inegável não compreender o talento de Dee. Quem foi no show dos Scorpions em 2016, viu uma máquina em ação -- com muito talento. Seu trabalho com o Motörhead foi excepcional. Mikkey tem um segredo: bumbo duplo.

07° Nicko McBrain (Iron Maiden) - Nicko faz milagres. Ele tem muita facilidade de criar/tocar levadas como "Flight of Icarus", "Wasted Years" e "Ghost of the Navigator".

06° Ian Paice (Deep Purple) - Paice é um gênio. Seu Kit de bateria era pequeno no início do Purple, mas isso não impedia dele ter criado linhas fantásticas. Influenciou todas as bandas de Metal e Hard-Rock na metade da década de 1970.

05° Bill Ward (Black Sabbath) - definitivamente, o baterista que criou as linhas de Metal. O que dizer de "Hand of Doom"?

04° Neil Peart (Rush) - Neil é o principal letrista da lendária banda Canadense. Já não basta ser um dos melhores bateristas do mundo, o dono das baquetas do Rush é também um dos maiores compositores do rock. A letra de 'Spirit of the Radio" comprova isso. Mas, é tocando o seu instrumento que ele se destaca. Eu fico impressionado com a facilidade que ele conduz a bateria. Peart é um extraterrestre.

03° Keith Moon (The Who) - certamente, Moon foi (é) um dos melhores de todos os tempos. Ele não imitava ninguém. Tinha sua característica de tocar. Seu jeitão explosivo. Se estivesse vivo, com certeza seria o maior de todos. Se você nunca escutou nada do lendário Moon, aconselho ir no Youtube e escutar "The Ox". Ela é selvagem e atraente -- uma das melhores linhas de bateria da década de 1960.

02° John Bonham (Led Zeppelin) - Bonzo foi o mais influente baterista da sua época. A linha de "Good Times Bad Times" é uma das melhores de todos os tempos. É pesada... Um soco na cara! Para muitos, ele foi o baterista do Led, mas para mim, foi o coração da banda.

01° Dave Lombardo (Slayer) - o melhor baterista do mundo, claro, na minha opinião. É o músico mais respeitado dentro do Thrash-Metal. O Cubano é um grande fã do Bonham -- até toca Led em alguns eventos. O Co-fundador do Slayer tem uma maneira de tocar que me agrada muito. O que dizer das linhas de "Angel of Death", "South of Heaven", "Live Undead" e "Seasons in the Abyss"? Incrível. A forma de como ele conduz o instrumento, com técnica e velocidade, é IMPRESSIONANTE!

Lembrando que, a lista é a opinião do autor.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Comente: O que achou da lista? Como seria a sua?




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Tom Grosset: O mais rápido baterista do mundo segundo o GuinnessTom Grosset
O mais rápido baterista do mundo segundo o Guinness

Nirvana: colunista da Folha pergunta se banda planeja shows no Brasil e viralizaNirvana
Colunista da Folha pergunta se banda planeja shows no Brasil e viraliza


Sobre Jeferson Oliveira

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

WhiFin Goo336 Goo336 Cli336 Goo336 Goo336 Cli336 Goo336