ReDigi: revenda de MP3s usadas será julgada

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nacho Belgrande, Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Enviar Correções  

publicidade

E a quantas anda aquela relação das gravadoras com o Google? O ex-diretor do Warner Music Group, Edgar Bronfman, acaba de chamar o ‘Google Music’ de um ‘oximoro’, e o grupo IFPI recentemente acusou o mecanismo de busca de facilitar resultados ilegais. Tudo isso segue toda a questão do SOPA, onde o Google e as grandes gravadoras se viram em lados totalmente opostos.

publicidade

O que nos traz ao episódio dessa semana, onde o último drama envolve a Capitol Records contra a ReDigi. Essa é uma batalha relativa aos direitos da ReDigi de vender MP3s usadas através de transferências baseadas numa cloud, e incide nos direito legítimo de venda de propriedade. Nessa quarta-feira passada, o gigante mecanismo de procura tentou bloquear uma tentativa da Capitol para anular o caso, baseado em princípios importantes dos sistemas de cloud.

publicidade

O Google quer que o caso seja ouvido e julgado, para abrir um precedente legal, entre outras razões. "Uma decisão prematura baseada em fatos incompletos poderia criar incerteza para a indústria das nuvens", dizia o pedido. "A vitalidade continuada da indústria – que constituiu um montante de 41 bilhões de dólares em 2010 – depende muito de alguns princípios legais-chave que tal ação implica."

publicidade

É um grande golpe contra a Capitol, de propriedade da EMI, e as outras gravadoras que o selo representa. Mas o Google tem usufruído muito das clouds, o que torna uma decisão relativa à revenda digital por meio delas um assunto da maior importância. Mas ter o caso analisado – e potencialmente perde-lo – é exatamente o contrário do que as gravadoras querem. E é por isso que a Capitol Records está se movimentando rapidamente para negar ao Google a habilidade de se esgueirar pra dentro desse jogo.

publicidade

Ontem, quinta-feira, um juiz concordou, e disse ao Google para cuidar da própria vida. As duas partes podem se defender sozinhas, muito obrigado. Pedido NEGADO.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Ódio musical: os artistas mais detestados em lista da SpinnerÓdio musical
Os artistas mais detestados em lista da Spinner

Kerrang: os melhores singles já lançadosKerrang
Os melhores singles já lançados


Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin