ReDigi: revenda de MP3s usadas será julgada
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 03 de fevereiro de 2012
E a quantas anda aquela relação das gravadoras com o Google? O ex-diretor do Warner Music Group, Edgar Bronfman, acaba de chamar o ‘Google Music’ de um ‘oximoro’, e o grupo IFPI recentemente acusou o mecanismo de busca de facilitar resultados ilegais. Tudo isso segue toda a questão do SOPA, onde o Google e as grandes gravadoras se viram em lados totalmente opostos.
O que nos traz ao episódio dessa semana, onde o último drama envolve a Capitol Records contra a ReDigi. Essa é uma batalha relativa aos direitos da ReDigi de vender MP3s usadas através de transferências baseadas numa cloud, e incide nos direito legítimo de venda de propriedade. Nessa quarta-feira passada, o gigante mecanismo de procura tentou bloquear uma tentativa da Capitol para anular o caso, baseado em princípios importantes dos sistemas de cloud.
O Google quer que o caso seja ouvido e julgado, para abrir um precedente legal, entre outras razões. "Uma decisão prematura baseada em fatos incompletos poderia criar incerteza para a indústria das nuvens", dizia o pedido. "A vitalidade continuada da indústria – que constituiu um montante de 41 bilhões de dólares em 2010 – depende muito de alguns princípios legais-chave que tal ação implica."
É um grande golpe contra a Capitol, de propriedade da EMI, e as outras gravadoras que o selo representa. Mas o Google tem usufruído muito das clouds, o que torna uma decisão relativa à revenda digital por meio delas um assunto da maior importância. Mas ter o caso analisado – e potencialmente perde-lo – é exatamente o contrário do que as gravadoras querem. E é por isso que a Capitol Records está se movimentando rapidamente para negar ao Google a habilidade de se esgueirar pra dentro desse jogo.
Ontem, quinta-feira, um juiz concordou, e disse ao Google para cuidar da própria vida. As duas partes podem se defender sozinhas, muito obrigado. Pedido NEGADO.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps