Facebook: site muda regras e pega bandas de surpresa
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 02 de março de 2012
Para qualquer canto que você olhe, empresas e bandas estão mudando seus destinos para o Facebook. A VEVO acaba de mudar todo seu sistema de cadastramento para ‘a rede social’, e o Spotify não deve demorar pra fazer o mesmo.
Investidores estão depositando tudo em sites e serviços como o RootMusic, que giram totalmente em torno do Facebook, enquanto bandas acham que ‘likes’ no Facebook são TRÊS VEZES MAIS IMPORTANTES do que cadastramentos em listas de email.
Há uma razão óbvia para tudo isso. Mas também há um contraponto evidente: o Facebook pode – e irá – mudar as regras em relação a você da noite pro dia, muitas vezes com pouca antecipação ou nenhuma. Isso poderia levar a alterações incômodas, melhorias excelentes, ou guinadas dramáticas que poderiam muito bem chocar seu modelo de conduzir os negócios.
Que é EXATAMENTE O QUE ACONTECEU na quarta-feira passada, deixando todo mundo se rasgando para adaptar-se.
Isso tudo é parte de uma grande mudança de layout que gira em torno da timeline, e as mudanças poderiam ter um impacto dramático sobre os artistas e os negócios facebook-cêntricos.
A maior parte das mudanças parece ser isso: como parte da reviravolta, as bandas não podem mais fazer de sua página com aplicativo a página inicial de seus perfis (por exemplo, RootMusic, BandPage). Ao invés disso, todos os visitantes serão direcionados à página inicial com a timeline, com aplicativos relegados a uma tabela. O que implica em muito menos controle pros artistas, e um atraso potencialmente monstruoso para empresas como a RootMusic (e num grau menor, pra FanBridge, ReverbNation e outras).
E há mais manobras sendo enfiadas na sua garganta, muito provavelmente com pouco ou nenhum aviso. Isso inclui certas limitações em sua foto gigante de 815×320. Por exemplo, uma banda não pode incorporar nenhuma linguagem de marketing, ofertas especiais, como broches, ou camisetas.
Assim sendo, a RootMusic criou um guia rápido e compreensível para todas essas mudanças. É um belo auxílio – e lembre-se: as mudanças são obrigatórias até o dia 31 de março.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Kiss libera detalhes da edição deluxe do clássico "Alive!"
"Um monte de notas que não vai a lugar nenhum", disse Gary Moore sobre Yngwie Malmsteen
A curiosa opinião de Humberto Gessinger sobre os Raimundos e a cena anos 1990
A obra épica do Pink Floyd que é rejeitada pelo quarteto que a gravou


Tony Iommi: John Bonham quebrou a bateria de Bill Ward
A maior banda de rock'n'roll para Brad Pitt; "Sou um grande fã de tudo que ele faz"
Suzi Quatro: a importância da linda baixista para o rock
O hit de Cazuza feito durante internação e que seria indireta para affair Ney Matogrosso
Tiozão com bandana do Sepultura é o que impede rock de furar bolha, diz produtora
Time Magazine: os 100 maiores álbuns de todos os tempos



