Facebook: site muda regras e pega bandas de surpresa
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 02 de março de 2012
Para qualquer canto que você olhe, empresas e bandas estão mudando seus destinos para o Facebook. A VEVO acaba de mudar todo seu sistema de cadastramento para ‘a rede social’, e o Spotify não deve demorar pra fazer o mesmo.
Investidores estão depositando tudo em sites e serviços como o RootMusic, que giram totalmente em torno do Facebook, enquanto bandas acham que ‘likes’ no Facebook são TRÊS VEZES MAIS IMPORTANTES do que cadastramentos em listas de email.
Há uma razão óbvia para tudo isso. Mas também há um contraponto evidente: o Facebook pode – e irá – mudar as regras em relação a você da noite pro dia, muitas vezes com pouca antecipação ou nenhuma. Isso poderia levar a alterações incômodas, melhorias excelentes, ou guinadas dramáticas que poderiam muito bem chocar seu modelo de conduzir os negócios.
Que é EXATAMENTE O QUE ACONTECEU na quarta-feira passada, deixando todo mundo se rasgando para adaptar-se.
Isso tudo é parte de uma grande mudança de layout que gira em torno da timeline, e as mudanças poderiam ter um impacto dramático sobre os artistas e os negócios facebook-cêntricos.
A maior parte das mudanças parece ser isso: como parte da reviravolta, as bandas não podem mais fazer de sua página com aplicativo a página inicial de seus perfis (por exemplo, RootMusic, BandPage). Ao invés disso, todos os visitantes serão direcionados à página inicial com a timeline, com aplicativos relegados a uma tabela. O que implica em muito menos controle pros artistas, e um atraso potencialmente monstruoso para empresas como a RootMusic (e num grau menor, pra FanBridge, ReverbNation e outras).
E há mais manobras sendo enfiadas na sua garganta, muito provavelmente com pouco ou nenhum aviso. Isso inclui certas limitações em sua foto gigante de 815×320. Por exemplo, uma banda não pode incorporar nenhuma linguagem de marketing, ofertas especiais, como broches, ou camisetas.
Assim sendo, a RootMusic criou um guia rápido e compreensível para todas essas mudanças. É um belo auxílio – e lembre-se: as mudanças são obrigatórias até o dia 31 de março.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
O astro pop que questionou as guitarras do Guns N' Roses e recebeu um conselho de Axl Rose
As seis músicas preferidas de David Gilmour, incluindo um surpreendente clássico do Van Halen
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
Os 5 melhores álbuns dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
Judas Priest lança livro interativo cobrindo período de seus primeiros discos
O músico que foi demitido de uma banda por querer casar com uma serial killer
Tuomas revela que vai revisitar tema já antes abordado no próximo álbum do Nightwish
Jorn Lande revela que não cantaria em todo o álbum de Tony Iommi inicialmente
O que significa "frequentar as festas do Grand Monde", cantado por Cazuza em "Ideologia"
O álbum do Pink Floyd que para Roger Waters tem pouca coisa que se salva
A opinião de Jimmy Page sobre Syd Barrett, o guitarrista original do Pink Floyd


O clássico dos anos 80 que narra tragédia e foi tratado como canção de amor no Brasil
As 10 músicas favoritas do saudoso Renato Russo, segundo o próprio artista
Lemmy: "Radiohead e Coldplay são bandas sub-emo"
Quanto vale o Metallica? Quanto cada um deles tem de dinheiro?
Hair Metal: Os maiores cabelos da história do rock pesado
A fortuna de Axl Rose, vocal do Guns N' Roses, é a mais fácil do mundo



