CD: vendas despencam no Reino Unido e EUA
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa del Nacho
Postado em 24 de agosto de 2012
E quando os EUA vão viver a mesma coisa? O sinal amarelo na Grã-Bretanha já pisca…
Mas isso é apenas uma previsão. De acordo com estatísticas publicadas pela Official Charts Company, o disco mais vendido no Reino Unido semana passada vendeu apenas 9.578 cópias. Trata-se de ‘Talk That Talk’, de Rihanna, e é a marca mais baixa desde que a empresa começou a contabilizar as vendas de discos em 1994.
Não há outros registros de um disco que tenha vendido tão pouco e liderado as paradas. O Reino Unido tem uma população de 60 milhões de pessoas.
O CD e o produto ‘álbum’ no geral tem morrido ao longo dos últimos anos, apesar de que, naqueles tempos, o Reino Unido era tido como uma exceção. Mas parte daquilo era baseado em um atraso tecnológico, aliado aos maiores e mais ávidos fãs de música no mundo. Parece que isso não é correspondido em vendas, contudo. Ao invés disso, os apetites vorazes se saciam agora com streaming, downloads de discografias completas, ou gastando dinheiro com shows.
Mas e quanto aos EUA? No ano passado, as vendas meio que se estabilizaram, apesar de haver um GRANDE asterisco nessa história. A maioria das vendas está ligada a lançamentos de catálogo com descontos enormes, incluindo títulos a 5 dólares em lugares como o Wal-Mart. No momento, a venda de CDs nos EUA está em franco descenso, apesar de o verão ter produzido alguns poucos êxitos. Na verdade, quando o assunto é EUA, o mesmo colapso poderia estar chegando muito em breve. Durante a última semana de Julho, o disco ‘Uncaged’ da Zac Brown Band chegou ao topo da parada da Billboard com apenas 48.278 cópias. Que é o segundo total mais baixo jamais registrado, desde que os dados começaram a ser auditados em 1991.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
O legado do Iron Maiden, nas palavras do baixista e fundador Steve Harris
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
Cinco álbuns que mudaram para sempre a história do heavy metal
O profundo significado do enigmático refrão de "Ouro de Tolo", clássico de Raul Seixas
O músico que foi fazer teste para uma das maiores bandas de todos os tempos e acabou na prisão

9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
Reino Unido quer proibir revenda de ingressos com lucro em nova lei contra cambistas
A defasagem do mercado do metal brasileiro, segundo produtor que mora nos EUA
Atenção músicos: vocês estão f-u-d-i-d-o-s



