Estúdios: Os 10 que você deve conhecer antes de morrer
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 15 de fevereiro de 2014
Texto original elaborado por BOBBY OWSINSKI
[...]
Eu estava comentando com um amigo sobre o ramo dos estúdios musicais de Los Angeles dia desses quando a conversa tomou o rumo de um estúdio muito famoso que estava sendo lentamente posto fora de atividade [adivinhe qual dos abaixo]. Isso me fez pensar em alguns dos grandes estúdios nos quais eu trabalhei ao longo de minha carreira assim como outros que estão em minha lista de coisas a fazer antes de morrer. Eu decidi compilar uma relação dos 10 estúdios que eu acredito que todo mundo com alguma ligação à fonografia deveria visitar pelo menos uma vez.
Na verdade, havia bem mais de dez, mas esses são os que eu considero como o Top 10 que me vem à mente.
ABBEY ROAD [Londres] - O centro do universo das gravações por décadas, o estúdio que todos mais querem visitar, e que muitos tomam como o que sempre representou a epítome da excelência na fonografia.
CAPITOL RECORDS [Los Angeles] – Só o que você tem a fazer é andar pelo corredor e olhar para as enormes fotos de Frank [Sinatra] e Dean [Martin] e se dar conta de como a história do estúdio afeta você. Salas com excelente acústica, sem falar nas famosas câmaras de eco. As grandes obras na área podem atingir seriamente o estúdio em um futuro próximo.
SUNSET SOUND [Los Angeles] – Um dos primeiros estúdios independentes do mundo, este tem sido lar de fabricantes de sucessos desde o começo dos anos 60. Eu fui ao aniversário de 25 anos dele muitos anos atrás e eles tocaram os sucessos que haviam sido gravados lá como música de fundo por quatro horas e não repetiram nenhuma.
EAST WEST [Los Angeles] – Outrora parte integrante do complexo de estúdios United Western de Bill Putnam [também um dos primeiros independentes], os estúdios tem permanecido basicamente inalterados desde que Bill os projetou.
OCEANWAY [Los Angeles] – A outra parte dos United Western e, até recentemente, de propriedade de Allan Sides, o estúdio agora está sob a batuta da produtora cinematográfica Gower e seu futuro está em cheque. Visite-o enquanto pode.
ELECTRIC LADY [Nova Iorque] – O estúdio pessoal de JIMI HENDRIX. A vibração dele ainda ressoa por lá. Só isso.
THE RECORD PLANT [Los Angeles] – Não mais em seu endereço original, mas ainda uma lenda apenas por sua lista de clientes.
HENSON [Los Angeles] – Anteriormente chamados de A&M Studios, localizado no antigo cenário de externas de CHARLIE CHAPLIN, o Henson é uma das poucas instalações de grande porte restantes. Mais uma vez, lar de lendas.
CONWAY [Los Angeles] – Não tão badalado, o Conway tem sido um recanto de vários grandes nomes da música por décadas. Não há como superar os jardins tropicais que circulam o estúdio, o que o torna único.
AVATAR [Nova Iorque] – Antes batizado como Power Station, o Avatar é pico dos fabricantes de sucesso da Costa Leste dos EUA há dezenas de anos, assim como foi o local onde muitos dos engenheiros mais influentes começaram suas carreiras.
Essa foi uma lista com os 10 nomes mais fáceis de lembrar, e ainda nem chegamos a Nashville, Memphis e ao resto de Londres, assim como alguns dos estúdios mais famosos que agora são museus como o da MOTOWN, o da SUN e o STUDIO B da RCA. Além do mais, a lista ficou muito Los Angeles-cêntrica. Perdoem-me, meus amigos dos estúdios, se eu deixei algum favorito de fora. Se vocês gostarem dessa lista, eu postarei outra em breve. [...]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps