Nada será como antes: internet de 1 GigaBps mudará a música
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 29 de setembro de 2012
Niko Malek para o Digital Music News.
No mês passado, o GOOGLE anunciou o Google Fiber, que oferece velocidades de download e upload de 1 gigabit por segundo. É 100 vezes mais rápido do que a conexão de banda larga comum de hoje, e o começo de um ambiente completamente novo para a inovação e a criatividade musical.
Pense nisso: com velocidade de 1 Gbit, uma pessoa poderia baixar um filme em HD em questão de segundos, ou assistir a um stream de televisão em HD sem esforço. A transferência de áudio seria completamente instantânea, o que significa que tecnologias de ponta, baseadas em CPU para colaborações musicais entrarão numa era extasiante. Vamos adicionar como fator a velocidade exponencialmente expansível da banda larga móvel nessa equação, e as possibilidades começam a se multiplicar. Velocidades de Terabit e Petabit estão bem próximas de nós.
Imagine um mundo onde DAWs [digital áudio Workstations, como o Pro Tools] poderiam funcionar passando por vários usuários e seus aparelhos móveis na ‘nuvem’. Na verdade, algumas empresas já embarcaram na tendência de software musical baseado em aplicativos para a nuvem, aliando-se ao SoundCloud. Outras como a AudioTool e a Indaba Mantis são ambas as ferramentas para gravar música, mas chamá-las de DAW é forçar a barra. Contudo, com as velocidades de internet disparando para até 100 gigabits, as pessoas poderão trabalhar em música colaborativamente nessas plataformas em tempo real, adicionando trilhas, editando, acrescentando efeitos, etc. Será como o Google Docs, mas para músicos.
Outras possibilidades estão sendo esboçadas. Jon Taplin, do Laboratório Annenberg de Inovação da Universidade da Califórnia do Sul expôs uma variedade e aplicativos para música e vídeo na banda de 1.5 a 8 Gbps no US Ignite Gigabit Applications Workshop, como por exemplo:
"Aprendizado Participativo e Você – em parceria com um novo distrito escolar em Los Angeles, composto de eis escolas em uma região de baixa renda que fora construídas em torno de um único laboratório de mídias. O objetivo era construir um sistema de aprendizado participativo multimídia, no qual os jovens poderiam combinar vídeo, áudio, desenhos, etc., de vários locais diferentes e fazer projetos juntos." [...]
Leia mais em:
http://playadelnacho.wordpress.com/2012/09/29/nada-sera-como-antes-internet-de-1-gigabps-mudara-tudo-para-a-musica/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps