Lojas de Discos: como elas serão no futuro?
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 25 de janeiro de 2013
Por LUCY JONES para a NME.
Por mais triste que seja a bancarrota da [gigante rede de lojas de discos] HMV, ela era inevitável. A loja falhou completamente na tarefa de manter-se alinhada com o tempo. Vamos esperar que a trajetória da Hilco leve a uma empresa menor e revigorada [e com carpetes mais limpos]. Mas o que os amantes da música sequer desejam de uma loja de discos em 2013? Nós podemos lembrar chorosamente da época em que trabalhávamos na Our Price e passávamos horas escavando as prateleiras de CDs na Tower Records, mas vamos ser honestos, o modelo de monólito corporativo já azedou faz tempo. Sem personalidade, vendedores especialistas que vão sugerir algo que você nunca ouviu antes, ou simplesmente um ambiente atraente para se passar o tempo, as lojas vão perder clientes para a Amazon.
Nessa altura, você pode estar pensando "os formatos físicos já estão mortos, de qualquer jeito". Não é verdade. Tal como a Eamonn Ford aponta, as vendas do iTunes em 2011 representaram 17.9 por cento e as da HMV 19.1. Ainda há mais sede por formatos físicos do que por digitais. Precisa demais evidências de que as lojas de discos não estão morrendo? Soubemos hoje que a [tradicional loja independente Londrina] ROUGH TRADE poderia abrir novas filiais pelo Reino Unido, uma semana depois de Stephen Godfroy, co-proprietário da Rough Trade, ter dito ao jornal britânico THE GUARDIAN que as vendas no último trimestre haviam subido 8 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior. A empresa está abrindo sua prmeira loja nos EUA, em Williamsburg.
O que a Rough Trade e outras lojas independentes de sucesso do RU estão fazendo de certo? Pra mim, trata-se da personalidade de uma loja. Combine vendedores que amam música com excelentes apresentações dentro da loja, uma presença ativa nas mídias sociais, uma área pra se comer bolo e ler uma revista, livros, e você faz do ato de comprar um evento. Spencer Hickman, gerente da Rough Trade East por seis anos e co-coordenador do Record Store Day, me deu algumas perspectivas do futuro das lojas de discos.
É verdade que a Rough Trade pode abrir mais lojas no Reino Unido?
Spencer Hickman: Eu diria que eles estão com certeza procurando outras lojas. É inevitável. Eles tem que. Eles provaram que aquele modelo funcionará. Quando abrimos a Rough Trade East as pessoas disseram que estávamos loucos. Agora é com certeza uma das lojas de discos mais famosas.
Por que a Rough Trade goza de tamanha saúde?
Veja o que eles fazem: shows ao vivo, oficinas, saraus de livros – tivemos Harry Hill recentemente, e Esben And The Witch na noite passada. Há tanto pra se ver na Rough Trade. É um lugar empolgante.
Qual o futuro das lojas de discos?
Os clientes querem essa experiência. Eu quero ir pra algum lugar onde eu possa comprar discos de alta qualidade em um ambiente estimulante, não um lugar porco e cinzento com má iluminação. A HMV tem que se espelhar no modelo da Rough Trade East.
Você notou alguma mudança nos hábitos do consumidor nos últimos anos?
Com certeza uma mudança para o vinil. As pessoas normais e os fãs apaixonados estão voltando pro vinil. Quando o disco do Django Django foi lançado, nós vendemos 500 em um dia. As gravadoras que prensam vinil estão realmente fazendo um esforço para proporcionar produtos decentes, de boa qualidade. Há uma fome por vinil que não vai passar.
Os clientes da HMV vão passar pra Rough Trade?
A HMV não vai sair do centro da cidade. Eles voltarão com menor capacidade. Se de fato saíssem, seria muito danoso para a música, porque as pessoas não seriam tão expostas a ela. Os jovens e Peterborough ou lugares sem lojas independentes vão dizer ‘pra onde caralhos vamos agora?’
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Angra "deixa escapar" que Alírio Netto faz parte de sua formação atual
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Billboard Brasil confirma que Alírio Netto é o novo vocalista do Angra
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de álbum solo
Arch Enemy anuncia a saída da vocalista Alissa White-Gluz
As três linhas de baixo favoritas de Flea, do Red Hot Chili Peppers
James Hetfield não ficou feliz com o visual adotado pelo Metallica nos anos 90
Os 3 clássicos dos anos 1980 que você não precisa sentir culpa por amar
A banda que Axl Rose acusou de só fazer música para ganhar dinheiro
"Entendeu, Tadeu?"; ex-membros do Engenheiros do Hawaii mandam diretas para Regis em podcast
Provando ser beatlemaníaco, Mark Knopfler elege música obscura dos Beatles como favorita
Como foi a única conversa entre Raul Seixas e Renato Russo, segundo biografia
Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicos
Pink Floyd: os álbuns da banda, do pior para o melhor, pela UCR
50 clássicos do Rock que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Paula Fernandes: aos 19 anos ela ia em shows de Black Metal
Heavy Metal: as 10 capas mais "de macho" de todos os tempos



