Lojas de Discos: como elas serão no futuro?
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 25 de janeiro de 2013
Por LUCY JONES para a NME.
Por mais triste que seja a bancarrota da [gigante rede de lojas de discos] HMV, ela era inevitável. A loja falhou completamente na tarefa de manter-se alinhada com o tempo. Vamos esperar que a trajetória da Hilco leve a uma empresa menor e revigorada [e com carpetes mais limpos]. Mas o que os amantes da música sequer desejam de uma loja de discos em 2013? Nós podemos lembrar chorosamente da época em que trabalhávamos na Our Price e passávamos horas escavando as prateleiras de CDs na Tower Records, mas vamos ser honestos, o modelo de monólito corporativo já azedou faz tempo. Sem personalidade, vendedores especialistas que vão sugerir algo que você nunca ouviu antes, ou simplesmente um ambiente atraente para se passar o tempo, as lojas vão perder clientes para a Amazon.
Nessa altura, você pode estar pensando "os formatos físicos já estão mortos, de qualquer jeito". Não é verdade. Tal como a Eamonn Ford aponta, as vendas do iTunes em 2011 representaram 17.9 por cento e as da HMV 19.1. Ainda há mais sede por formatos físicos do que por digitais. Precisa demais evidências de que as lojas de discos não estão morrendo? Soubemos hoje que a [tradicional loja independente Londrina] ROUGH TRADE poderia abrir novas filiais pelo Reino Unido, uma semana depois de Stephen Godfroy, co-proprietário da Rough Trade, ter dito ao jornal britânico THE GUARDIAN que as vendas no último trimestre haviam subido 8 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior. A empresa está abrindo sua prmeira loja nos EUA, em Williamsburg.
O que a Rough Trade e outras lojas independentes de sucesso do RU estão fazendo de certo? Pra mim, trata-se da personalidade de uma loja. Combine vendedores que amam música com excelentes apresentações dentro da loja, uma presença ativa nas mídias sociais, uma área pra se comer bolo e ler uma revista, livros, e você faz do ato de comprar um evento. Spencer Hickman, gerente da Rough Trade East por seis anos e co-coordenador do Record Store Day, me deu algumas perspectivas do futuro das lojas de discos.
É verdade que a Rough Trade pode abrir mais lojas no Reino Unido?
Spencer Hickman: Eu diria que eles estão com certeza procurando outras lojas. É inevitável. Eles tem que. Eles provaram que aquele modelo funcionará. Quando abrimos a Rough Trade East as pessoas disseram que estávamos loucos. Agora é com certeza uma das lojas de discos mais famosas.
Por que a Rough Trade goza de tamanha saúde?
Veja o que eles fazem: shows ao vivo, oficinas, saraus de livros – tivemos Harry Hill recentemente, e Esben And The Witch na noite passada. Há tanto pra se ver na Rough Trade. É um lugar empolgante.
Qual o futuro das lojas de discos?
Os clientes querem essa experiência. Eu quero ir pra algum lugar onde eu possa comprar discos de alta qualidade em um ambiente estimulante, não um lugar porco e cinzento com má iluminação. A HMV tem que se espelhar no modelo da Rough Trade East.
Você notou alguma mudança nos hábitos do consumidor nos últimos anos?
Com certeza uma mudança para o vinil. As pessoas normais e os fãs apaixonados estão voltando pro vinil. Quando o disco do Django Django foi lançado, nós vendemos 500 em um dia. As gravadoras que prensam vinil estão realmente fazendo um esforço para proporcionar produtos decentes, de boa qualidade. Há uma fome por vinil que não vai passar.
Os clientes da HMV vão passar pra Rough Trade?
A HMV não vai sair do centro da cidade. Eles voltarão com menor capacidade. Se de fato saíssem, seria muito danoso para a música, porque as pessoas não seriam tão expostas a ela. Os jovens e Peterborough ou lugares sem lojas independentes vão dizer ‘pra onde caralhos vamos agora?’
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Quando o Black Sabbath quase arruinou a gravação de um dos discos mais vendidos da história
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
A primeira música que o Queen tocou quatro anos antes de transformá-la em clássico
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
A falsa história de crime que tirou uma das músicas do Slipknot de circulação
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
O clássico do Slayer que é faixa de um álbum "terrível", segundo a Metal Hammer
Tarja Turunen precisou deixar a Finlândia após demissão do Nightwish
Quando Michael Jackson traiu a amizade que tinha com Paul McCartney
A incrível música do Black Sabbath que Geezer Butler achou "comercial demais"
A sensata estratégia de James Hetfield para não deixar fama subir à cabeça


Dave Grohl comenta sobre o funeral de Kurt Cobain, do Nirvana
O clássico dos Beatles que John Lennon queria ter cantado: "Paul McCartney não cantou bem"
Restart: Trecho de "Enter Sandman" do Metallica no VMB 2010
A lenda do rock que Pete Townshend odeia: "Nos copiaram e ficaram maiores que nós"
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1983
Metal Cristão: As 10 melhores bandas, segundo a Hardwired



