Dio: 16a parte de discografia comentada no Minuto HM
Por Flavio Remote e Alexandre BSide
Postado em 21 de abril de 2013
Entre o fim de 2003 e o início de 2004, a banda Dio continua apresentando problemas de mudanças na formação, pois Jimmy Bain decide sair exatamente quando o grupo começaria a trabalhar no álbum subsequente a Killing The Dragon. Ronnie chama seu amigo Jeff Pilson para retornar à banda, embora tivessse a intenção de chamar Rudy Sarzo, o que não pode ser concretizado, pois Rudy estava em turnê no momento. A banda que se consolida para iniciar as composições em abril de 2004 é: Ronnie, Jeff Pilson, Craig Goldie, Simon Wright e Scott Warren.
As gravações se dão com naturalidade, sob a produção exclusiva do baixinho e o disco seria lançado em 30/08/2004 na Europa pela distribuidora SPV Records e em 07/09/2004 nos EUA através da Sanctuary Records.
Jeff Pilson apenas grava o álbum, saindo para compromissos anteriormente assumidos com o Foreigner e a seguir a ideia inicial de chamar Rudy Sarzo se concretiza para a turnê de Master of The Moon.
Dio explica o significado de The Master Of The Moon, em entrevista a Eddie Trunk, em 2004: é um apelo para que as pessoas se mantenham íntegras a sua própria maneira de ser; existem pessoas que querem determinar como você deve ser, não ligue, você pode vencer. Essas pessoas que querem mudá-lo, chamam você para o Sol, colocam luz em você, para vê-lo de perto e para tentar mudá-lo. Se você não aceita isso, você deve ser uma pessoa mais sombria, uma pessoa da Lua, um Mestre da Lua, mas você não deve ser o que as pessoas querem que você seja, então fique orgulhoso de ser o Mestre da Lua.
A banda inicia a extensa turnê de Master Of The Moon na Rússia no dia 16/07/2004 e continua na Europa até agosto, incluindo um show no famoso Wacken Open Air no dia 06, quando vai até a América Central e do Sul, incluindo shows no Brasil em 27 e 28/08/2004 (Rio de Janeiro e São Paulo).
O setlist típico da tour seria: Killing The Dragon, The Sign Of The Southern Cross, Stargazer, Stand Up And Shout, Don’t Talk To Strangers, The Eyes, Man On The Silver Mountain, Long Live Rock ‘N’ Roll, Rock ‘N’ Roll Children, Holy Diver, Gates Of Babylon, Heaven And Hell, The Last In Line, Rainbow In The Dark, We Rock, Neon Knights, e eventualmente seriam tocadas também One More For The Road, Egypt (The Chains Are On), Sunset Superman, entre outras. Ou seja, do novo álbum apenas The Eyes teria lugar mais frequente, sendo One More For The Road (a vencedora da pesquisa aqui no Minuto HM) constando somente em alguns shows.
Com o atraso no lançamento do álbum nos EUA, a "tour" americana apenas começa em 29/09/2004 em Hartford e se estende por um mês, com o Anthrax como "opening act". Em novembro, DIO participa do Festival Monterrey Metal Fest no Mexico, juntamente com Twisted Sister, Dokken, Quiet Riot, Shaman, entre outros, finalizando o ano de 2004.
Em maio de 2005, há o reinício dos shows em Porto Rico, além de festivais no Japão e Europa que se seguem até julho. A banda planeja uma grande turnê na Rússia, Ucrânia e Bielorrússia, a partir de setembro, com uma novidade que os fez interromper os shows a partir do início de julho e por todo o mês de agosto: em setembro/outubro, a turnê se chamaria "An Evening With Dio", em um evento muito especial, em que o show conteria a execução do álbum Holy Diver na íntegra, que se iniciava com um vídeo onde dragões lutavam com a mascote Murray, além de algumas palavras de Ronnie no telão.
Em paralelo com os shows há o lançamento da edição especial remasterizada de Holy Diver, contando com um encarte especialmente preparado, com as letras do álbum e com uma entrevista onde Ronnie fala em detalhes sobre a formação da banda DIO e os detalhes de como foi feito o disco.
Em 3 de outubro, Craig tem no problemas com seu pulso, o que impede de continuar na turnê, e é prontamente substituído por Doug Aldrich que, devido a sua familiaridade anterior com o setlist, mantém a turnê intacta, sem perda de nenhum show, estando com a banda já a partir do show em Eindhoven, na Holanda, no dia 06 de outubro daquele ano. A banda toca em lugares como Israel e Doug se mantém na banda até dezembro de 2005 em um show especial na Finlândia, juntamente com o Uriah Heep, com o título "Christmas Is Heavy Tour", que encerra o ano para a banda DIO.
Em abril de 2006, o show de 22/10/2005 em Londres é lançado em DVD, com o áudio fazendo um CD duplo chamado Holy Diver Live.
O grupo faz um recesso de aproximadamente 6 meses, voltando para a continuação da tour novamente com Craig, já recuperado do problema no pulso, em shows na Europa.
Eles seguem pelo Japão, América Central e do Sul, passando pelo Brasil em três datas entre 12 e 15/07/2006 no Rio, Curitiba e finalmente em SP, onde Andreas Kisser toca Mob Rules com a banda.
A turnê termina finalmente em 31/12/2006 em Kavarna na Bulgária, em um show bem festivo onde Dio e o Prefeito de Kavarna vêm no fim do show ao palco para celebrar a virada do ano.
Dio marca tão grandemente sua presença que seria eternizado em Kavarna em 2010 com a criação de uma estátua em sua homenagem.
O ano de 2007 traria novas perspectivas para a carreira do baixinho, inicialmente com a ideia de um lançamento de uma coletânea, mas isso é história para o próximo post.
Para ver a nota dos redatores quanto ao álbum, fotos e vídeos especiais relacionados - inclusive da estátua - e mais informações do álbum, acesse a matéria original do Minuto HM. Aproveite e deixe um comentário lá para os autores.
http://minutohm.com/2013/04/18/discografia-homenagem-dio-parte-16-album-master-of-the-moon/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
Ghost não deve vir à América do Sul na atual turnê, diz rádio argentina
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
Rob Halford acha que Lemmy Kilmister era um compositor brilhante
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
O sincero recado de Bruno Sutter para bandas novas que pedem para ele tocar na rádio
A banda mais intensa com a qual Eric Clapton trabalhou, e que muitos não conhecem
O erro de português em "Astronauta de Mármore" que fez Nenhum de Nós ser massacrado

A música desconhecida que deu origem a um dos maiores clássicos do heavy metal
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
A banda que vendeu muito, mas deixou Ronnie James Dio sem ver a cor do dinheiro
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
O músico "complicado" com quem Ronnie James Dio teve que trabalhar; "uma pessoa realmente ruim"
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Tony Martin diz que foi pego de surpresa ao ser dispensado do Black Sabbath para a volta de Dio
Narrador Luiz Carlos Jr. manda ver em cover de "Holy Diver"; assista vídeo
Túmulos: alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUA



