Pesquisa: estudo descobre que ouvir música nova faz bem
Por Pedro Ceballos
Fonte: NME
Postado em 14 de abril de 2013
Cientistas canadenses usam imagens de ressonâncias magnéticas para analisar o cérebro quando se está ouvindo música desconhecida.
Um novo estudo descobriu que ouvir música nova é bom para o cérebro.
Um time de cientistas canadenses usaram imagens de ressonância magnética para demonstrar que áreas do centro do cérebro se ativam quando pessoas ouvem uma nova música pela primeira vez. Uma reportagem publicada no jornal Science explica que essas conexões no núcleo accumbens (estrutura cerebral ligada à sensação do prazer) se tornam mais fortes quando o ouvinte aprecia o que está ouvindo.
O estudo foi feito no Instituto Neurológico de Montreal na Universidade McGill com cientistas usando dezenove voluntaries e sessenta pedaços de músicas novas. Os participantes estavam deitados num aparelho de ressonância e tiveram a oportunidade de "comprar" as músicas que gostaram através de um modelo de loja online de música.
Falando para o programa da BBC, "Science in Action", Dr. Valorie Salimpoor disse: "Nós sabemos que o núcleo accumbens está relacionado com a recompensa. Porém, música é abstrata: Não é como se você estivesse realmente com fome e está prestes a comer alguma coisa, e você está animado por isso porque irá comer - e a mesma coisa se aplica ao sexo ou ao dinheiro - isso quando você normalmente vê atividade no núcleo accumbens. Mas o que é legal é que você está se antecipando e ficando animado por algo inteiramente abstrato – e isso é o próximo som que virá.".
Os pesquisadores estão agora esperançosos para usar suas descobertas para desvendar o que move o gosto musical individual e se o fato de que diferentes pessoas gostam de diferentes tipos de música pode ser explicado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
O maior baterista de todos os tempos para Phil Collins; "nunca tinha visto nada parecido"
Exodus: quando a banda "engoliu" o Metallica e nunca mais abriu para eles
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
O guitarrista do panteão do rock que Lou Reed dizia ser "profundamente sem talento"
A única música do Led Zeppelin que Geddy Lee conseguia tocar: "Padrão repetitivo"
O músico que Neil Young disse ter mudado a história; "ele jogou um coquetel molotov no rock"
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
As 10 melhores músicas do Slayer, segundo o Heavy Consequence
Como Paul McCartney previu futuro do Pink Floyd: "Beatles não era o veículo ideal para isso"
Megadeth: Dave Mustaine elege seu top 5 da Austrália e UK
O dia que Cazuza pagou justo esporro para Sandra de Sá ao ver atitude da cantora em festa


Pesquisa aponta que 24% dos brasileiros já se endividaram com idas a shows
Pesquisa revela que gosto por rock nacional ou internacional varia conforme posição política
Ciência: Rock torna as pessoas racistas, diz estudo



