UFO em Goiânia: o último show da turnê brasileira
Por Marcelo Melgaço
Postado em 18 de maio de 2013
Há pouco menos de três anos o UFO se apresentou pela primeira vez no Brasil e em Goiânia, aqui graças ao meu amigo Rodrigo Carrilho, que já trouxe ao seu Bolshoi Pub - a única casa de shows do Brasil onde se vê o melhor do hard e heavy degustando uma Guinness "on tap" -, no coração do Brasil, lendas do naipe de Glenn Hughes, o mítico ex-UFO Michael Schenker e UDO, além dos mestres do jazz/fusion Mike Stern e Stanley Jordan.
Apesar desses e outros grandes shows que tive a oportunidade de assistir no Bolshoi, o melhor que havia visto, até ontem, havia sido... o próprio UFO. O Rodrigo alertou-me, à tarde por telefone e logo antes do começo da apresentação, que a banda estava muito feliz e tranquila - último show da turnê pelo Brasil e última apresentação antes da vindoura turnê de junho pela Europa, participando de alguns dos maiores festivais do Velho Mundo como Download e Sweden Rock.
Acontece que a banda conseguiu superar-se em relação a 2010. Phil Mogg, apesar dos 65 anos recém-completados, cantou DEMAIS! Vinnie Moore dispensa comentários, Andy Parker desceu o braço com a mesma disposição de três anos atrás e Paul Raymond comandou os teclados e guitarra base com a experiência costumeira, enquanto Rob de Luca encarou o desafio de substituir Pete Way.
Não anotei o setlist, mas não foi menor que as mesmas 15 músicas de SP e Rio, sendo única ressalva a falha no som da guitarra de Vinnie Moore durante a execução de uma de minhas favoritas - Too Hot To Handle. Wonderland foi, para mim, um destaque, mais arrastada e pesada que na versão de estúdio, já comentado em resenha de um dos shows anteriores.
Sob o risco de soar repetitivo, aguardo o retorno do UFO em turnês vindouras. O fato - raríssimo para uma banda tão longeva, com tanta história e de repertório recheado de clássicos - de tocarem mais de 1/4 das músicas oriundas de álbuns "era" Vinnie Moore, incluindo três do mais recente, é uma evidência inconteste de que o UFO ainda tem muito fôlego não só para se mostrar, mas para criar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
Guns N' Roses confirma novo local para show em Porto Alegre
O maior baixista de todos os tempos, segundo o lendário produtor Rick Rubin
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Pior parte de deixar o Sepultura foi o afastamento de Iggor, diz Max Cavalera
Max Cavalera e os detalhes de sua saída do Sepultura, incluindo como e quando aconteceu
Os vocalistas dos anos 1990 que se entregaram ao vício e frustraram Gene Simmons (Kiss)
25 álbuns de rock sem nenhuma música ruim, segundo a Loudwire


A banda que fez George Martin desistir do heavy metal; "um choque de culturas"
A banda de rock clássico que é gigante e nunca fez sucesso nos EUA (e o motivo por trás)
A banda britânica cultuada no Brasil e que "quase chegou lá" nos EUA
O visual que Steve Harris "pegou emprestado" de Pete Way, baixista do UFO
Axl Rose pediu para cantar três músicas no álbum do Michael Schenker, mas só conseguiu uma



