O disco dos anos 1980 que Regis Tadeu considera um dos mais subestimados de todos os tempos
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de abril de 2024
O jornalista e crítico musical Regis Tadeu possui uma incrível coleção de CDs e LPs. Para se ter uma ideia, em novembro de 2022, ele afirmou que não contava mais os itens de sua coleção há muito tempo, e da última vez que havia os contado, possuía 17 mil LPs e 23 mil CDs.
Ufo - Mais Novidades
Um dos LPs que faz parte da coleção de Regis é "Mechanix", décimo registro de estúdio da influente banda inglesa UFO, lançado em fevereiro de 1982. Segundo Regis, "Mechanix" é um dos discos mais subestimados de todos os tempos. Ele fez tal afirmação em uma publicação compartilhada no X (ex-Twitter) na última segunda-feira (22 de abril).
"Esse é o disco que vai embalar o final de mais um dia intenso de trabalho: a edição original americana de época (1982) do ‘Mechanix’, um dos discos mais subestimados de todos os tempos e de uma formação criminosamente criticada, com o ótimo guitarrista Paul Chapman substituindo o lendário Michael Schenker. Foi lançado numa época em que as bandas pesadas estavam numa encruzilhada: ou faziam uma sonoridade mais radiofônica ou cairiam no ostracismo", escreveu Regis, que aproveitou a postagem para dar uma cutucada nos "metaleiros botocudos".
"O UFO fez a escolha óbvia e soltou um disco muito bom, embora ainda hoje soe mais pop aos ouvidos dos ‘metaleiros botocudos’, incluindo até mesmo o baixista original Pete Way, que caiu fora depois da turnê por não concordar com aquele ‘amaciamento’ sonoro. Tremenda bobagem! O disco soa pesado e mais palatável até hoje, o que não é demérito algum. Ouça de ponta a ponta!"
"Quando começamos a pré-produção, o Asia estava ensaiando no andar de cima, na sala grande, e nós estávamos no andar de baixo, na sala pequena. Mas, na maioria das vezes, ficávamos sentados olhando uns para os outros, ou subíamos e ouvíamos o Asia, só para fazer alguma coisa. Ou íamos até o pub. Naquela época, Neil [Carter, tecladista] estava envolvido e tinha algumas ideias, mas muitas delas eram mais suaves, voltadas para o teclado. E Pete [Way, baixista] dizia: 'Hmm, não tenho muita certeza sobre isso'. Mas esse álbum realmente tem seus momentos", declarou Paul Chapman, em entrevista publicada na edição 129 da revista Classic Rock.
"Mechanix" é o sucessor de "The Wild, The Willing and The Innocent", lançado em 1981. O álbum foi gravado por Phil Mogg (vocal), Paul Chapman (guitarra), Neil Carter (guitarra/teclado), Pete Way (baixo) e Andy Parker (bateria).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
Os tipos de canções do Guns N' Roses que Axl afirma terem sido as "mais difíceis" de compor
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"


A banda de rock clássico que é gigante e nunca fez sucesso nos EUA (e o motivo por trás)
A banda britânica cultuada no Brasil e que "quase chegou lá" nos EUA
O bizarro "encontro" de Jeff Hanneman com seu ídolo, o guitarrista Michael Schenker
Yngwie Malmsteen explica recusas a UFO e David Lee Roth, além de abordagem do Kiss
Axl Rose pediu para cantar três músicas no álbum do Michael Schenker, mas só conseguiu uma
O visual que Steve Harris "pegou emprestado" de Pete Way, baixista do UFO


