Kiss: Alive! salvou a gravadora da falência, lembra Eddie Kramer
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 13 de dezembro de 2013
O produtor EDDIE KRAMER conversou recentemente com o site MUSICRADAR a respeito de sua vasta discografia. Dentre os vários trechos de destaque, o segmento no qual ele fala da importância de ‘Kiss Alive!’ de 1975 é um que merece bastante atenção. Leia a passagem traduzida abaixo.
Kramer: "Eu tinha gravado a demo deles, a que acabou resultando em um contrato pra eles, no Electric Lady em 1973. Nós a gravamos em um mixer de 4 canais no Estúdio B em um dia. Eu não trabalhei com eles nos dois primeiros discos. A gravadora, em sua infinita sabedoria, queria alguém que pudesse dar alguns sucessos a ela. Eu não sei direito, mas a demo com certeza estabeleceu a banda.
Eles caíram na estrada e fizeram turnês para promover aqueles álbuns, e eles construíram um enorme segmento de fãs. Quando chegou a hora de fazer o disco ao vivo, NEIL BOGART, o chefe da Casablanca, me ligou e perguntou se eu queria me envolver. Eu disse ‘claro’. Eu achei que seria um desafio – eles estão pulando em botas de salto alto, bombas de fumaça e explosões, todo tipo de porcaria rolando. Eu disse, ‘parece divertido’.
E seria um desafio: foi muito difícil fazer com que a banda, naquele tipo de atmosfera, tocasse no tempo e no tom certos. Essa foi a parte difícil – capturar performances realmente boas o suficiente. Eu acho que capturamos a essência do show ao vivo em virtude dos vários shows que eles fizeram. Houve um em Cleveland, em Detroit, em Iowa e outro em Wildwood, Nova Jersey.
Wildwood foi o momento crucial. Usávamos o mesmo caminhão da Fedco com o qual eu gravara o disco do NRBQ. Foi interessante tentar gravar a banda em um clube com capacidade para 1200 pessoas sem sistema de PA a princípio, até que a equipe saísse e roubasse um andaime de uma construção ali por perto de modo a montar uma plataforma para o PA. Isso foi na tarde logo antes do show.
A banda foi incrível, Gene e Paul eram a força motriz por trás da organização e quando ao que deveria aparecer no disco. Trabalhamos bem juntos nisso. Ace – eu o amo. Um guitarrista fantástico, muito subestimado. Eu acho que a banda toda tocou muito bem. Mais uma vez, foi um desafio selecionar os melhores trechos. Gravamos muita coisa por cima em estúdio para que soasse direito. Mas no fim das contas, aquilo salvou o rabo da Casablanca – a gravadora ia falir. O KISS e Dona Summer salvaram a Casablanca. "
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O polêmico álbum de Metal que Geezer Butler gostaria de ter escrito
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O "músico mais talentoso" com quem Geddy Lee do Rush já trabalhou: "Teimosamente determinado"
A única banda de rock nacional que derrota os Paralamas para Pedro Bial
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
O hit dos Rolling Stones que John Lennon e Mick Jagger discordavam da qualidade
A música do Iron Maiden que não fez sucesso por tema ser desconhecido fora da Inglaterra
O dia que Cazuza pagou justo esporro para Sandra de Sá ao ver atitude da cantora em festa


Os álbuns do Kiss que Gene Simmons e Peter Criss não tocaram, segundo Regis Tadeu
Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
Você provavelmente nunca os ouviu - mas esses guitarristas dos anos 1980 eram absurdos
31 discos de rock e heavy metal que completam 50 anos em 2026
Quando Kiss e Queen decepcionaram, mas o AC/DC salvou a lavoura
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
Peter Criss lamenta não ter feito álbum com Ace Frehley fora do Kiss
Daron Malakian (System of a Down) revela medo que tinha do Kiss na infância
175 figuras ligadas ao rock/metal que morreram em 2025
A música de Paul Stanley que foi gravada por outros artistas antes de ser lançada pelo Kiss
Gene Simmons: declarações polêmicas sobre bandas de sucesso



