Kiss: Alive! salvou a gravadora da falência, lembra Eddie Kramer
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 13 de dezembro de 2013
O produtor EDDIE KRAMER conversou recentemente com o site MUSICRADAR a respeito de sua vasta discografia. Dentre os vários trechos de destaque, o segmento no qual ele fala da importância de ‘Kiss Alive!’ de 1975 é um que merece bastante atenção. Leia a passagem traduzida abaixo.
Kramer: "Eu tinha gravado a demo deles, a que acabou resultando em um contrato pra eles, no Electric Lady em 1973. Nós a gravamos em um mixer de 4 canais no Estúdio B em um dia. Eu não trabalhei com eles nos dois primeiros discos. A gravadora, em sua infinita sabedoria, queria alguém que pudesse dar alguns sucessos a ela. Eu não sei direito, mas a demo com certeza estabeleceu a banda.
Eles caíram na estrada e fizeram turnês para promover aqueles álbuns, e eles construíram um enorme segmento de fãs. Quando chegou a hora de fazer o disco ao vivo, NEIL BOGART, o chefe da Casablanca, me ligou e perguntou se eu queria me envolver. Eu disse ‘claro’. Eu achei que seria um desafio – eles estão pulando em botas de salto alto, bombas de fumaça e explosões, todo tipo de porcaria rolando. Eu disse, ‘parece divertido’.
E seria um desafio: foi muito difícil fazer com que a banda, naquele tipo de atmosfera, tocasse no tempo e no tom certos. Essa foi a parte difícil – capturar performances realmente boas o suficiente. Eu acho que capturamos a essência do show ao vivo em virtude dos vários shows que eles fizeram. Houve um em Cleveland, em Detroit, em Iowa e outro em Wildwood, Nova Jersey.
Wildwood foi o momento crucial. Usávamos o mesmo caminhão da Fedco com o qual eu gravara o disco do NRBQ. Foi interessante tentar gravar a banda em um clube com capacidade para 1200 pessoas sem sistema de PA a princípio, até que a equipe saísse e roubasse um andaime de uma construção ali por perto de modo a montar uma plataforma para o PA. Isso foi na tarde logo antes do show.
A banda foi incrível, Gene e Paul eram a força motriz por trás da organização e quando ao que deveria aparecer no disco. Trabalhamos bem juntos nisso. Ace – eu o amo. Um guitarrista fantástico, muito subestimado. Eu acho que a banda toda tocou muito bem. Mais uma vez, foi um desafio selecionar os melhores trechos. Gravamos muita coisa por cima em estúdio para que soasse direito. Mas no fim das contas, aquilo salvou o rabo da Casablanca – a gravadora ia falir. O KISS e Dona Summer salvaram a Casablanca. "
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
Judas Priest inicia a turnê Faithkeepers; confira setlist e vídeos
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
Tony Iommi agenda anúncio especial para a próxima quarta-feira
O aspecto em que os Beatles eram muito superiores aos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
A música dos Stones dos 60s que Mick Jagger considera uma fórmula perfeita de sucesso pop
A curiosa origem da introdução de "Sweet Leaf", clássico do Black Sabbath
Andy LaRocque se pronuncia sobre saída do King Diamond
As bandas britânicas dos anos oitenta que decepcionaram o guitarrista do U2
5 clássicos do thrash metal cujas letras envelheceram muito mal
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Quando Jeff Beck percebeu que Jimi Hendrix estava com sérios problemas
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
A banda de rock que tem o recorde de álbum com maior nome da história
Cinco bandas de heavy metal que nunca trocaram de vocalista - Parte I
James Hetfield decepcionaria fãs com sua lista de músicas preferidas do Metallica


A música do Kiss que fez (muito) mais sucesso na Europa do que nos EUA
13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
10 álbuns dos anos 70 abriram caminho para o heavy metal nos anos 80
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
A música do Van Halen que Gene Simmons coloca acima até de "Eruption"
Guitarrista do Kiss, Tommy Thayer lança nova banda, Shogun Mojo
O truque de Paul Stanley em shows do Kiss que Bruce Dickinson queria levar ao Iron Maiden
A música de Paul Stanley que Bonnie Tyler gravou antes do Kiss
O álbum dos anos setenta que o Kiss achou que seria o último da carreira
O "absurdo" que atribuem ao Led Zeppelin, na opinião de Paul Stanley
As "traições do movimento" mais emblemáticas do rock 'n roll
A bela música lado b do Kiss que fez sucesso "por acaso", para surpresa de Paul Stanley



