Bruce Dickinson: Aula sobre música e pirataria na Campus Party
Por Pedro Zambarda de Araújo
Postado em 29 de janeiro de 2014
Na terça-feira, dia 28 de janeiro, o frontman do Iron Maiden, Bruce Dickinson, deu uma aula sobre música e empreendedorismo a partir das 13h. No entanto, o cantor também falou bastante sobre pirataria e downloads ilegais, dando exemplos de como o Maiden aprendeu a ganhar dinheiro com os fãs mesmo sem ganhar tanto com os discos.
"Fazemos as turnês para cobrir os custos de um disco novo. É puxado, mas, ao fazer shows em todos os continentes, nós conseguimos fazer isso. E eu criei minha empresa de aviação para suprir uma necessidade do Iron Maiden", explicou Bruce, ao tirar sarro de contadores e dos profissionais responsáveis pelas finanças da banda.
Depois de falar sobre o sucesso da Apple, a suposta "maldade" da Microsoft e sobre produtos de sucesso, Bruce então falou sobre como ganhar dinheiro na música mesmo com downloads ilegais.
"Nós músicos sabemos que vocês baixam músicas ilegalmente. Vamos fazer o que em relação a isso? Virar e dizer 'malditos fãs, eles não querem pagar pela música'? Transformar consumidores em inimigos? Claro que não. Temos que ser criativos para encontrar soluções. As gravadoras não tem fãs, e é por isso que elas estão acabando", explicou o cantor.
Foi nesse momento da palestra, perto do fim, que Bruce Dickinson falou de sua última sacada de marketing contra o mercado de downloads ilegais. "Tivemos uma ideia bacana nos últimos tempos. Vendemos camisetas e outros produtos com a marca Iron Maiden. Rende? Rende um pouco. Mas pensamos em um outro produto que tem tudo a ver com nosso público. Quando você está ouvindo Iron Maiden, o que você gostaria de fazer? Beber cerveja, claro! Então fizemos a cerveja Trooper, para você baixar nossos CDs e, claro, tomar a sua cervejinha".
O cantor falou bastante sobre como a música sobrevive com fãs fieis e produtos diferenciados como a cerveja Trooper. E cravou a seguinte frase que guiou toda a palestra: "Você não está vendendo um produto, mas está sim vendendo uma única coisa, que é uma relação com o consumidor, com o fã".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Metallica que deixava o público entediado, segundo Kirk Hammett
Aos 58 anos, baterista do Cannibal Corpse admite dificuldades de sair em turnê
Malcolm Young era um guitarrista "melhor que Eddie Van Halen", segundo Angus Young
Matt Sorum aceitaria reunião do Velvet Revolver com Lzzy Hale nos vocais
Em outubro, Iron Maiden inaugura em São Paulo a "Eddie's Emporium Experience Store"
Noel Gallagher, do Oasis, não gosta de músicas feitas em parceria
Os cinco maiores discos progressivos dos anos sessenta, segundo site britânico
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
Para conceituado escritor, Metallica está sofrendo de "síndrome de Iron Maiden"
A banda de metal que Jerry Cantrell considera a maior e melhor de todos os tempos
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
A banda clássica que Dave Grohl achou muito melhor que o Van Halen ao vivo
A melhor música que o Slayer lançou no século XXI, de acordo com a Metal Injection
O melhor riff de guitarra do Accept de todos os tempos, segundo Wolf Hoffmann
O lendário vocalista que teve o dedão amputado por um anão de jardim no quintal
Mini Iron Maiden: tocando "Ghost Of The Navigator" na escola
Os profundos arrependimentos de Davild Gilmour em relação ao saudoso Syd Barrett
Chris Cornell: relatório policial descreve últimas horas e morte

Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
Regis Tadeu finalmente explica detalhe do Iron Maiden que fãs discutem há 20 anos
O filme dos anos 30 que inspirou a música mais tocada pelo Iron Maiden ao vivo
Baixo de James LoMenzo apresenta falha durante intro de "Peace Sells" em show do Megadeth
Baterista do Linkin Park toca música do Iron Maiden que nunca havia escutado
O disco gravado por Bruce Dickinson que a Metal Hammer considera o pior do Iron Maiden
Edu Falaschi revela as músicas que gravou para tentar vaga no Iron Maiden
A música mais tocada e a menos tocada de cada álbum do Iron Maiden
As 100 maiores músicas da história do heavy metal, segundo a Rolling Stone



