Bruce Dickinson: Aula sobre música e pirataria na Campus Party

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Pedro Zambarda de Araújo
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 29/01/14. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Na terça-feira, dia 28 de janeiro, o frontman do Iron Maiden, Bruce Dickinson, deu uma aula sobre música e empreendedorismo a partir das 13h. No entanto, o cantor também falou bastante sobre pirataria e downloads ilegais, dando exemplos de como o Maiden aprendeu a ganhar dinheiro com os fãs mesmo sem ganhar tanto com os discos.

715 acessosIron Maiden: Eddie ganha linha Action Figures da Super 75000 acessosMúsicas Ruins: blog elege as piores de grandes bandas do Rock/Metal

"Fazemos as turnês para cobrir os custos de um disco novo. É puxado, mas, ao fazer shows em todos os continentes, nós conseguimos fazer isso. E eu criei minha empresa de aviação para suprir uma necessidade do Iron Maiden", explicou Bruce, ao tirar sarro de contadores e dos profissionais responsáveis pelas finanças da banda.

Depois de falar sobre o sucesso da Apple, a suposta "maldade" da Microsoft e sobre produtos de sucesso, Bruce então falou sobre como ganhar dinheiro na música mesmo com downloads ilegais.

"Nós músicos sabemos que vocês baixam músicas ilegalmente. Vamos fazer o que em relação a isso? Virar e dizer 'malditos fãs, eles não querem pagar pela música'? Transformar consumidores em inimigos? Claro que não. Temos que ser criativos para encontrar soluções. As gravadoras não tem fãs, e é por isso que elas estão acabando", explicou o cantor.

Foi nesse momento da palestra, perto do fim, que Bruce Dickinson falou de sua última sacada de marketing contra o mercado de downloads ilegais. "Tivemos uma ideia bacana nos últimos tempos. Vendemos camisetas e outros produtos com a marca Iron Maiden. Rende? Rende um pouco. Mas pensamos em um outro produto que tem tudo a ver com nosso público. Quando você está ouvindo Iron Maiden, o que você gostaria de fazer? Beber cerveja, claro! Então fizemos a cerveja Trooper, para você baixar nossos CDs e, claro, tomar a sua cervejinha".

O cantor falou bastante sobre como a música sobrevive com fãs fieis e produtos diferenciados como a cerveja Trooper. E cravou a seguinte frase que guiou toda a palestra: "Você não está vendendo um produto, mas está sim vendendo uma única coisa, que é uma relação com o consumidor, com o fã".

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Iron MaidenIron Maiden
As dez melhores encarnações de Eddie

715 acessosIron Maiden: Eddie ganha linha Action Figures da Super 782 acessosFöxx Salema: Vídeo com cover de "Man on the Edge", do Iron Maiden1480 acessosSemelhanças: de Maiden a Nelson, confira riffs muito parecidos0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

Derek RiggsDerek Riggs
No início Eddie não tinha nada a ver com Metal

Regis TadeuRegis Tadeu
Maiden envelhece com dignidade no espetacular TBOS

Heavy MetalHeavy Metal
Os 10 melhores EPs de todos os tempos

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"0 acessosTodas as matérias sobre "Bruce Dickinson"


Músicas RuinsMúsicas Ruins
Blog elege piores de grandes bandas do Rock/Metal

GorgorothGorgoroth
As orientações sexuais e políticas de Gaahl

SeparadosSeparados
A mórbida semelhança de Eddie e Seu Madruga

5000 acessosMetallica: Rock In Rio explica pane que ocorreu durante o show5000 acessosBlack Sabbath: "Iron Man" em inusitado baixo artesanal5000 acessosMetallica: Jason Newsted, 14 anos de humilhação5000 acessosCapas de álbuns: 30 das piores artes da história5000 acessosPortnoy: puto por estar fora de lista de 100 melhores bateristas5000 acessosNickelback: deveriam aprender a tocar com o Foo Fighters

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Sobre Pedro Zambarda de Araújo

Nascido em 1989. Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, Pedro foi apresentado ao heavy metal através da banda Blind Guardian, em meados de 2004. Ouve e aprecia outros estilos do rock, como o punk, o indie e vertentes mais variadas. Gosta de assistir e cobrir shows.Toca muito mal guitarra, mas aprecia vários tipos de instrumentos musicais.

Mais matérias de Pedro Zambarda de Araújo no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online