Bruce Dickinson: Aula sobre música e pirataria na Campus Party
Por Pedro Zambarda de Araújo
Postado em 29 de janeiro de 2014
Na terça-feira, dia 28 de janeiro, o frontman do Iron Maiden, Bruce Dickinson, deu uma aula sobre música e empreendedorismo a partir das 13h. No entanto, o cantor também falou bastante sobre pirataria e downloads ilegais, dando exemplos de como o Maiden aprendeu a ganhar dinheiro com os fãs mesmo sem ganhar tanto com os discos.
"Fazemos as turnês para cobrir os custos de um disco novo. É puxado, mas, ao fazer shows em todos os continentes, nós conseguimos fazer isso. E eu criei minha empresa de aviação para suprir uma necessidade do Iron Maiden", explicou Bruce, ao tirar sarro de contadores e dos profissionais responsáveis pelas finanças da banda.
Depois de falar sobre o sucesso da Apple, a suposta "maldade" da Microsoft e sobre produtos de sucesso, Bruce então falou sobre como ganhar dinheiro na música mesmo com downloads ilegais.
"Nós músicos sabemos que vocês baixam músicas ilegalmente. Vamos fazer o que em relação a isso? Virar e dizer 'malditos fãs, eles não querem pagar pela música'? Transformar consumidores em inimigos? Claro que não. Temos que ser criativos para encontrar soluções. As gravadoras não tem fãs, e é por isso que elas estão acabando", explicou o cantor.
Foi nesse momento da palestra, perto do fim, que Bruce Dickinson falou de sua última sacada de marketing contra o mercado de downloads ilegais. "Tivemos uma ideia bacana nos últimos tempos. Vendemos camisetas e outros produtos com a marca Iron Maiden. Rende? Rende um pouco. Mas pensamos em um outro produto que tem tudo a ver com nosso público. Quando você está ouvindo Iron Maiden, o que você gostaria de fazer? Beber cerveja, claro! Então fizemos a cerveja Trooper, para você baixar nossos CDs e, claro, tomar a sua cervejinha".
O cantor falou bastante sobre como a música sobrevive com fãs fieis e produtos diferenciados como a cerveja Trooper. E cravou a seguinte frase que guiou toda a palestra: "Você não está vendendo um produto, mas está sim vendendo uma única coisa, que é uma relação com o consumidor, com o fã".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps