Kirk Hammett relembra composições com Cliff Burton em "Ride The Lightning", do Metallica
Por Samuel Coutinho
Fonte: Metal da Ilha
Postado em 21 de junho de 2014
A edição de agosto da revista Guitar World contará com uma entrevista com o guitarrista do METALLICA, Kirk Hammett, sobre o 30º aniversário do segundo álbum da banda, "Ride The Lightning". Perguntado sobre como sua visão da época do "Ride The Lightning" mudou nas últimas três décadas, Hammett disse: "É interessante. Ainda esta manhã eu estava dizendo a meus filhos o que eu ia fazer, hoje eu disse, 'Esses caras vão tirar uma foto minha em uma cadeira elétrica!' Ambos são jovens, então, é claro, eles disseram: 'Por quê?' Eu expliquei que é porque temos uma música chamada 'Ride The Lightning' e isso é uma outra maneira de dizer: 'Você está sendo eletrocutado numa cadeira elétrica!' Então eu tive que colocar a música e mostrar as letras. Eles ficaram sentados ali, olhando para mim, tipo, Uau. (risos) Então, eu me sentei com eles, ouvindo o solo de guitarra em 'Ride The Lightning', e eu fiquei tipo, eu não tenho absolutamente nenhuma lembrança de ter colocado todas aquelas harmonias lá! (risos).
"Quando fizemos essa música juntos, tínhamos o riff de introdução, o verso, o refrão, e uma parte da ponte instrumental. Quando tudo fica mais lento e tem aquela parte do solo, eu me lembro de praticamente fazer aquele solo logo de cara.
"Quando eu gravei, em 1984, eu tinha 21 anos. Isso é meio doido. Em 1984, um solo de guitarra como aquele já era alguma coisa. Se você colocar em contexto o que estava acontecendo naquela época, soava bem moderno. Claro, se você colocá-lo no contexto de hoje, soa como rock clássico (risos). Não é como as coisas de hoje, com arpejos arrebatadores e 32 notas por todos os lados. Eu também tenho que dizer que quando ouvi esta manhã, percebi que o som real do álbum ainda é bom. Depois de todos esses malditos anos, ainda consegue se manter, em questão de som".
Hammett também falou sobre o quanto o falecido baixista do Metallica, Cliff Burton, foi importante em impulsionar a banda em uma nova direção progressiva em "Ride The Lightning".
"Cliff era uma anomalia total", disse Kirk. "Até hoje, eu ainda estou tentando descobrir tudo o que vivi com ele. Ele era um baixista e tocava como um baixista. Mas, porra, vários dos sons de guitarra vieram dele. Ele escreveu uma série de riffs. Ele sempre estava com um pequeno violão. Lembro-me de uma vez que eu cheguei nele e perguntei, 'Como isso está afinado, parece C?' Ele explicou que gostava assim, porque ele realmente poderia fazer bends maiores. Ele sempre aparecia com harmonias no violão. Quando eu tocava minha guitarra ele pegava o seu baixo e começava a tocar imediatamente alguma harmonia. Ele também cantarolava harmonias. Lembro-me de quando estava tocando EAGLES no rádio e ele cantarolava todas as partes da harmonia".
Fonte original desta matéria:
http://www.blabbermouth.net/news/metallicas-kirk-hammett-cliff-burton-was-a-total-anomaly/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Manowar se manifesta após anúncio da morte de Ross the Boss
Como a mais autêntica banda de rock da América gravou o pior álbum feito por uma grande banda
Rock and Roll Hall of Fame inclui Blaze Bayley entre os indicados pelo Iron Maiden
Morre Ross "The Boss", membro fundador e ex-guitarrista do Manowar
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
Luis Mariutti convida membros do Angra para show de reunião: "Só escolher a data"
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
O dia em que guitarrista do Motörhead usou jornais para atrapalhar show do Heaven and Hell
Ritchie Blackmore explica por que saiu do Deep Purple: "Eram só interesses financeiros"
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
Guitarrista e produtor mantém esperança de que álbum do King Diamond sairá em breve
Stanley Simmons lança segunda música, "Dancing While the World is Ending"


Guitarrista diz que músicos do Avenged Sevenfold se apaixonaram por "St. Anger", do Metallica
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
A canção dos anos 60 que James Hetfield disse ser uma verdadeira aula de riff no rock
Frodo não aguenta mais ouvir "Enter Sandman", do Metallica
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
O cara que fez audição pro Metallica com moicano loiro e errou "For Whom": "Niguém riu"
Os álbuns do Metallica que seriam rejeitados por Cliff Burton, de acordo com James Hetfield
A ótima música que o Metallica tocou apenas uma vez no Século XXI


