Tecnologia: impressoras 3D criam alto-falantes hifi a baixo custo
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 18 de junho de 2014
Quando a maioria do público pensa em impressoras 3D, imagina máquinas modelando em plástico PLA ou ABS. Já há algum tempo, mais e mais pessoas têm começado a adotar o uso de outros materiais, como blocos de nylon. Contudo, uma empresa, a AKEMAKE, com a ajuda de um novo material de impressão, está tentando mudar esse panorama.
A Akemake conseguiu recentemente usar um filamento de madeira 100% natural chamado de TIMBERFILL para imprimir um alto-falante de mesa.
"Esse modelo impresso em 3D é o primeiro falante do mundo confeccionado a partir de um Timberfill, fabricado pela [empresa] Fillamentum", disse MACHAL KANDLER da Akemake ao site 3DPrint. com. "Sim, isso é 100% madeira!"
A peça, batizada de SPIRULIDA, foi desenhada por Ondra Chotovinsky, e é baseada numa espécie de lula que vive em águas profundas – a Spirulida. A Akemake está oferecendo esse design completamente de graça para aqueles que quiserem imprimi-lo em casa. Eles também fornecem as instruções para montá-lo.
O filamento de Timberfill, usado para moldar o falante, não só parece com madeira, mas a empresa afirma que ele se comporta exatamente como madeira. Como é de conhecimento geral, a madeira é usada com bastante frequência na construção de falantes, devido às suas características físicas, que melhoram a qualidade do som. A Fillamentum oferece uma enorme variedade de outros materiais para impressão em 3D, desde o Timberfill até os tradicionais plásticos PLA, ABS e até PVA.
Custo inicial para o falante – que pode subir de acordo com os componentes eletroeletrônicos que você escolher: 270 Reais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps