Novoselic: defendendo Vedder sobre questão de Israel/Palestina
Por Fernando Portelada
Fonte: Blabbermouth
Postado em 21 de julho de 2014
O ex-baixista do NIRVANA, Krist Novoselic, defendeu Eddie Vedder sobre seu apaixonado discurso anti-guerra, que foi feito durante um show no começo do mês, agradecendo a Eddie por "falar sobre a paz no mundo".
O discurso de Vedder em 11 de julho, à Inglaterra, foi interpretado por alguns fãs como tendo Israel como alvo. De acordo com o Spin, os críticos de Vedder dizem que o artista acusou Israel de fomentar as guerras ao elevar a situação com a Palestina. O Jerusalém Post chamou o discurso de um "ataque verbal contra Israel".
Novoselic postou a seguinte mensagem em seu blog oficial:
Obrigado, Eddie Vedder, por falar sobre a paz no mundo.
Eddie recebeu algum criticismo sobre os comentários que ele fez sobre o conflito entre a Palestina e Israel. A situação é complicada há muito tempo, não é segredo que até mencionar essa questão é tóxica.
Vamos encarar isso. A relação entra a Palestina e Israel é um desastre! Não sei quantas vezes ouvi as mesmas explicações e acusações e isso não importa, há uma constante catástrofe acontecendo entre esses dois povos.
Nosso mundo é mais conectado do que jamais foi. As pessoas de todos os cantos compartilham sua cultura e promovem o comércio com o clique de um mouse. Em contrates a esta grande convergência humana, Israel está construindo grande paredes de concreto enquanto os palestinos disparam mísseis nela. Há uma grande história compartilhada entre esses dois povos, e eu acho que poderia existir um futuro com mais harmonia, comparando-o com nosso universo sempre conectado.
A política do Hamas de não reconhecer Israel é um beco sem saída. Todas nossas vidas são resultado do curso da História. Em outras palavras, uma coisa leva a outra e nossas circunstâncias nos trazem até onde somos hoje. Israel tem sido um Estado há 50 anos, e cresceu para ter milhões de cidadãos. Além disso, Israel é uma democracia inclusiva com direitos humanos. Na verdade, os Israelenses Árabes são todos cidadãos, podem votar para partidos com participação no Knesset, a legislatura nacional.
Por outro lado, se devemos reconhecer o curso da história, não podemos esquecer as mudanças de ideia demográficas que Israel criou nos últimos 50 ambos. O fluxo de pessoas em Israel – a maioria europeia – deslocou cerca de quatro milhões de palestinos. Você pode fazer qualquer piada sobre o tamanho de Israel em comparação com o resto do Oriente Médio, mas o sentimento ainda está lá – Palestinos sentem que sua terra está sendo roubada.
A região é anfitriã da convergência entre o islã, judaísmo e o cristianismo. Essas religiões começaram lá e a extensiva história da região traz pessoas de todas essas três fés. Radicais carregam escatológicos credos que, se manifestados, poderiam criar um grande conflito religioso na região e no mundo. Você tem que dar crédito à Israel por manter isso fechado ao mesmo tempo que promove liberdade religiosa.
Como já vimos em outros conflitos, as coisas podem mudar. Os ‘problemas’ na Irlanda do Norte são resultados de eventos que ocorreram séculos atrás, e após um esforço proativo, a paz está assumindo seu lugar. A Iugoslávia é outra ideia do século 19 que foi colocada em prática com muita controvérsia e conflito. Hoje nós achamos o país trabalhando juntos à União Europeia. Em ambos os casos, a resolução do conflito foi escorada por promessas da estabilidade necessária para a prosperidade acontecer.
As pessoas da Palestina e Israel merecem paz e prosperidade. Já é hora de parar de repetir os velhos argumentos, dogmas e discursos de ódio. São os idiotas em ambos os lados que deviam ser criticados, e não um cantor de rock. Além disso, ambos os lados precisam tomar decisões difíceis e achar um acordo para parar a catástrofe da situação Israel/Palestina.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas que formam o "Big Four" do metal oitentista, segundo o Loudwire
A lenda do rock que Elvis Presley admirava: "Vamos aos fatos, não consigo cantar como ele"
O pior músico com quem Eddie Van Halen trabalhou; "eu tinha que ensinar todas as partes"
Lars Ulrich, do Metallica, acha que Bon Scott é o vocalista mais legal de todos os tempos
A melhor música do "Black Album", do Metallica, segundo a Metal Hammer
As músicas de "Holy Diver" que Ronnie James Dio havia escrito para o Black Sabbath
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
Roland Grapow confirma show no Brasil celebrando 30 anos de "The Time of the Oath" (Helloween)
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
Kiko Loureiro não está voltando ao Angra, afirma Rafael Bittencourt
Steve Morse conta como é seguir tocando com caso severo de artrite
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
A música do Paramore que Wolfgang Van Halen gostaria de ter escrito
Por que gaúcho Humberto Gessinger fala "Tu", mas compõe letras usando "Você"?
Fotos de Infância: Skid Row
A canção do Pink Floyd que fala de Syd Barrett e Roger Waters, mas eles não participam dela


O guitarrista britânico que Kurt Cobain não teria interesse em estudar, segundo Zakk Wylde
A banda que Kurt Cobain viu ao vivo mais de 100 vezes
Por que Kurt Cobain detestava Phil Collins, Axl Rose e o Grateful Dead
O único rockstar que Kurt Cobain disse admirar de verdade; "Eu não pedi autógrafo"
Nirvana - a escolha ousada de Kurt Cobain no Unplugged MTV
Como o grunge mudou o cenário do heavy metal nos anos 1990, segundo Dave Mustaine
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
A banda que são Os Beatles da geração do Green Day, de acordo com Billy Joe Armstrong



