Jovem Guarda: 50 anos do movimento da década de 60
Por Junior Correa
Postado em 09 de janeiro de 2015
A Jovem Guarda foi um movimento de jovens apaixonados da década de 60. Tudo começou numa "Jovem Tarde de Domingo" no Teatro da Record em 1965. O Programa com o título de 'Jovem Guarda' foi apresentado por Roberto Carlos, o REI; Erasmo Carlos, o Tremendão; e Wanderléa, a Ternurinha. Tudo que que vinha do estrangeiro era reverenciado pelo público e até mesmo pelo os próprios músicos, mas quem não ia se apaixonar por Beatles, Rolling Stones, Elvis e outros?
Foi desse ponto que o rock brasileiro começou a crescer, começaram a surgir nomes como: Ronnie Von, Eduardo Araújo, George Freedman, Wanderley Cardoso, Sérgio Reis, Sérgio Murilo, Arthurzinho, Ed Wilson, Jerry Adriani, Evinha, Martinha, Lafayette, Vanusa, além de bandas como Golden Boys, Renato e Seus Blue Caps, Leno e Lílian, Deny e Dino, Trio Esperança, Os Incríveis, Os Vips e The Fevers.
Rapidamente o movimento ganhou grandes porpoções, atraia varios jovens para o Teatro da Record em São Paulo. Chegou a atingir 3 milhões de espectadores só em São Paulo, além de outras cidades onde chegava em videotape.
A Jovem Guarda foi diversas vezes acusada de se manter afastada das discussões políticas que sacudiam o Brasil durante os primeiros anos da ditadura militar no país. Era considerada música alienada pelo público engajado e setores da crítica mais afeitos a, primeiramente, à bossa nova e, depois, às canções de protesto dos festivais da emergente MPB.
Mais do que um fenômeno televisivo, a Jovem Guarda impulsionou o lançamento de discos, roupas e diversos acessórios. Todo um comportamento jovem daquele período foi formatado a partir do programa e seus apresentadores. O modo de se vestir (calças colantes de duas cores em formato boca-de-sino, cintos e botinhas coloridas, minissaia com botas de cano alto) bem como as gírias e expressões ("broto", "carango", "legal", "coroa", "barra limpa", "lelé da cuca", "mancada", "pão", "papo firme", "maninha", "pinta", "pra frente", e a clássica "é uma brasa, mora?") viraram referência para muitos adolescentes do período.
No final de 1968, Roberto Carlos deixou o programa de auditório. Sem seu principal ídolo, a TV Record retirou o programa do ar. Desta maneira, o movimento como um todo perdeu força, até que desapareceu no final da década de 1960.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
O maior baixista de todos os tempos, segundo o lendário produtor Rick Rubin
Pior parte de deixar o Sepultura foi o afastamento de Iggor, diz Max Cavalera
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
Guns N' Roses confirma novo local para show em Porto Alegre
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
Os 50 melhores discos de 2025, de acordo com a Metal Hammer
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
O dia em que Priscila Fantin deu um tapa na cara de Paulo Ricardo
"Nos separamos por causa do Live Evil", diz Tony Iommi, guitarrista do Black Sabbath
O triste significado de "Adam's Song", um dos maiores clássicos do Blink-182


Atores e música: As bandas de Russell Crowe, Keanu Reeves e Bruce Willis
A veterana e famosa banda detestada por Keith Richards, Eric Clapton e Gene Simmons
Red Hot Chili Peppers: as melhores músicas segundo o Loudwire
Axl Rose: sugerindo prática oral sexual a Paul Stanley
Bon Jovi: as fotos do vocalista com mulheres nuas em 1985
Iron Maiden cai no riso em show nos EUA de 2008



