Jovem Guarda: 50 anos do movimento da década de 60
Por Junior Correa
Postado em 09 de janeiro de 2015
A Jovem Guarda foi um movimento de jovens apaixonados da década de 60. Tudo começou numa "Jovem Tarde de Domingo" no Teatro da Record em 1965. O Programa com o título de 'Jovem Guarda' foi apresentado por Roberto Carlos, o REI; Erasmo Carlos, o Tremendão; e Wanderléa, a Ternurinha. Tudo que que vinha do estrangeiro era reverenciado pelo público e até mesmo pelo os próprios músicos, mas quem não ia se apaixonar por Beatles, Rolling Stones, Elvis e outros?
Foi desse ponto que o rock brasileiro começou a crescer, começaram a surgir nomes como: Ronnie Von, Eduardo Araújo, George Freedman, Wanderley Cardoso, Sérgio Reis, Sérgio Murilo, Arthurzinho, Ed Wilson, Jerry Adriani, Evinha, Martinha, Lafayette, Vanusa, além de bandas como Golden Boys, Renato e Seus Blue Caps, Leno e Lílian, Deny e Dino, Trio Esperança, Os Incríveis, Os Vips e The Fevers.
Rapidamente o movimento ganhou grandes porpoções, atraia varios jovens para o Teatro da Record em São Paulo. Chegou a atingir 3 milhões de espectadores só em São Paulo, além de outras cidades onde chegava em videotape.
A Jovem Guarda foi diversas vezes acusada de se manter afastada das discussões políticas que sacudiam o Brasil durante os primeiros anos da ditadura militar no país. Era considerada música alienada pelo público engajado e setores da crítica mais afeitos a, primeiramente, à bossa nova e, depois, às canções de protesto dos festivais da emergente MPB.
Mais do que um fenômeno televisivo, a Jovem Guarda impulsionou o lançamento de discos, roupas e diversos acessórios. Todo um comportamento jovem daquele período foi formatado a partir do programa e seus apresentadores. O modo de se vestir (calças colantes de duas cores em formato boca-de-sino, cintos e botinhas coloridas, minissaia com botas de cano alto) bem como as gírias e expressões ("broto", "carango", "legal", "coroa", "barra limpa", "lelé da cuca", "mancada", "pão", "papo firme", "maninha", "pinta", "pra frente", e a clássica "é uma brasa, mora?") viraram referência para muitos adolescentes do período.
No final de 1968, Roberto Carlos deixou o programa de auditório. Sem seu principal ídolo, a TV Record retirou o programa do ar. Desta maneira, o movimento como um todo perdeu força, até que desapareceu no final da década de 1960.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
Ozzfest confirma segundo país que receberá o evento em 2027
Seven Crossroads Festival anuncia oito atrações, seis delas inéditas no Brasil
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
Helloween - um espetáculo completo na borda da cidade de São Paulo
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
A música do Metallica que deixava o público entediado, segundo Kirk Hammett
Família de Brent Hinds publica manifesto sobre disputa com o Mastodon
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
James Hetfield explica o que faz de Tony Iommi a sua maior referência
Metallica já era chamado de "vendido" nos anos 80, segundo Lars Ulrich
Malcolm Young era um guitarrista "melhor que Eddie Van Halen", segundo Angus Young
Como o fim de um dos maiores supergrupos abriu caminho para um clássico que antecipou o metal
Axl Rose estaria ajudando cantora country em projeto voltado ao rock
A melhor música que o Slayer lançou no século XXI, de acordo com a Metal Injection
O grande vocalista que recusou o Metallica e preferiu ficar na sua banda
Qual seria o line-up do hipotético "Regis Fest", segundo o crítico Regis Tadeu
Álcool, drogas e intrigas nos primórdios do Guns N' Roses

Mike Portnoy: renda de Spotify no ano todo mal paga um jantar; veja valores
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Hit Parader: Os maiores vocais do Heavy Metal segundo a revista
Motley Crue: Vince Neil detonou Sharon Osbourne em biografia
Iron Maiden: os fãs mais insuportáveis em lista da MTV
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



