Documentário: Rock Brasília - Era de Ouro
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 10 de fevereiro de 2015
Lá por meados dos anos 80, começamos a ouvir/ler sobre as bandas de Brasília. Depois do estouro dos paulistas e cariocas TITÃS, ULTRAJE A RIGOR, KID ABELHA, sopraram ventos pós-punk do Planalto Central. Os PARALAMAS DO SUCESSO vieram de lá, mas soavam mais caribenhos, mais ska. O som de Brasilia vinha com fama de mais politizado e com a sonoridade angulosa do punk e da cold wave britânicas, tipo SEX PISTOLS, THE CLASH, SIOUXSIE & THE BANSHEES, GANG OF FOUR.
O documentário Rock Brasília – Era de Ouro (2011), do diretor Vladimir Carvalho apresenta parte da história da cena roqueira brasiliense do final dos 70’s em diante. O cineasta escolheu o grupo ABORTO ELÉTRICO como ponto de partida e suas bandas-filhote (LEGIÃO URBANA, PLEBE RUDE e CAPITAL INICIAL) pra representarem esse período dourado. Se por um lado essa escolha implica no apagamento de bandas como FINIS AFRICAE, DETRITO FEDERAL, ESCOLA DE ESCÂNDALOS e ARTE NO ESCURO (surgidas depois da pioneira Aborto), por outro, permite aprofundamento nas trajetórias daqueles grupos, sem dúvida, comercialmente mais bem sucedidos da cidade. Surgidas em famílias de classe-média intelectualizada, Legião, Capital e Plebe tomaram o sul de assalto, e, consequentemente, fizeram sucesso em todo o país.
As quase 2 horas de documentário são compostas de entrevistas e imagens de arquivo, que deleitarão as testemunhas dos anos 80, mas também quem veio depois. Optando por não trilhar o caminho da caça às influências de cada banda, Carvalho buscou familiares, amigos, (ex)integrantes, produtores e gente como Caetano Veloso e o antropólogo Hermano "irmão-do-Herbert" Vianna. O mentor Renato Russo não poderia ficar fora e aparece em entrevistas antigas, muito bem adequadas. Claro que há menções ao THE CURE e aos Pistols, mas o enfoque é mesmo na história e nas curiosidades sobre cada formação musical.
Conhecemos a construção da iconicidade de Russo, habilmente burilada pelo próprio desde bem cedo; divertimo-nos com a perplexidade de Chico Buarque de Holanda perante os passos de dança do vocalista da LEGIÃO URBANA, quando de sua apresentação no programa global Chico e Caetano (imagine que o Velho Chico sabia quem era a inspiração IAN CURTIS!); somos informados da decadência e ressurreição do CAPITAL INICIAL.
Rock Brasília – Era de Ouro não cansa ou entedia, porque os depoimentos não são mecânicos e cheios de informações técnicas sobre gravações ou instrumentos musicais. É gente narrando sua história ou a de seus filhos, amigos, irmãos.
Que venham mais projetos análogos, pra eternizar parte da história de nossa juventude 40tona.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Mikkey Dee conta como conheceu e passou a tocar com King Diamond
Anika Nilles conta como aprendeu partes de Neil Peart para turnê com o Rush
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
Iron Maiden e tietagem: Steve Harris posa com membros de três bandas de metal sinfônico
Tom Araya diz que Slayer acabaria se expusesse conflitos como o Metallica fez
Ouça Sebastian Bach cantando "Man on the Silver Mountain" em tributo ao Rainbow
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
O ícone dos anos 1990 que Bob Dylan admirava: "Eu adoraria fazer um disco como o dele"
A música do Judas Priest que foi gravada em 20 minutos, segundo Ian Hill
A linda música escrita pelo baterista do Judas Priest que virou hit da banda
John Bonham usou o filho de 12 anos para provar que Phil Collins não era um bom baterista
Eloy compartilha história contada por Shawn sobre a influência do Sepultura no Slipknot


Dave Mustaine, do Megadeth, explica por que não toca "The Conjuring"
Fotos de Infância: Evanescence
Classic Rock divulga lista das 50 maiores bandas de Rock de todos os tempos
Lindo Demais: conheça o London, o primeiro smartphone da Marshall
Fotos de Infância: Joey Jordison e Corey Taylor, do Slipknot



