Documentário: Rock Brasília - Era de Ouro
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 10 de fevereiro de 2015
Lá por meados dos anos 80, começamos a ouvir/ler sobre as bandas de Brasília. Depois do estouro dos paulistas e cariocas TITÃS, ULTRAJE A RIGOR, KID ABELHA, sopraram ventos pós-punk do Planalto Central. Os PARALAMAS DO SUCESSO vieram de lá, mas soavam mais caribenhos, mais ska. O som de Brasilia vinha com fama de mais politizado e com a sonoridade angulosa do punk e da cold wave britânicas, tipo SEX PISTOLS, THE CLASH, SIOUXSIE & THE BANSHEES, GANG OF FOUR.
O documentário Rock Brasília – Era de Ouro (2011), do diretor Vladimir Carvalho apresenta parte da história da cena roqueira brasiliense do final dos 70’s em diante. O cineasta escolheu o grupo ABORTO ELÉTRICO como ponto de partida e suas bandas-filhote (LEGIÃO URBANA, PLEBE RUDE e CAPITAL INICIAL) pra representarem esse período dourado. Se por um lado essa escolha implica no apagamento de bandas como FINIS AFRICAE, DETRITO FEDERAL, ESCOLA DE ESCÂNDALOS e ARTE NO ESCURO (surgidas depois da pioneira Aborto), por outro, permite aprofundamento nas trajetórias daqueles grupos, sem dúvida, comercialmente mais bem sucedidos da cidade. Surgidas em famílias de classe-média intelectualizada, Legião, Capital e Plebe tomaram o sul de assalto, e, consequentemente, fizeram sucesso em todo o país.
As quase 2 horas de documentário são compostas de entrevistas e imagens de arquivo, que deleitarão as testemunhas dos anos 80, mas também quem veio depois. Optando por não trilhar o caminho da caça às influências de cada banda, Carvalho buscou familiares, amigos, (ex)integrantes, produtores e gente como Caetano Veloso e o antropólogo Hermano "irmão-do-Herbert" Vianna. O mentor Renato Russo não poderia ficar fora e aparece em entrevistas antigas, muito bem adequadas. Claro que há menções ao THE CURE e aos Pistols, mas o enfoque é mesmo na história e nas curiosidades sobre cada formação musical.
Conhecemos a construção da iconicidade de Russo, habilmente burilada pelo próprio desde bem cedo; divertimo-nos com a perplexidade de Chico Buarque de Holanda perante os passos de dança do vocalista da LEGIÃO URBANA, quando de sua apresentação no programa global Chico e Caetano (imagine que o Velho Chico sabia quem era a inspiração IAN CURTIS!); somos informados da decadência e ressurreição do CAPITAL INICIAL.
Rock Brasília – Era de Ouro não cansa ou entedia, porque os depoimentos não são mecânicos e cheios de informações técnicas sobre gravações ou instrumentos musicais. É gente narrando sua história ou a de seus filhos, amigos, irmãos.
Que venham mais projetos análogos, pra eternizar parte da história de nossa juventude 40tona.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Anika Nilles conta como aprendeu partes de Neil Peart para turnê com o Rush
Tom Araya diz que Slayer acabaria se expusesse conflitos como o Metallica fez
Mikkey Dee conta como conheceu e passou a tocar com King Diamond
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
Ouça Sebastian Bach cantando "Man on the Silver Mountain" em tributo ao Rainbow
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
Como foi o primeiro show do Nightwish, segundo Tuomas Holopainen
Após revelar primeiras atrações, Bangers Open Air abre venda de ingressos; veja os preços
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O ícone do metal extremo que era professor e dava aula para crianças carentes
A banda de rock nacional que é tão boa que seria encarnação de discípulos de Beethoven
Max Cavalera escolhe os três maiores álbuns de thrash metal da história


Dave Mustaine, do Megadeth, explica por que não toca "The Conjuring"
Fotos de Infância: Evanescence
Classic Rock divulga lista das 50 maiores bandas de Rock de todos os tempos
Lindo Demais: conheça o London, o primeiro smartphone da Marshall
Fotos de Infância: Joey Jordison e Corey Taylor, do Slipknot



