Iron Maiden: banda finalmente chega a era do Hi-Res Audio 24/96
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 15 de agosto de 2015
Tal como prometido no começo do ano, o IRON MAIDEN [em modo de contagem regressiva para o lançamento de seu novo álbum, ‘The Book Of Souls’], teve todo seu catálogo remasterizado em áudio de alta resolução [24-bit no caso] para venda no site da gigante japonesa do hi-end áudio ONKYO – por enquanto apenas nas filiais japonesa e europeia da marca.
Diz o press release oficial da empreitada:
"Onkyo e a Pioneer [nota: a Pioneer vendeu sua divisão de áudio e vídeo ano passado] têm o prazer de anunciar o lançamento exclusivo, através de seu serviço de downloads de áudio em alta resolução, de dezenove álbuns do catálogo do IRON MAIDEN encodados a partir de masters com resolução em 24-bit, fornecendo aos ouvintes a música exatamente do modo que o artista e o engenheiro queriam. Esses remasters são totalmente novos, feitos em cima das fontes originais analógicas e digitais, e a próxima etapa é disponibilizar todo o catálogo do IRON MAIDEN para fãs de todo o mundo. "
Muito se comentou recentemente a respeito da qualidade duvidosa dos remasters do Iron Maiden que foram concebidos para a série ‘Mastered for iTunes’ [MfiT] da Apple. A comunidade audiófila não se empolgou com a qualidade do resultado, que remete bastante às porcarias lançadas em 1998 e que tiveram sua releitura conduzida pelo estúdio Chop’Em [ainda que nada pudesse ficar pior do que os ‘transfers’ feitos diretamente dos masters elaborados para vinil e passados para CD pelo selo inglês Castle nos anos 80].
O lado bom disso tudo é que, na maioria das vezes até agora, quando uma banda ou artista passa [ou sofre] pelo processo Mastered for iTunes, uma versão realmente pura em alta resolução é lançada por outra empresa logo em seguida. E é essa versão em alta resolução é o que você quer comprar, já que ela se destina ao mercado de audiófilos, mais antenado com questões como a Loudness War, faixa dinâmica, etc.
Ainda assim, um alerta: só um bobo acreditaria que todos esses remasters do Iron Maiden estão REALMENTE em alta resolução. Explico: muitos deles estão em formato 24-bit/44.1 kHz, e não em 24-bit/96 kHz, até porque seria pedir muito que os registros de uma banda que começou pobre ainda nos anos 70 tivessem sido conduzidos em aparelhagem que permitisse gravações desse quilate.
Contudo, o experiente e conhecido engenheiro de masterização ADE EMSLEY, lidando com uma cadeia de 24-bit, teve mais espaço para trabalhar e assim pôde maximizar a dinâmica ao máximo que ele pudesse. Curiosamente, o site da Onkyo no Reino Unido afirma que os arquivos de extensão FLAC estão em 24/96.
Para os que sempre querem o melhor, os preços se justificam: os álbuns mais baratos saem a por volta de 50 Reais para download, e os mais caros a 120.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps