Iron Maiden: banda finalmente chega a era do Hi-Res Audio 24/96
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 15 de agosto de 2015
Tal como prometido no começo do ano, o IRON MAIDEN [em modo de contagem regressiva para o lançamento de seu novo álbum, ‘The Book Of Souls’], teve todo seu catálogo remasterizado em áudio de alta resolução [24-bit no caso] para venda no site da gigante japonesa do hi-end áudio ONKYO – por enquanto apenas nas filiais japonesa e europeia da marca.
Diz o press release oficial da empreitada:
"Onkyo e a Pioneer [nota: a Pioneer vendeu sua divisão de áudio e vídeo ano passado] têm o prazer de anunciar o lançamento exclusivo, através de seu serviço de downloads de áudio em alta resolução, de dezenove álbuns do catálogo do IRON MAIDEN encodados a partir de masters com resolução em 24-bit, fornecendo aos ouvintes a música exatamente do modo que o artista e o engenheiro queriam. Esses remasters são totalmente novos, feitos em cima das fontes originais analógicas e digitais, e a próxima etapa é disponibilizar todo o catálogo do IRON MAIDEN para fãs de todo o mundo. "
Muito se comentou recentemente a respeito da qualidade duvidosa dos remasters do Iron Maiden que foram concebidos para a série ‘Mastered for iTunes’ [MfiT] da Apple. A comunidade audiófila não se empolgou com a qualidade do resultado, que remete bastante às porcarias lançadas em 1998 e que tiveram sua releitura conduzida pelo estúdio Chop’Em [ainda que nada pudesse ficar pior do que os ‘transfers’ feitos diretamente dos masters elaborados para vinil e passados para CD pelo selo inglês Castle nos anos 80].
O lado bom disso tudo é que, na maioria das vezes até agora, quando uma banda ou artista passa [ou sofre] pelo processo Mastered for iTunes, uma versão realmente pura em alta resolução é lançada por outra empresa logo em seguida. E é essa versão em alta resolução é o que você quer comprar, já que ela se destina ao mercado de audiófilos, mais antenado com questões como a Loudness War, faixa dinâmica, etc.
Ainda assim, um alerta: só um bobo acreditaria que todos esses remasters do Iron Maiden estão REALMENTE em alta resolução. Explico: muitos deles estão em formato 24-bit/44.1 kHz, e não em 24-bit/96 kHz, até porque seria pedir muito que os registros de uma banda que começou pobre ainda nos anos 70 tivessem sido conduzidos em aparelhagem que permitisse gravações desse quilate.
Contudo, o experiente e conhecido engenheiro de masterização ADE EMSLEY, lidando com uma cadeia de 24-bit, teve mais espaço para trabalhar e assim pôde maximizar a dinâmica ao máximo que ele pudesse. Curiosamente, o site da Onkyo no Reino Unido afirma que os arquivos de extensão FLAC estão em 24/96.
Para os que sempre querem o melhor, os preços se justificam: os álbuns mais baratos saem a por volta de 50 Reais para download, e os mais caros a 120.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Richie Sambora acusa Jon Bon Jovi de sabotar sua carreira solo para forçá-lo a voltar
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
A última banda de rock nacional que conseguiu influenciar crianças, segundo Jéssica Falchi
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
Motorhead: os 22 álbuns da banda, do pior para o melhor
Ave, Satan!: As dez melhores músicas sobre o Inferno
A frase esotérica deturpada por Raul Seixas que ele fez todo mundo cantar


O que Paulo Ricardo do RPM tem a ver com o primeiro disco do Iron Maiden que saiu no Brasil
Agenda mais leve do Iron Maiden permitiu a criação do Smith/Kotzen, diz Adrian Smith
Adrian Smith destaca passagens curiosas do livro "Infinite Dreams", do Iron Maiden
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
O pior álbum da carreira solo de Bruce Dickinson, segundo a Metal Hammer
Documentário "Di'Anno: Iron Maiden's Lost Singer" ganha distribuição oficial
Playlist - 100 hinos do heavy metal lançados na década de 1980
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson não curte: "Parece um saco de bosta"
O ícone do Metal que foi rejeitado no início e montou uma das maiores bandas da história



