Bob Dylan: Elogio à traição em The Cutting Edge
Por Claudinei José de Oliveira
Postado em 22 de outubro de 2015
Um dos artistas mais "pirateados" da história, desde o início da década de 1990, Bob Dylan resolveu se "auto-piratear", lançando álbuns com gravações até então não aproveitadas em seus discos oficiais. É a famigerada "Bootleg Series" que, do ano de 1991 para cá, já chega a 11 volumes lançados.
No início de novembro de 2015 será lançado "The Cutting Edge", o volume 12, abordando aquele que é considerado, por especialistas, o período áureo na trajetória artística de Mr. Zimmerman, ou seja, as gravações realizadas entre 1965 e 1966, quando foram lançados os álbuns "Bringing It All Back Home" (1965), "Highway 61 Revisited" (1965) e "Blonde On Blonde" (1966), todos ostentando, com o passar do tempo, a condição de "clássicos".
Na época, Bob Dylan abandonou a zona de conforto conquistada com seus quatro primeiros álbuns, baseados num minimalismo "folk" com letras que podiam ser interpretadas como "protesto", consideradas, inclusive por poetas renomados, exemplo de poesia, o que acabou lhe rendendo a condição de "voz de sua geração".
Contaminado pela influência do movimento musical chamado "Invasão Britânica", particularmente pela música dos Beatles, Bob Dylan abraçou a eletricidade do rock'n'roll, criando um som bastante carregado em nuances do "Blues de Chicago" como base para letras remetendo às estéticas simbolista, dadaísta e surrealista de poesia.
Tudo isso, somado ao abandono da imagem de simplicidade proletária da fase "folk" em prol de uma excentricidade "rockstar" fez Dylan ser considerado um "herege" pela puritana comunidade da música "folk" norte-americana, rendendo-lhe a alcunha de "traidor".
O fato é que, mesmo dentro da suposta simplicidade de seus primeiros álbuns, era complicado rotular o trabalho de Bob Dylan com base num maniqueísmo simplório bem contra mal.
Na adolescência, o sonho do jovem Zimmerman era se juntar à banda de Little Richard e, parafraseando o título de seu primeiro álbum com elementos rockeiros, Dylan trazia "tudo isso de volta pra casa", isto é, mostrava que o rock podia, novamente, desafiar o marasmo cultural das paradas de sucesso norte-americanas, revigorando um estilo musical que, independente da presença das bandas inglesas, havia se estagnado em solo pátrio, na virada da década de 1950 para a de 1960.
Como é comum nos volumes das "Bootleg Series", muito provavelmente aquilo que foi "descarte" na produção artística da época deve se fazer, ainda hoje, exemplo de uma arte que passa longe do comodismo.
"The Cutting Edge", assim como os outros volumes da "Bootleg Series" terá a imprescindível "Deluxe Edition" para arrancar babas e dólares dos aficionados por um artista que, até hoje, não se furta em "trair" a grandiosidade de suas conquistas em nome do desafio. Rock até o talo.
Nota:
O título "Elogio À Traição" foi roubado da peça teatral homônima escrita por Chico Buarque e Ruy Guerra na década de 1970.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
A importante lição que Steve Harris, do Iron Maiden, aprendeu com o Genesis
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
A música dos Stones que Mick tinha dificuldade de cantar: "eu não acertava muito bem as notas"
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
Wolfgang Van Halen lidera lista do Loudwire com a melhor música de rock de 2025
Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge) acredita que a IA dominará tudo em breve
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
5 canções dos Beatles que George Martin não curtia; "que diabos era aquilo?"
O álbum dos anos 2000 que impressionou James Hetfield, do Metallica
Ex-vocalista considera "nojenta" forma como foi demitido do Metal Church
O dia que Robert Plant pediu um cigarro para James LaBrie em um bar (e não ganhou)
Lars Ulrich: jucando no camarim do Guns N' Roses
O dia que Carlos Santana pediu para regravar hit do Skank e Samuel Rosa ficou em choque

O clássico do rock britânico inspirado por Bob Dylan e Frank Sinatra: "Período estranho"
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Os compositores que Bob Dylan sempre louvou ao longo de sua carreira
15 rockstars que são judeus e você talvez não sabia, segundo a Loudwire
O clássico dos Beatles cuja audição Bob Dylan comparou a "uma experiência extracorporal"
Vinil: quais são os dez discos mais valiosos do mundo?



