Journey: baterista Steve Smith retorna à banda
Por Lucas Esteves
Postado em 28 de novembro de 2015
Em um anúncio surpreendente, o JOURNEY divulgou nesta terça-feira (24) que retorna à banda o baterista STEVE SMITH, que fez parte da formação mais bem-sucedida do grupo em sua história de cerca de 40 anos.
A notícia pegou os fãs de surpresa, uma vez que o músico disse em inúmeras ocasiões que não voltaria a fazer parte do grupo sem que o clássico vocalista STEVE PERRY estivesse na formação. A última vez em que isto ocorreu foi no ano de 1996, quando foi lançado o álbum "Trial By Fire", último registro com as participações e Perry e Smith.
O anúncio de sua volta ao Journey ocorreu simultaneamente ao da nova turnê da banda, na qual será acompanhada dos DOOBIE BROTHERS, em uma celebração à importante cena de São Francisco nos anos 70. O primeiro show da parceria será no dia 30 de agosto, em Irvine, na Califórnia.
Mas se volta de Smith surpreende por um lado, certamente não por outro, se analisados os fatos. O virtuoso percussionista se manteve amigo próximo do "dono" do Journey – o guitarrista NEAL SCHON – mesmo após deixar o grupo em 1998 e tocou em dois de seus discos solo. O mais recente dele, "Vortex", de 2015, o que facilitou o convite do retorno.
Outro detalhe foi a decisão definitiva de que o baterista DEEN CASTRONOVO, que conduziu o Journey desde 2001 no retorno da banda aos palcos, está fora devido a um severo programa de reabilitação por uso de drogas e pagamento de penas após acusações de violência doméstica. No último semestre, quem segurou as baquetas foi outro virtuoso do instrumento, OMAR HAKIM, que apesar do grande talento não pareceu adequado para o posto.
História - Steve Smith entrou para o Journey no ano de 1979 em substituição ao ocupante original do posto, o lendário AINSLEY DUNBAR, que tinha problemas com o então novato cantor Steve Perry. Ele foi fundamental na moldagem do som que faria o grupo entrar para o seleto time dos grandes do rock, atingindo o ápice com os companheiros durante o álbum "Escape", de 1981.
A alegria durou apenas até o ano de 1985, quando Steve Perry, em um rompante de tirania criativa, demitiu Smith e o baixista original do grupo, Ross Valory, em busca de uma sonoridade mais dançante para "Raised On Radio". Em busca de se manter rentável como músico, mudou radicalmente de estilo, deixando o rock para se estabelecer como uma força do jazz.
Em 1995, consolidado como um grande baterista de diversos gêneros, Smith topou uma reunião do Journey com Steve Perry e gravou "Trial By Fire", indicado ao grammy de melhor álbum de rock do ano seguinte. Entretanto, o grupo não saiu em turnê devido a um problema nos quadris de Perry. O cantor deixou a banda, no que foi seguido por Smith, e se tornou recluso.
O baterista, por sua vez, se aprofundou cada vez mais no jazz e world music. Sempre perguntado por fãs e jornalistas se não aceitaria novo retorno, costumava se sair com a máxima: "não tenho interesse em participar do Journey sem a presença de Perry". Entretanto, nos últimos três anos o contato com o guitarrista Neal Schon ficou mais intenso e, aparentemente, o retorno foi inevitável.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
O clássico de 1982 do Iron Maiden que virou régua para medir as outras músicas
Iron Maiden está em seu melhor momento ao vivo, garante Adrian Smith
Nas redes sociais, Blind Guardian relembra apresentação em programa de Ronnie Von
Shows da Nervosa são cancelados por conta da saúde de Prika Amaral
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos
Produtor contesta declaração de Tony Iommi sobre último disco do Black Sabbath
Regis Tadeu detona fãs do Iron Maiden após confusão no Equador; "Estupidez"
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
A banda que Brian May gostaria de ter integrado se o Queen nunca tivesse existido
Matt Heafy revela que quase deixou o Trivium no ano passado
A banda mais subestimada de todos os tempos, na opinião de Geddy Lee, do Rush
Júnior Bass Groovador: desabafando após internauta dizer que sente nojo de suas caretas
O elemento em comum entre os nomes Metallica e Legião Urbana, segundo Humberto Gessinger


As 10 bandas de hard rock com a melhor trinca de álbuns dos anos 1980, segundo a Loudwire
Deen Castronovo passa mal durante show do Journey e é levado para o hospital
Arnel Pineda volta a "entregar o cargo" de vocalista no Journey
As bandas dos anos 1970 que abriram as portas do rock para Jack Black
As 13 músicas de rock que passaram mais de 100 semanas nas paradas britânicas
O cara fedendo a leite que criou banda lendária após Santana o demitir por ousadia



