Realejo: O iê-iê-iê nordestino da trupe Versos & Canções
Por Julie Oliveira
Postado em 21 de abril de 2016
Realejo é uma caixa musical feita artesanalmente, acionado por uma manivela, tocando até sete músicas e contendo um ou vários foles.
Inspirado nos realejos, que durante anos fizeram parte da rotina dos transeuntes de diversas praças e ruas pelo país, tirando a sorte, levando música, distribuindo sorrisos e alegrias, a trupe Versos & Canções lança seu segundo disco, intitulado Realejo.
Com 6 anos de existência, realizando diversas ações por onde passa, a trupe faz um mergulho cênico-lítero-musical e traz, em seu novo trabalho, o que durante anos fez em palco, unindo, em 7 faixas, música, teatro e poesia.
Realejo traz uma temática romântica por meio de suas baladas de estilo rock-brega, além de contar, pelas suas canções e poemas, uma quase história de amor. Tendo como centro desse enredo, Fernando (Pessoa), Clarice (Lispector) e a misteriosa Ana.
Feita as devidas homenagens, Realejo traz, em suas 7 faixas, 6 músicas de autoria de Patrick Lima (fundador e violinista), sendo 3 destas regravações ampliadas do Caixa de Entrada, primeiro disco do grupo, 2 canções inéditas, uma valsa-poema, além da citação de "Três Amores", poema de Mario Quintana.
O disco retrata em sua identidade musical o lirismo de uma sanfona alencarina, a viola cearense, o frevo que soa do sax, piano, cordas e o casamento tradicional entre bateria e baixo, além do timbre regional de uma guitarra acústica e seus efeitos, remetendo a uma paisagem sonora que nos permite, entre toda a brasilidade, os ritmos e os sentimentos, passear por um desafiador Iê-iê-iê nordestino.
Realejo é, em sua essência, um grito de amor, toda forma de amor.
Fernando, Ana e Clarice são personagens dessa radionovela.
E o final? O final é imprevisível - como tudo é imprevisível no amor.
Sobre a trupe:
Versos & Canções é um espetáculo de música e poesia. São poemas de amor, cantados e declamados com muita brasilidade, ritmo e sentimento.
Com 6 anos de existência, a trupe se destaca no cenário cearense pela proposta desafiadora e inovadora de fazer uma arte unificada, acessível e com foco em produções autorais. O mix de canções, poemas e esquetes teatrais tornam as apresentações verdadeiros espetáculos.
O grupo destaca como influências/inspirações a poética de Mario Quintana, Clarice Lispector, Fernando Pessoa e a musicalidade de Herbeth Viana, Marcelo Jeneci, O Teatro Mágico, Reginaldo Rossi, entre outros, identificando-se com os estilos ROCK / BREGA / IÊ-IÊ-IÊ.
O primeiro álbum, intitulado "Caixa de Entrada", foi lançado em 2012, tendo como principal faixa a canção "Razão de Viver". Repleto de romantismo e intervenções poéticas, o projeto reafirma a identidade do grupo na proposta do fazer músico-literário.
Ao longo da estrada, a banda já teve a honra de se apresentar no II Festival Latino-Americano das Juventudes, tendo passado pelo mesmo evento nomes como Lenine, Arnaldo Antunes, Ponto de Equilíbrio e Dorgival Dantas. Também participou da X Bienal Internacional do Livro do Ceará ao lado de grandes artistas, como Humberto Gessinger, Teatro Mágico, Zeca Baleiro e Palavra Cantada.
Em 2014, a Versos & Canções foi finalista do I Festival Cuca Soltando a Voz, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, com a canção "Razão de Viver", e do Sarau Entre Palavras, realizado pela Universidade Federal do Ceará. Em 2015, foi contemplada pelo mesmo Sarau Entre Palavras com os poemas DespertAmor, Auge do Amor e a música "A Canção Que Se Desfez", sendo os mesmos lançados em livro e, posteriormente, em CD.
Em nova fase, após um mergulho cênico-lítero-musical, a trupe lança em 2016 o disco Realejo, incluindo, em suas 7 faixas, 6 músicas de autoria de Patrick Lima (fundador e violinista), sendo 3 destas regravações ampliadas do Caixa de Entrada, primeiro disco do grupo, 2 canções inéditas, uma valsa-poema, além da citação de "Três Amores", poema de Mario Quintana.
A trupe também realiza uma série de atividades e intervenções urbanas por Fortaleza, tendo destaque para a ação Poesia de Quinta, onde há mais de 1 ano distribuem semanalmente e gratuitamente mais de cem poemas escritos à mão, balões em formato de coração e realizam pocket shows pela cidade, transformando assim, praças e avenidas em palcos de afetos e delicadezas.
Vamos esticar essa prosa?
Download Free do álbum Realejo:
https://soundcloud.com/versosecancoes/sets/realejo
A Pedidos:
Fanpage:
https://www.facebook.com/trupe.versosecancoes/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Thor da Marvel tenta tocar bateria com banda estourada de metalcore e dá ruim
A música cheia de raiva e frustração que "comprou" a casa de Phil Collins
Slash comenta o álbum setentista que marcou "o fim do rock como conhecíamos"
Bruce Dickinson explica por que não torce para nenhum time de futebol

Fotos de Infância: Bon Scott, do AC/DC
Music Radar: Os melhores álbuns de Heavy Metal de todos os tempos
Lita Ford: cantora admite suruba com Bon Jovi e Richie Sambora
Jared Leto: a reação ao se ver no papel do Coringa
Spike: os sete piores solos de guitarra



