Realejo: O iê-iê-iê nordestino da trupe Versos & Canções
Por Julie Oliveira
Postado em 21 de abril de 2016
Realejo é uma caixa musical feita artesanalmente, acionado por uma manivela, tocando até sete músicas e contendo um ou vários foles.
Inspirado nos realejos, que durante anos fizeram parte da rotina dos transeuntes de diversas praças e ruas pelo país, tirando a sorte, levando música, distribuindo sorrisos e alegrias, a trupe Versos & Canções lança seu segundo disco, intitulado Realejo.
Com 6 anos de existência, realizando diversas ações por onde passa, a trupe faz um mergulho cênico-lítero-musical e traz, em seu novo trabalho, o que durante anos fez em palco, unindo, em 7 faixas, música, teatro e poesia.
Realejo traz uma temática romântica por meio de suas baladas de estilo rock-brega, além de contar, pelas suas canções e poemas, uma quase história de amor. Tendo como centro desse enredo, Fernando (Pessoa), Clarice (Lispector) e a misteriosa Ana.
Feita as devidas homenagens, Realejo traz, em suas 7 faixas, 6 músicas de autoria de Patrick Lima (fundador e violinista), sendo 3 destas regravações ampliadas do Caixa de Entrada, primeiro disco do grupo, 2 canções inéditas, uma valsa-poema, além da citação de "Três Amores", poema de Mario Quintana.
O disco retrata em sua identidade musical o lirismo de uma sanfona alencarina, a viola cearense, o frevo que soa do sax, piano, cordas e o casamento tradicional entre bateria e baixo, além do timbre regional de uma guitarra acústica e seus efeitos, remetendo a uma paisagem sonora que nos permite, entre toda a brasilidade, os ritmos e os sentimentos, passear por um desafiador Iê-iê-iê nordestino.
Realejo é, em sua essência, um grito de amor, toda forma de amor.
Fernando, Ana e Clarice são personagens dessa radionovela.
E o final? O final é imprevisível - como tudo é imprevisível no amor.
Sobre a trupe:
Versos & Canções é um espetáculo de música e poesia. São poemas de amor, cantados e declamados com muita brasilidade, ritmo e sentimento.
Com 6 anos de existência, a trupe se destaca no cenário cearense pela proposta desafiadora e inovadora de fazer uma arte unificada, acessível e com foco em produções autorais. O mix de canções, poemas e esquetes teatrais tornam as apresentações verdadeiros espetáculos.
O grupo destaca como influências/inspirações a poética de Mario Quintana, Clarice Lispector, Fernando Pessoa e a musicalidade de Herbeth Viana, Marcelo Jeneci, O Teatro Mágico, Reginaldo Rossi, entre outros, identificando-se com os estilos ROCK / BREGA / IÊ-IÊ-IÊ.
O primeiro álbum, intitulado "Caixa de Entrada", foi lançado em 2012, tendo como principal faixa a canção "Razão de Viver". Repleto de romantismo e intervenções poéticas, o projeto reafirma a identidade do grupo na proposta do fazer músico-literário.
Ao longo da estrada, a banda já teve a honra de se apresentar no II Festival Latino-Americano das Juventudes, tendo passado pelo mesmo evento nomes como Lenine, Arnaldo Antunes, Ponto de Equilíbrio e Dorgival Dantas. Também participou da X Bienal Internacional do Livro do Ceará ao lado de grandes artistas, como Humberto Gessinger, Teatro Mágico, Zeca Baleiro e Palavra Cantada.
Em 2014, a Versos & Canções foi finalista do I Festival Cuca Soltando a Voz, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, com a canção "Razão de Viver", e do Sarau Entre Palavras, realizado pela Universidade Federal do Ceará. Em 2015, foi contemplada pelo mesmo Sarau Entre Palavras com os poemas DespertAmor, Auge do Amor e a música "A Canção Que Se Desfez", sendo os mesmos lançados em livro e, posteriormente, em CD.
Em nova fase, após um mergulho cênico-lítero-musical, a trupe lança em 2016 o disco Realejo, incluindo, em suas 7 faixas, 6 músicas de autoria de Patrick Lima (fundador e violinista), sendo 3 destas regravações ampliadas do Caixa de Entrada, primeiro disco do grupo, 2 canções inéditas, uma valsa-poema, além da citação de "Três Amores", poema de Mario Quintana.
A trupe também realiza uma série de atividades e intervenções urbanas por Fortaleza, tendo destaque para a ação Poesia de Quinta, onde há mais de 1 ano distribuem semanalmente e gratuitamente mais de cem poemas escritos à mão, balões em formato de coração e realizam pocket shows pela cidade, transformando assim, praças e avenidas em palcos de afetos e delicadezas.
Vamos esticar essa prosa?
Download Free do álbum Realejo:
https://soundcloud.com/versosecancoes/sets/realejo
A Pedidos:
Fanpage:
https://www.facebook.com/trupe.versosecancoes/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
"Esta é a banda dele"; Keith Richards revela quem era o verdadeiro líder dos Rolling Stones
O segredo do som do ABBA, que os Beatles usaram para salvar álbum que não deu certo
A homenagem do Red Hot Chili Peppers ao Guns N' Roses que causou problemas com Axl Rose

Ocultismo e Satanismo no Rock e Heavy Metal
Lista: 18 bandas de rock e metal que nunca mudaram sua formação
Suzi Quatro: a importância da linda baixista para o rock
O hit de Cazuza feito durante internação e que seria indireta para affair Ney Matogrosso
Europe: coisas sobre o Joey Tempest que quase ninguém sabe
Saiba tamanho da fortuna de John Deacon, do Queen - e quanto ele ganha sem sair de casa



