A história de "Fade to Black", clássico do Metallica
Por Lucas Pires
Fonte: Metallica All that Matters
Postado em 19 de maio de 2016
Embora boa parte de Ride The Lightning fosse pesada e transbordasse velocidade, os gritos de "esgotado" se deveram à inclusão de "Fade to Black".
No entanto, Lars previu essa reação e sinalizou o desejo, dele e do METALLICA, de, desde o início, evitar clichês. "A balada que estávamos compondo é bem diferente", argumentou. "Provavelmente alguns fãs mais pesados vão dizer ‘Que porra é essa’ e serão totalmente contra a música, simplesmente porque não entendem que é possível crescer e amadurecer. Querem que fiquemos tocando acordes abertos de mi pelos próximos três anos. Mas acho que conquistaremos um espectro mais amplo de fãs com esse material."
Ainda que seja um certo clichê dizer que mulheres tendem a preferir música mais tranquila, foi "Fade to Black" que trouxe ao METALLICA muito mais fãs mulheres do que antes. Além disso, não eram apenas fãs que se sentiam atraídas por esta atípica canção "thrash" . Era a primeira vez que fãs do metal mainstream prestavam atenção em uma banda de speed metal, Foi a primeira indicação de que o METALLICA não era meramente um grupo de thrash, e tinha um grande potencial para passar por vários gêneros.
"Fade to Black" pode ser vista como uma espécie de Power ballad ["balada pesada"], embora tenham traços de thrash. O fúnebre dedilhado acústico que ocupa maior parte da música foi em parte inspirado pelo equipamento roubado e pelo desânimo geral que os músicos sentiram na estrada. James também lamentava a perda de seu amplificador que fora dado por sua mãe pouco antes de morrer. A letra de "Fade to Black" mostrava o ponto de vista de uma pessoa prestes a cometer suicídio, e os versos representavam o bilhete de despedida, Tanto Ulrich quanto Hetfield afirmariam, mais tarde, que Ride The Lightning era, de forma geral, "a respeito da morte", dizendo a MTV que, "na época, estavam obcecados com a morte".
As entrelinhas sombrias de "Fade to Black" fizeram a banda ser acusada de promover o suicídio, embora Lars, algum tempo depois, tivesse dito que muitos fãs foram até ele agradecer por ter escrito uma música que, na verdade, evitara que tirassem suas próprias vidas.
Mas, surpreendentemente, a gravação de "Fade to Black" teve alguns momentos engraçados. Precisaram pegar emprestado um violão para a música. Em vez de simplesmente tocar uma guitarra elétrica sem distorção, a banda insistiu em usar um violão. O problema foi que eles decidiram isso às 3 da manhã. É aí que entra o dinamarquês Ken Jacobsen, que ao ser chamado pela banda durante a madrugada, chegou lá com o violão e que no disco recebe um agradecimento como "Ken ‘3 AM’ Jack"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
Stanley Simmons lança videoclipe para "Body Down"
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
Marcelo Barbosa rebate crítica sobre Angra: Alguém pagou pelo hiato?
O álbum que mudou a vida de Simone Simons (Epica)
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande


O disco dos anos 1980 que foi muito influente para Metallica e Megadeth, segundo Dave Mustaine
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Dave Mustaine diz que foi divertido regravar "Ride the Lightning", do Metallica
Metallica, Guns, Slipknot, Kiss: tombos, erros e fatos engraçados
Oh, não!: clássicos do Rock Heavy Metal e que foram "estragados" pelo tempo


