A história de "Fade to Black", clássico do Metallica
Por Lucas Pires
Fonte: Metallica All that Matters
Postado em 19 de maio de 2016
Embora boa parte de Ride The Lightning fosse pesada e transbordasse velocidade, os gritos de "esgotado" se deveram à inclusão de "Fade to Black".
No entanto, Lars previu essa reação e sinalizou o desejo, dele e do METALLICA, de, desde o início, evitar clichês. "A balada que estávamos compondo é bem diferente", argumentou. "Provavelmente alguns fãs mais pesados vão dizer ‘Que porra é essa’ e serão totalmente contra a música, simplesmente porque não entendem que é possível crescer e amadurecer. Querem que fiquemos tocando acordes abertos de mi pelos próximos três anos. Mas acho que conquistaremos um espectro mais amplo de fãs com esse material."
Ainda que seja um certo clichê dizer que mulheres tendem a preferir música mais tranquila, foi "Fade to Black" que trouxe ao METALLICA muito mais fãs mulheres do que antes. Além disso, não eram apenas fãs que se sentiam atraídas por esta atípica canção "thrash" . Era a primeira vez que fãs do metal mainstream prestavam atenção em uma banda de speed metal, Foi a primeira indicação de que o METALLICA não era meramente um grupo de thrash, e tinha um grande potencial para passar por vários gêneros.
"Fade to Black" pode ser vista como uma espécie de Power ballad ["balada pesada"], embora tenham traços de thrash. O fúnebre dedilhado acústico que ocupa maior parte da música foi em parte inspirado pelo equipamento roubado e pelo desânimo geral que os músicos sentiram na estrada. James também lamentava a perda de seu amplificador que fora dado por sua mãe pouco antes de morrer. A letra de "Fade to Black" mostrava o ponto de vista de uma pessoa prestes a cometer suicídio, e os versos representavam o bilhete de despedida, Tanto Ulrich quanto Hetfield afirmariam, mais tarde, que Ride The Lightning era, de forma geral, "a respeito da morte", dizendo a MTV que, "na época, estavam obcecados com a morte".
As entrelinhas sombrias de "Fade to Black" fizeram a banda ser acusada de promover o suicídio, embora Lars, algum tempo depois, tivesse dito que muitos fãs foram até ele agradecer por ter escrito uma música que, na verdade, evitara que tirassem suas próprias vidas.
Mas, surpreendentemente, a gravação de "Fade to Black" teve alguns momentos engraçados. Precisaram pegar emprestado um violão para a música. Em vez de simplesmente tocar uma guitarra elétrica sem distorção, a banda insistiu em usar um violão. O problema foi que eles decidiram isso às 3 da manhã. É aí que entra o dinamarquês Ken Jacobsen, que ao ser chamado pela banda durante a madrugada, chegou lá com o violão e que no disco recebe um agradecimento como "Ken ‘3 AM’ Jack"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Megadeth lança seu último disco de estúdio, que traz versão de "Ride the Lightning"
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Francis Buccholz, baixista do Scorpions em sua fase clássica, morre aos 71 anos
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Guitarrista resume a era de ouro do death metal dos anos 90 em tributo relâmpago


Dave Mustaine quer turnê Metallica + Megadeth; "isso faria tudo ficar bem"
31 discos de rock e heavy metal que completam 10 anos em 2026
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
Thrash Metal: as 10 melhores baladas de bandas do gênero
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1988


