A história de "Fade to Black", clássico do Metallica
Por Lucas Pires
Fonte: Metallica All that Matters
Postado em 19 de maio de 2016
Embora boa parte de Ride The Lightning fosse pesada e transbordasse velocidade, os gritos de "esgotado" se deveram à inclusão de "Fade to Black".
No entanto, Lars previu essa reação e sinalizou o desejo, dele e do METALLICA, de, desde o início, evitar clichês. "A balada que estávamos compondo é bem diferente", argumentou. "Provavelmente alguns fãs mais pesados vão dizer ‘Que porra é essa’ e serão totalmente contra a música, simplesmente porque não entendem que é possível crescer e amadurecer. Querem que fiquemos tocando acordes abertos de mi pelos próximos três anos. Mas acho que conquistaremos um espectro mais amplo de fãs com esse material."
Ainda que seja um certo clichê dizer que mulheres tendem a preferir música mais tranquila, foi "Fade to Black" que trouxe ao METALLICA muito mais fãs mulheres do que antes. Além disso, não eram apenas fãs que se sentiam atraídas por esta atípica canção "thrash" . Era a primeira vez que fãs do metal mainstream prestavam atenção em uma banda de speed metal, Foi a primeira indicação de que o METALLICA não era meramente um grupo de thrash, e tinha um grande potencial para passar por vários gêneros.
"Fade to Black" pode ser vista como uma espécie de Power ballad ["balada pesada"], embora tenham traços de thrash. O fúnebre dedilhado acústico que ocupa maior parte da música foi em parte inspirado pelo equipamento roubado e pelo desânimo geral que os músicos sentiram na estrada. James também lamentava a perda de seu amplificador que fora dado por sua mãe pouco antes de morrer. A letra de "Fade to Black" mostrava o ponto de vista de uma pessoa prestes a cometer suicídio, e os versos representavam o bilhete de despedida, Tanto Ulrich quanto Hetfield afirmariam, mais tarde, que Ride The Lightning era, de forma geral, "a respeito da morte", dizendo a MTV que, "na época, estavam obcecados com a morte".
As entrelinhas sombrias de "Fade to Black" fizeram a banda ser acusada de promover o suicídio, embora Lars, algum tempo depois, tivesse dito que muitos fãs foram até ele agradecer por ter escrito uma música que, na verdade, evitara que tirassem suas próprias vidas.
Mas, surpreendentemente, a gravação de "Fade to Black" teve alguns momentos engraçados. Precisaram pegar emprestado um violão para a música. Em vez de simplesmente tocar uma guitarra elétrica sem distorção, a banda insistiu em usar um violão. O problema foi que eles decidiram isso às 3 da manhã. É aí que entra o dinamarquês Ken Jacobsen, que ao ser chamado pela banda durante a madrugada, chegou lá com o violão e que no disco recebe um agradecimento como "Ken ‘3 AM’ Jack"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
O show do Guns N' Roses que foi rejeitado por Slash; "Eu me recuso a ver"
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
A opinião de Neil Peart sobre Stewart Copeland; "toca com simplicidade"
O guitarrista que, para David Gilmour, restaurou algo que estava perdido no rock
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
O hit de 1939 que Ian Anderson considera precursor do rock: "Plantou uma semente"
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
O disco ideal para começar a ouvir heavy metal, segundo o WatchMojo
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
O guitarrista que James Hetfield queria ter sido antes de criar o Metallica
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
O guitarrista que fez Kirk Hammett se sentir culpado por ter comprado guitarra muito barata
O músico que Hetfield achava ser "muito" para o Metallica; "ele jamais se juntaria a nós"
Integrante do Metallica se ajoelhou no chão ao reconhecer ex-guitarrista do Sepultura
A opinião de Dave Mustaine sobre habilidades de James Hetfield na guitarra


