A história de "Fade to Black", clássico do Metallica
Por Lucas Pires
Fonte: Metallica All that Matters
Postado em 19 de maio de 2016
Embora boa parte de Ride The Lightning fosse pesada e transbordasse velocidade, os gritos de "esgotado" se deveram à inclusão de "Fade to Black".
No entanto, Lars previu essa reação e sinalizou o desejo, dele e do METALLICA, de, desde o início, evitar clichês. "A balada que estávamos compondo é bem diferente", argumentou. "Provavelmente alguns fãs mais pesados vão dizer ‘Que porra é essa’ e serão totalmente contra a música, simplesmente porque não entendem que é possível crescer e amadurecer. Querem que fiquemos tocando acordes abertos de mi pelos próximos três anos. Mas acho que conquistaremos um espectro mais amplo de fãs com esse material."
Ainda que seja um certo clichê dizer que mulheres tendem a preferir música mais tranquila, foi "Fade to Black" que trouxe ao METALLICA muito mais fãs mulheres do que antes. Além disso, não eram apenas fãs que se sentiam atraídas por esta atípica canção "thrash" . Era a primeira vez que fãs do metal mainstream prestavam atenção em uma banda de speed metal, Foi a primeira indicação de que o METALLICA não era meramente um grupo de thrash, e tinha um grande potencial para passar por vários gêneros.
"Fade to Black" pode ser vista como uma espécie de Power ballad ["balada pesada"], embora tenham traços de thrash. O fúnebre dedilhado acústico que ocupa maior parte da música foi em parte inspirado pelo equipamento roubado e pelo desânimo geral que os músicos sentiram na estrada. James também lamentava a perda de seu amplificador que fora dado por sua mãe pouco antes de morrer. A letra de "Fade to Black" mostrava o ponto de vista de uma pessoa prestes a cometer suicídio, e os versos representavam o bilhete de despedida, Tanto Ulrich quanto Hetfield afirmariam, mais tarde, que Ride The Lightning era, de forma geral, "a respeito da morte", dizendo a MTV que, "na época, estavam obcecados com a morte".
As entrelinhas sombrias de "Fade to Black" fizeram a banda ser acusada de promover o suicídio, embora Lars, algum tempo depois, tivesse dito que muitos fãs foram até ele agradecer por ter escrito uma música que, na verdade, evitara que tirassem suas próprias vidas.
Mas, surpreendentemente, a gravação de "Fade to Black" teve alguns momentos engraçados. Precisaram pegar emprestado um violão para a música. Em vez de simplesmente tocar uma guitarra elétrica sem distorção, a banda insistiu em usar um violão. O problema foi que eles decidiram isso às 3 da manhã. É aí que entra o dinamarquês Ken Jacobsen, que ao ser chamado pela banda durante a madrugada, chegou lá com o violão e que no disco recebe um agradecimento como "Ken ‘3 AM’ Jack"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Morre aos 70 anos Rob Hirst, baterista e membro fundador do Midnight Oil
O gesto inesperado de John Myung em show do Dream Theater que rendeu alguns dólares ao baixista
O álbum que o Led Zeppelin não deveria ter lançado, de acordo com Robert Plant
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Megadeth divulga "Puppet Parade", mais uma faixa de seu novo (e último) disco
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A música do HammerFall que ajudou a seleção sueca de curling a ganhar o ouro olímpico


31 discos de rock e heavy metal que completam 10 anos em 2026
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
15 grandes discos lançados em 1996, em lista da Revolver Magazine
A opinião de Marty Friedman sobre comentários de Dave Mustaine a respeito do Metallica
O vocalista preferido de James Hetfield; "todos temos os nossos mentores"


