Kraken: falece El Titan Elkin Ramirez
Por Willba Dissidente
Fonte: El colombiano
Postado em 31 de janeiro de 2017
Domingo, 29 de janeiro de 2017, calou-se para sempre a voz de um gigante da música pesada no continente sul americano, pois faleceu o próprio Titã. Nascido na cidade de Andes, interior da Colômbia, em 26 de outubro de 1962, após terminar o ensino médio, Elkin Zapata Ramirez se tornou músico auto-didata formando o KRAKEN em 1985. Foram, ao todo, oito trabalhos lançados nesses trinta anos, indo do Heavy Metal nos primórdios ao Hard Rock progressivo; gênero no qual se estabilizou o grupo e que o mesmo reivindicava.
Dono de uma voz afinadamente aguda, Elkin não acreditava em religiões e dizia que artistas devem se colocar politicamente sobre as questões de seu tempo, tendo sido alvo de muitas lendas ao longo da carreira (como que havia feito uma cirurgia para 'blindar' as cordas vocais); que decolou com o sucesso radiofônico da balada "Vestido de Cristal", de 1989. De temas que mesclam fantasia, amor, ecologia e denúncia social, algumas músicas do KRAKEN (todas compostas em parceria por Elkin, que também assina parte da arte gráfica da discografia), são odes ao povo latino e enaltecem essa cultura oprimida e subjugada pelo imperialismo.
Inspirado em LED ZEPPELIN, DIO e na música clássica de Mozart e Wagner, Ramirez estreou como ator no papel de vilão do filme "La Ética de Cain", de 2008. Os problemas do músico começaram em Julho de 2015, quando ele operou para retirar um edema fibroso no lado esquerdo do cérebro. Seguiram-se quimioterapias e outros procedimentos semelhantes, sendo que ele não pode voltar aos palcos. O músico relatava dificuldade de mexer as partes extremas do lado direito do corpo, reclamava que seu olfato, ouvido, uma corda vocal e um olho estavam sendo afetados.
Uma das últimas fotos promocionais de Elkin Ramirez, por Mario Valência.
Na véspera de Natal de 2015, o cantor foi internado às pressas em coma. Em 29 de dezembro, ele teve alta e passou alguns dias em casa antes de ser internado outra vez, quando gravou seu último pronunciamento público: "Agradeço por me acompanharem, não nos abandonarem e entender que em momentos difíceis se conhecem as pessoas que realmente gostam de alguém. KRAKEN segue adiante, vamos com todo, amo vocês, sinto muitíssimas saudades e até breve. Nos vemos".
Música inspirada no livro "As veias abertas da América Latina", de Eduardo Galeano
Elkin Ramirez deixou um filho dramaturgo, vivia de forma modesta, e foi velado publicamente pela família e fãs na Basílica Metropolitana de Medelin. "El Titan", como era apelidado, tem recebido inúmeras homenagens de seus compatriotas colombianos, como relatado em diversos jornais locais, e também de artistas da cena Metal de outros países como THE FORCE (Paraguai), RETROSATAN, RATA BLANCA (Argentina), ARKANGEL (Venezuela) e muitos outros. Como diz uma de suas canções mais emblemáticas "se vive uma vez para ser eternamente livre".
NOTA DO AUTOR: Willba Dissidente que é fã de KRAKEN lamenta profundamente o falecimento do ídolo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps