Phelan: novo CD promete um encontro com a cultura Guarani
Por Eliana de Souza
Fonte: Assessoria Phelan
Postado em 20 de março de 2017
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Em Curitiba, cinco músicos compondo arduamente à procura de um som que mexa com a sensibilidade das pessoas. Em Quatro Barras, um povo que preserva os costumes e a cultura dos primeiros moradores do Paraná.
No encontro, a união da sonoridade pesada do heavy metal com a essência musical da nação Guarani e sua forte história. Assim se faz o novo CD da PHELAN.
"Nós conhecemos o Awaju durante o processo de composição do novo álbum. Estávamos buscando algo a mais para a banda, para enriquecer o nosso novo trabalho, e em pesquisas que estávamos fazendo, o Kevim, nosso guitarrista, conseguiu o contato dele", disse AJ Olivera, baixista da banda.
Para o novo álbum, a banda PHELAN traz uma nova experiência musical. A cultura Guarani se faz presente nas letras e na sonoridade das músicas, que contam com a participação do Mboejara (Mestre) Guarani Ñandewa Awaju Poty e seu filho Kwaray Tupanju.
Segundo Awaju Poty, há pontos de conexão entre o trabalho que a PHELAN está fazendo e todo o trabalho que há na cultura Guarani. "Phelan é lobo (em um dialeto celta), e ao mesmo tempo nós temos o Guará, que é um animal sagrado, então aí já houve um sincronismo. O rock, o heavy metal, tem um aspecto tribal, uma rítmica muito forte de terra. Isso também, na música, é uma sincronicidade conosco. As diferenças, que podem acontecer em forma, língua ou linguagem, na verdade trazem um enriquecimento para o que a gente faz. Eu creio que também traz enriquecimento para a Phelan, na medida em que expande conhecimento para ambos. Eu creio que essa parceria pode trazer algo diferente, mas que tem um fundamento arquetípico comum. Há algo lá nas raízes que é igual para ambos. Uma busca semelhante", afirmou Poty.
No novo álbum da PHELAN, Awaju Poty e Kwaray Tupanju irão trazer elementos acústicos: a harpa Guarani, percussão e flautas, além de colaborar com os cantos em Guarani presentes em algumas músicas. "Nós vamos ter que fazer a adequação dos instrumentos elétricos com os instrumentos acústicos. Porém, não podemos esquecer que mesmo nos instrumentos elétricos, a geração do som é acústica. Então não há nenhum choque", explicou Poty.
Para a PHELAN, o terceiro álbum é o reflexo do amadurecimento profissional e experiência que os 14 anos de carreira proporcionam. "Estamos sempre buscando aprimorar nossas técnicas e expandir nosso conhecimento musical. Essa experiência com o Awaju, nos proporcionando conhecer a cultura Guarani, possibilitou uma abordagem diferenciada no processo de composição, inserindo elementos, ritmos e instrumentos que nunca havíamos utilizado. Além da sonoridade, as letras também buscam explorar a temática, história e cultura Guarani. Por meio de pesquisas e conversas ao redor da fogueira, aprendemos muito e queremos compartilhar esse conhecimento através da nossa música", destacou o guitarrista Tiago Rada.
De acordo com o mestre Guarani, a participação nesse projeto possibilita sair do âmbito de tekowa (aldeia) e expandir essa ideia, levando para fora a cultura Guarani. "Essa é a grande contribuição que eu penso que a PHELAN pode trazer. De vestir essa camisa e colocar essas coisas que estão acontecendo e que aconteceram (com o povo Guarani). A cultura Guarani sempre foi revolucionária dentro do processo ocidental, por toda sua ideologia de coletivismo, de não exploração, de preservação da natureza, e eu penso que a Phelan também pensa dessa forma. Então houve um encontro", ressaltou Poty.
Nesse novo trabalho, a banda PHELAN se propõe a resgatar parte da história do Paraná, lembrar a saga de um povo que precisou abandonar o seu país, a "República del Guayra" assimilada como quinta comarca de São Paulo, e só mais tarde, integrada ao Brasil com o nome de Paraná. História bem pouco conhecida. Hoje o povo guarani é uma minoria rarefeita entre as nações do cone sul da América, mas sua presença é intensa nos costumes e hábitos alimentares, tendo deixado de herança a sua cultura e os nomes para muitos municípios e acidentes geográficos do Estado.
Para acompanhar as novidades sobre shows, gravação e lançamento do novo álbum da PHELAN, acesse a página da banda em facebook.com/phelanmetal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
A banda que fez Phil Collins perceber que o tempo do Genesis havia passado
A música que Dave Grohl disse ser a essência do Nirvana, diferente de hits como "Smells"
A "Hora da Ave Maria": o método de Cazuza para manter a disciplina no trabalho
Os maiores artistas da música brasileira, segundo Regis Tadeu (um deles resvala no rock)
O erro das bandas de rock brasileiras dos anos 60 e 70 que causou uma década de atraso


Black Sabbath: a polêmica capa do polêmico Born Again
VH1: os 100 melhores álbuns de rock segundo a emissora
A música que foi escrita para "preencher espaço" e se tornou um dos maiores hinos do Metal
Hollywood Vampires: Matt Sorum saiu da banda porque não aparecia nem nas fotos
O clássico do Journey que é "presente de Deus" e foi escrito em meia hora
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



