Phelan: novo CD promete um encontro com a cultura Guarani
Por Eliana de Souza
Fonte: Assessoria Phelan
Postado em 20 de março de 2017
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Em Curitiba, cinco músicos compondo arduamente à procura de um som que mexa com a sensibilidade das pessoas. Em Quatro Barras, um povo que preserva os costumes e a cultura dos primeiros moradores do Paraná.
No encontro, a união da sonoridade pesada do heavy metal com a essência musical da nação Guarani e sua forte história. Assim se faz o novo CD da PHELAN.
"Nós conhecemos o Awaju durante o processo de composição do novo álbum. Estávamos buscando algo a mais para a banda, para enriquecer o nosso novo trabalho, e em pesquisas que estávamos fazendo, o Kevim, nosso guitarrista, conseguiu o contato dele", disse AJ Olivera, baixista da banda.
Para o novo álbum, a banda PHELAN traz uma nova experiência musical. A cultura Guarani se faz presente nas letras e na sonoridade das músicas, que contam com a participação do Mboejara (Mestre) Guarani Ñandewa Awaju Poty e seu filho Kwaray Tupanju.
Segundo Awaju Poty, há pontos de conexão entre o trabalho que a PHELAN está fazendo e todo o trabalho que há na cultura Guarani. "Phelan é lobo (em um dialeto celta), e ao mesmo tempo nós temos o Guará, que é um animal sagrado, então aí já houve um sincronismo. O rock, o heavy metal, tem um aspecto tribal, uma rítmica muito forte de terra. Isso também, na música, é uma sincronicidade conosco. As diferenças, que podem acontecer em forma, língua ou linguagem, na verdade trazem um enriquecimento para o que a gente faz. Eu creio que também traz enriquecimento para a Phelan, na medida em que expande conhecimento para ambos. Eu creio que essa parceria pode trazer algo diferente, mas que tem um fundamento arquetípico comum. Há algo lá nas raízes que é igual para ambos. Uma busca semelhante", afirmou Poty.
No novo álbum da PHELAN, Awaju Poty e Kwaray Tupanju irão trazer elementos acústicos: a harpa Guarani, percussão e flautas, além de colaborar com os cantos em Guarani presentes em algumas músicas. "Nós vamos ter que fazer a adequação dos instrumentos elétricos com os instrumentos acústicos. Porém, não podemos esquecer que mesmo nos instrumentos elétricos, a geração do som é acústica. Então não há nenhum choque", explicou Poty.
Para a PHELAN, o terceiro álbum é o reflexo do amadurecimento profissional e experiência que os 14 anos de carreira proporcionam. "Estamos sempre buscando aprimorar nossas técnicas e expandir nosso conhecimento musical. Essa experiência com o Awaju, nos proporcionando conhecer a cultura Guarani, possibilitou uma abordagem diferenciada no processo de composição, inserindo elementos, ritmos e instrumentos que nunca havíamos utilizado. Além da sonoridade, as letras também buscam explorar a temática, história e cultura Guarani. Por meio de pesquisas e conversas ao redor da fogueira, aprendemos muito e queremos compartilhar esse conhecimento através da nossa música", destacou o guitarrista Tiago Rada.
De acordo com o mestre Guarani, a participação nesse projeto possibilita sair do âmbito de tekowa (aldeia) e expandir essa ideia, levando para fora a cultura Guarani. "Essa é a grande contribuição que eu penso que a PHELAN pode trazer. De vestir essa camisa e colocar essas coisas que estão acontecendo e que aconteceram (com o povo Guarani). A cultura Guarani sempre foi revolucionária dentro do processo ocidental, por toda sua ideologia de coletivismo, de não exploração, de preservação da natureza, e eu penso que a Phelan também pensa dessa forma. Então houve um encontro", ressaltou Poty.
Nesse novo trabalho, a banda PHELAN se propõe a resgatar parte da história do Paraná, lembrar a saga de um povo que precisou abandonar o seu país, a "República del Guayra" assimilada como quinta comarca de São Paulo, e só mais tarde, integrada ao Brasil com o nome de Paraná. História bem pouco conhecida. Hoje o povo guarani é uma minoria rarefeita entre as nações do cone sul da América, mas sua presença é intensa nos costumes e hábitos alimentares, tendo deixado de herança a sua cultura e os nomes para muitos municípios e acidentes geográficos do Estado.
Para acompanhar as novidades sobre shows, gravação e lançamento do novo álbum da PHELAN, acesse a página da banda em facebook.com/phelanmetal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Tobias Forge explica ausência da América do Sul na atual tour do Ghost
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
Por que a voz de Bruce Dickinson irrita o jornalista Sérgio Martins, segundo ele mesmo
Angela Gossow afirma que cogitou retornar ao Arch Enemy
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Morre Thomas Hackmann, que gravou vocais de apoio em discos do Blind Guardian
Os 5 álbuns que podem fazer você crescer como ser humano, segundo Regis Tadeu
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Roger Waters relembra o lema marxista que norteou o Pink Floyd no "The Dark Side of the Moon"
A música "perfeita" e "irretocável" de Pit Passarell que fez sucesso com o Capital Inicial
Top 6: Reggaes feitos por roqueiros



Fotos de Infância: Joey Jordison e Corey Taylor, do Slipknot
O Pestinha: o que o ator mirim do filme tem a ver com rock?
50 a menos: Cientistas descobrem que o Número da Besta é 616
Fama: 5 bandas que são grandes no exterior e nem tanto no Brasil
Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, diz não haver muito diálogo na banda
Emos: 23 músicas que já estiveram na sua playlist



